Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Em Portugal, Hillary Clinton venceria com 85% dos votos

Se os portugueses pudessem votar nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, a candidata democrata Hillary Clinton venceria de forma destacada com 85% dos votos, contra os 5% registados pelo rival republicano Donald Trump, indica um estudo hoje divulgado.

Em Portugal, Hillary Clinton venceria com 85% dos votos
Notícias ao Minuto

18:46 - 06/10/16 por Lusa

País Estudo

Estes dados figuram numa sondagem realizada pela Win Gallup International (rede internacional da qual a empresa portuguesa Marktest é associada) em 45 países, incluindo em Portugal e nos Estados Unidos.

"Imagine que poderia votar nas eleições para a escolha do Presidente Americano, em quem votaria?" foi uma das várias questões colocadas aos inquiridos.

"Portugal foi o país que deu maior vantagem a Hillary Clinton sobre Donald Trump, no conjunto dos 45 países inquiridos. Na sondagem conduzida pela Marktest, 85% dos portugueses votariam Clinton, 5% Trump e 10% não sabem ou não responde à questão", referiu a empresa portuguesa de market research e medição de audiências de media.

Em termos globais, 59% dos inquiridos votariam em Hillary Clinton para ser a nova hóspede da Casa Branca, 25% em Donald Trump, enquanto 16% não sabe ou não responde à questão.

A ex-secretária de Estado norte-americana venceria destacadamente na generalidade dos países envolvidos no estudo. A exceção seria a Palestina e a Rússia, onde Donald Trump sairia vencedor, com 40% e 33% de intenções de voto, respetivamente.

Nos Estados Unidos, os cidadãos que serão efetivamente chamados às urnas são os que se mostram mais indecisos.

"Embora Hillary Clinton tenha vantagem sobre Donald Trump, a diferença entre ambos é a mais pequena no conjunto dos países onde esta sondagem foi realizada. Nos Estados Unidos, 48% votaria Clinton, 41% Trump e 11% não sabe ou não responde", indicou a Marktest.

Quando questionados qual é o impacto da escolha do Presidente norte-americano nos respetivos países, 20% dos portugueses respondeu que o impacto é muito elevado e 60% elevado. Cerca de 15% respondeu que o impacto é reduzido, e apenas 1% afirmou que não há impacto.

Na análise do peso da influência americana nos interesses económicos mundiais, 30% dos portugueses consideraram que os interesses económicos americanos devem ser prioritários para o próximo Presidente americano e 61% afirmaram que a prioridade deve ser dada de igual forma aos interesses da população do mundo e dos americanos.

Este estudo foi realizado entre agosto e setembro, junto de uma amostra de 44.194 entrevistados, residentes em 45 países de todas as regiões do mundo.

Em Portugal, a Marktest foi a responsável pela recolha de informação, que consistiu num estudo 'online' junto de uma amostra de 516 indivíduos com 18 e mais anos.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão marcadas para 08 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório