Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Diplomacia lusa elogiada no El Pais: Quando "o tamanho não importa"

António Guterres vai ser o próximo secretário-geral da ONU.

Diplomacia lusa elogiada no El Pais: Quando "o tamanho não importa"
Notícias ao Minuto

18:48 - 07/10/16 por Pedro Filipe Pina

País Imprensa

O ex-primeiro-ministro português vai ser o próximo secretário-geral da ONU. O assunto foi notícia em todo o mundo mas o jornal espanhol El Pais não se ficou apenas por Guterres: reserva mesmo elogios à diplomacia lusa.

“A eleição de António Guterres é um triunfo do seu empenho pessoal, mas também é um triunfo da diplomacia portuguesa e inclusive um triunfo da carreira diplomática em geral, como atividade profissional”, escreve o El Pais.

O diário espanhol vai mais longe e lembra não só a nomeação de Guterres mas também a de um outro ex-primeiro-ministro português.

“Num intervalo de dois anos, os portugueses chegaram à direção da União Europeia [em referência a Durão Barroso, comissário europeu entre 2004 e 2014] e à direção das Nações Unidas”, pode ler-se.

O El Pais diz mesmo que a situação é “incompreensível se se mede o tamanho do país, de apenas dez milhões de habitantes. Mas o tamanho não importa”.

O jornal espanhol realça ainda que entre Durão Barroso e António Guterres haverá, como característica, a mesma “aversão ao confronto”. Mas elogia também o facto de a carreira diplomática, por padrão, não estar tão sujeita a alterações políticas, à imagem do que por vezes se verifica noutros países.

Lembrando a troca de governo PSD/CDS pelo executivo PS, há cerca de dez meses, o El Pais refere que “as embaixadas portuguesas são dirigidas – sem exceção – por profissionais da carreira [diplomática], e estes não mudam em função da cor do Governo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório