Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Guterres bate tudo e todos, República voltou mas partiu 'velho capitão'

O mês de outubro chegou, fez regressar mais um feriado (e calor) e ‘deu a conhecer’ os eleitos deste ano para os vários Nobel. Mas a notícia da semana seria a confirmação (sem ‘negas’) do português António Guterres para o cargo de secretário-geral da ONU. A República voltou a ser festejada com pompa e circunstância, assim como, na véspera, o novo museu em Belém. Mais de 60 mil pessoas já lá foram. E, antes da seleção entrar em campo rumo ao Mundial2018, chorou-se a morte do ‘velho capitão’.

Guterres bate tudo e todos, República voltou mas partiu 'velho capitão'
Notícias ao Minuto

08:55 - 08/10/16 por Ana Lemos

País Assim foi...

A agenda da semana previa-se farta mas tudo correu (até ver) como esperado. O grande dia chegou, depois de a Implantação da República voltar a ser celebrada nos Paços do Concelho, com a presença do Presidente Marcelo, do primeiro-ministro, do Presidente da Assembleia e do autarca Fernando Medina.

Ao final da tarde, do dia 5 de Outubro, que voltou a ser feriado nacional, António Guterres vencia a sexta e última votação informal, com 13 votos de "encorajamento", dois "sem opinião" e nenhum de "desencorajamento" por parte dos 15 membros do Conselho de Segurança

Relegada para os últimos lugares, com oito ‘negas’, a búlgara Kristalina Georgieva felicitou o português, ‘arrumou a viola no saco’ e regressou, no dia seguinte, à Comissão Europeia. Enquanto isso, chegava a unânime aclamação, anunciada (ironia do destino – ou não) pelo embaixador russo Vitaly Churkin. Mais tarde, o tão aguardado discurso do novo secretário-geral da ONU a partir do Palácio das Necessidades. Em quatro idiomas, Guterres revelou-se “grato” e “humilde”. As reações não se fizeram esperar, com o Presidente Marcelo a falar “num momento histórico”, Ban-Ki-Moon a referir-se a “uma excelente escolha” e a Alemanha a prometer-lhe todo o apoio. Mas houve quem se opusesse.

Na véspera foi inaugurado o já famoso MAAT. Mais de 60 mil pessoas já visitaram o novo museu. As filas eram de perder de vista, ao ponto de, por segurança, a passagem aérea em Belém ter de ser fechada. A ser investigada está a alegada fraude no IEFP, bem como o caso dos oito detidos que se fizeram passar por agentes da Judiciária. E por falar em emprego, o bastonário dos médicos veterinários alertou para uma dificuldade que os mais novos vão encontrar. Será que por este método de ensino alternativo, que o Notícias ao Minuto deu a conhecer esta semana, o destino dos pequenos aprendizes será outro?

Ainda por cá, tornou-se oficial a visita do Papa a Fátima no próximo ano, demos as boas-vindas ao golfinho que nasceu no Zoo de Lisboa, ficámos a conhecer os vestidos de noiva do Benfica (sim, leu bem), um mapa mundo que altera ideias preconcebidas, e o novo fenómeno da internet de seu nome Marial Leal.

Se a eleição de Guterres dominou a atualidade nacional e internacional, o mesmo se poderá dizer da atribuição dos Nobel. Da Medicina à Física, passando pela Química e acabando na Paz, se uns agradaram, outros nem tanto. Chocante foi a agressão, em Estrasburgo, a um eurodeputado do UKIP. Tudo indica que terão sido colegas de partido a agredi-lo.

E porque as eleições nos EUA estão a chegar, este domingo realiza-se o segundo debate entre Trump e Hillary. Se ele e as suas múltiplas caretas continuam a dar que falar, que o diga o vocalista dos U2, ela se fossem os portugueses a escolher vencia por larga margem. E Obama já viu como envelheceu nos últimos anos? Ainda do outro lado do Atlântico, chegam novas informações sobre acidente numa estação em Nova Jérsia e notícias sobre as centenas de vítimas que o furacão Matthew provocou.

Completo um ano desde as legislativas, Passos atirou: parece que “nos saiu o totoloto”, tal é o rol de alegadas ‘boas notícias’, e garantiu que manter-se-á líder do PSD. ‘Em resposta’, Catarina Martins acusou a “elite” de ficar “muito incomodada” com a intenção de aplicar mais justiça fiscal. A verdade é que a austeridade pode estar a caminho. À margem deste balanço, o nome de Correia de Campos para o CES uniu PS e PSD. O mesmo não se poderá dizer sobre o sigilo bancário e o perdão fiscal, que esclarece o Governo não é um perdão. E para que dúvidas não persistam, Costa entrou em campo. No terreno estão todos rumo às eleições no Açores, enquanto o CDS via chumbada a sua proposta para o sistema educativo.

A marcar a semana, e não menos importante, estiveram as sanções, com um segundo resgate a pairar, assim como o aumento das pensões. Nada está definido, aguardemos pelo Orçamento do Estado, mas o que aos dados do desemprego diz respeito as últimas notícias não são as melhores, assim como as recentes previsões da UTAO. Mas o Presidente está confiante.

O FMI voltou a ‘dar o ar da sua graça’, a par da agência DBRS e do (mais otimista) Banco de Portugal. A possibilidade de um novo imposto assustou o setor vinícola e, por falar em impostos, prepare-se para um dos maiores aumentos do ano nos combustíveis. Já agora, não se esqueça, segunda-feira há marcha de protesto dos táxis.

Antes de Cristiano Ronaldo visitar Lisboa e deixar Setúbal ao rubro, o Benfica assegurava a liderança da I Liga e o Sporting tentava reerguer-se, enquanto fora das quatro linhas fazia novas (e polémicas) denúncias e atacava rivais. Surpreendentes foram as declarações da judoca Telma Monteiro.

A morte de Mário Wilson deixou o país de luto. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi uma das muitas personalidades que fez questão de prestar ao ‘velho capitão’ a merecida homenagem. E, apesar de os franceses teimarem em não esquecer a derrota no Euro2016, a seleção nacional está focada no Mundial2018. E ontem frente a Andorra levou a melhor, com Ronaldo a fazer história. Agora venham de lá as Ilhas Faroé.

No ‘mundo cor-de-rosa’, a famosa socialite Kim Kardashian foi assaltada em Paris. Os ladrões, que se disfarçaram de polícias, amarraram-na a uma banheira e roubaram-lhe mais de 11 milhões de dólares (cerca de 10 milhões de euros) em joias, entre as quais um anel prenda do marido Kanye. O divórcio do casal Pitt e Jolie mantém-se na ordem do dia.

A título de curiosidade, sabia que, afinal, a laranja à noite não mata? Pelo contrário, faz bem. E que há sete coisas (muito) sujas em que toca todos os dias? Ainda assim, relaxe e aproveite as temperaturas altas previstas para o fim de semana. Até porque, sabia que a esperança de vida aumentou desde 1980?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório