Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Governo abre a porta a mais mil milhões de euros em austeridade

Declarações do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças deixam antever um ajustamento económico mais complicado no próximo ano. Para cumprir o objetivo proposto, o Estado poderá ter de voltar à estratégia de austeridade.

Governo abre a porta a mais mil milhões de euros em austeridade
Notícias ao Minuto

09:54 - 07/10/16 por Bruno Mourão

Economia Entrevista

As duras regras europeias deverão mesmo obrigar Portugal a fazer um novo esforço para reduzir as despesas públicas com uma receita tão bem conhecida: a austeridade. 

O Governo tinha avançado a hipótese de fazer um ajustamento estrutural de apenas 0,4% no próximo ano, mas o aparente deslize no crescimento e défice deste ano poderá obrigar a um recuo na estratégia ambiciosa e trazer de volta os cortes de despesa. 

Em entrevista telefónica à Reuters, o Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças reconheceu que o cumprimento da meta orçamental do próximo ano implicará "um controlo muito forte dos gastos do Estado e das companhias públicas", deixando a porta aberta para mais austeridade. 

"Para cumprir os nossos compromissos europeus, temos de assegurar um ajustamento estrutural de 0,5% ou 0,6% em 2017, algo que iremos fazer e que implicará um défice orçamental ligeiramente inferior a 2%", assegura Mourinho Félix. Os dois pontos percentuais extra de ajustamento significam cerca de mil milhões de euros extra de cortes ou aumentos de impostos, que poderão ser anunciados antes da apresentação do Orçamento do Estado para o próximo ano. 

"Estou confiante que este orçamento deixará as agências de rating, não só a DBRS, confortáveis com os ratings atuais. No próximo ano, com a economia a ganhar força, podemos falar sobre rever os ratings, mas em alta."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório