Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Portugal com mais 35 mortos; Evitar "catástrofe" nas prisões

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal com mais 35 mortos; Evitar "catástrofe" nas prisões
Notícias ao Minuto

08:40 - 08/04/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

O números de vítimas da Covid-19 continua a deixar o mundo preocupado. Se em Portugal se acredita que o pico do vírus já possa ter passado, certo é que o número de mortos de países como o Reino Unido ou os Estados Unidos não nos permitem ficar descansados.

Esta noite, e após 16 horas, o Eurogrupo pôs termo a uma reunião sem consenso para um compromisso político sobre a resposta económica da Europa à crise provocada pela pandemia da covid-19. O acordo esteve "perto", mas Mário Centeno acabou por adiar a reunião para quinta-feira.

Por cá, reúnem-se hoje com Costa os partidos com assento parlamentar sobre a reabertura dos estabelecimentos de ensino, que encerraram em 16 de março por causa da pandemia.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

Continue a acompanhar connosco as atualizações futuras aqui.

14h25 - Francisco Rodrigues dos Santos fala aos jornalistas. Sobre as escolas, o líder do CDS disse ser "necessário procurar um sistema homogéneo, que evite injustiças relativas". Estando "no horizonte a recanalização do ano letivo", o centrista indicou ser premente a marcação de "novas datas para realização das provas".

Sobre a posição do CDS neste tema: "Procuraremos contribuir com propostas que possam dar algum conforto, alguma segurança e previsibilidade aos alunos e às suas famílias", disse, sublinhando, no caso do ensino online, ser necessário garantir que "todas as família têm suportes eletrónicos para poderem acompanhar o ensino das matérias".

Francisco Rodrigues dos Santos enumerou, ainda, algumas medidas que entende ser urgente rever, como a proibição do corte de água e luz durante a emergência (por falta de pagamento), o afinamento as tabelas de retenção na fonte, ou, no caso dos profissionais liberais, a atribuição de uma prestação social extraordinária.

14h20 - Europa sobre as máscarasCentro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) emitiu um novo comunicado onde muda a sua posição sobre as recomendações para o uso de máscaras. Até agora eram recomendadas apenas a profissionais de saúde e pessoas com sintomas. Agora, perante as evidências de que as pessoas assintomáticas também podem transmitir o vírus, reconhecem que podem ser úteis para toda a população.

14h13 - Números do Irão. As autoridades iranianas anunciaram, nesta quarta-feira, mais 121 mortes, decorrentes das últimas 24 horas, devido ao surto do novo coronavírus, elevando o número oficial de óbitos para 3.993, de longe o país afetado no Médio Oriente.

14h12 - Impacto na hotelaria. As perdas das receitas turísticas em Portugal deverão atingir os 1,28 a 1,44 mil milhões de euros entre 1 de março e 30 de junho, segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) hoje apresentado.

14h09 - Está a trabalhar? Faça um intervalo, para 30 segundos de tranquilidade.

14h02 - Cinemas com queda brutal. Os cinemas portugueses tiveram em março uma quebra de mais de 75% em número de espetadores e em receitas, comparando com março de 2019, por causa da pandemia da Covid-19, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

14h00 - Paciente português com mais de 100 anos é destaque no Reino Unido. Luciano Marques da Silva curou-se no São João. No dia do seu aniversário recebeu a boa nova e... a sua história chegou a terras de sua majestade.

13h57 - Zoom, aplicação muito usada durante a pandemia, processada. A empresa responsável pela app de video conferência Zoom, a Zoom Video Communications Inc., está a ser formalmente processada por um dos seus acionistas por ter, alegadamente, escondido as vulnerabilidades de segurança do serviço de videoconferência.

13h55 - Novas medidas em Lombardia, região mais afetada de Itália. A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, a fim de limitar a multidão nas lojas e lutar contra a pandemia.

13h54 - A Etiópia declarou hoje o estado de emergência contra o novo coronavírus, que afetou oficialmente 55 pessoas e fez dois mortos no país.

13h52 - Comissão Europeia recua no alívio de restrições. Depois dos alertas hoje feitos pela OMS, a Comissão Europeia recuou na sua intenção de apresentar hoje orientações para o progressivo levantamento das restrições implementadas pelos Estados-membros para tentar travar a propagação do novo coronavírus, admitindo que se trata de "uma questão muito delicada".

13h49 - Entretanto, Cristiano Ronaldo e Georgina continuam a mostrar o que fazer em tempos de quarentena. Importa recordar que ambos encontram-se isolados na Madeira juntamente com o restante clã Aveiro. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) a 8 de Abr, 2020 às 4:25 PDT

13h45 - Libertação de reclusos. A ministra da Justiça avançou hoje que 1.700 a 2.000 presos deverão beneficiar das medidas propostas para o sistema prisional, no âmbito do combate à covid-19, ficando de fora quem cometeu crimes perigosos.

13h39 - O perigo das fake news. Mais de 700 pessoas morreram devido ao consumo de álcool adulterado no Irão em menos de dois meses, por se acreditar no benefício do álcool contra o novo coronavírus, segundo um comunicado das autoridades iranianas hoje divulgado.

De acordo com a nota, "a ignorância de alguns compatriotas sobre a maneira correta de usar compostos alcoólicos e a disseminação de notícias falsas nas redes sociais", que apontavam para os benefícios do álcool contra o novo coronavírus, são algumas das razões para esse "aumento significativo".

13h37 - Bruce Aylward, sub-diretor geral da OMS, elogia trabalho feito em Espanha depois de uma missão no país. "O que vi em Espanha foi realmente heróico. O trabalho que estão a fazer é muito inspirador", disse, numa conferência de imprensa, esta manhã.

Hans Klugediretor regional da OMS para a Europa, falou na mesma conferência, explicando, porém, que "esta não é altura de relaxar medidas, mas de dobrar ou triplicar o esforço coletivo".

13h24 - A pandemia da covid-19 matou quase 83 mil pessoas em todo o mundo desde que a doença surgiu em dezembro e mais de 1,4 milhões estão infetados, segundo um balanço da AFP.

13h12 - Aeronaves do Aeroclube de Torres Vedras vão sobrevoar o concelho entre quinta-feira e segunda-feira com alertas sonoros à população para ficar em casa, e recolher imagens de eventuais concentrações de cidadãos.

13h08 - Amara do Porto vai manter pelo menos até 17 de abril, dia em que cessa a renovação do estado de emergência, as medidas restritivas adotadas no combate à disseminação do novo coronavírus.

13h00 - Já teve início a conferência de imprensa sobre a evolução dos dados de Covid-19 em Portugal, no Ministério da Saúde.

António Lacerda Sales, secretário de estado da Saúde, reforçou a necessidade “não podermos perder de vista” os nossos objetivos, defendendo uma “resposta firme e determinada” independentemente das oscilações da curva epidemiológica de Portugal.

Já sobre a possibilidade de Portugal já ter passado o pico epidemiológico, Graças Freitas, diretora da Direção Geral de Saúde, explicou a curva epidemiológica "é feita com dados reais" e há outra, a projetada, que é elaborada com base no futuro. "É do conjunto destas curvas, real e projetada, que os cientistas e académicos fazem uma estimativa do pico".  Perante os últimos dados, reconheceu, Portugal pode estar já numa zona de "planalto" mas deixou um aviso: este vírus não é como uma gripe. 

Portugal tem assistido a uma "estabilidade nas curvas - real e projetada -, o que indica que poderemos estar ou não em planalto. Não sabemos, teremos de esperar mais uns dias", afirmou, acrescentando depois: "Com este novo vírus, se abrandarmos as medidas, pode haver um segundo pico. Temos que olhar estes dados com muita cautela, precaução, e saber que se abrandarmos as medidas de estabilidade da curva esta pode voltar a subir".

Acompanhe aqui.

12h58 - Portugal regista, esta quarta-feira, um total de 380 mortos por Covid-19. Significa isto que nas últimas 24 horas, registaram-se mais 35 mortos. Há mais 699 casos de pessoas infetadas, o que perfaz um total de 13.141. Já o número de casos recuperados aumentou para 196 [mais 12 que ontem]. Veja estes dados com maior pormenor AQUI.

12h40 - Comissão Europeia anunciou hoje que vai disponibilizar 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento (FEI), para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer na Europa, visando aumentar a "soberania europeia".

12h36 - Rui Rio reforçou, no Parlamento, a sua opinião sobre as medidas para o sistema prisional português defendendo que está de acordo que se soltem alguns reclusos mas "não pela liberdade mas [sim] pela prisão domiciliária". "As coisas têm que ter um nexo de causalidade", afirmou, referindo que se vão ser libertados por causa do vírus, então deve libertar-se apenas reclusos com mais de 60 anos ou que apresentem outras patologias. O líder do PSD lembrou que estes reclusos terão sido condenados a uma pena de prisão e não à morte, pelo que todos os que possam correr risco de vida com a Covid-19 serão aqueles que devem poder sair das prisões. 

12h34 - Após o encontro com António Costa, o PEV diz que a sua maior preocupação é manter "a igualdade e universalidade do ensino". O partido diz ter dúvidas "sobre o leccionar novos conteúdos através de métodos como internet ou TV" e terá sido essa preocupação que apresentou ao primeiro-ministro.

12h25 - O Grupo de Transplantados do Hospital Curry Cabral (GTHCC) enviou hoje um apelo ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, entre outras entidades, pela manutenção dos serviços da unidade hospitalar de Lisboa reiterando que correm "risco de vida". 

Em comunicado, o grupo diz estar "perfeitamente consciente" e agradecido pelo "esforço extraordinário" e a capacidade de adaptação e reorganização a que o Serviço Nacional de Saúde está sujeito por causa da pandemia causada pelo SARS-coV-2/COVID-19, mas "acredita ser imperativo" manter o acompanhamento e tratamento dos demais doentes.

12h19 - A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) recomenda aos passageiros com "obrigatoriedade" de deslocações entre concelhos entre quinta e segunda-feira que tenham "documentos justificativos" para as viagens, como previsto no estado de emergência.

12h17 - O centro de rastreio em regime de 'Drive Thru' instalado em Viana do Castelo efetuou, desde 30 de março e até hoje, 531 testes de despiste da covid-19.

12h05 - A mara de Mora (Évora) está a contactar com a população idosa do concelho para identificar possíveis carências de segurança e bem-estar, no sentido de prestar apoio, na sequência da pandemia de covid-19.

11h58 - André Ventura reuniu-se, esta quarta-feira, com o primeiro-ministro e à saída do encontro o líder Chega "congratulou-se" com o facto de este não ser o momento da reabertura das escolas porque "é importante que as famílias e as pessoas sintam que o Estado de Emergência se mantém e as medidas de controlo têm de estar em todos os níveis, nomeadamente no sistema educativo".

11h55 - A Globalvia, empresa concessionária da autoestrada A23, está a isentar de pagamento de portagens os profissionais cuja atividade esteja diretamente relacionada com o combate à pandemia da covid-19 e particulares em cumprimentos de deveres profissionais.

11h51 - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou hoje a suspensão de uma ministra do seu Governo por ter participado numa festa em casa de amigos, violando as medidas de contenção da pandemia decretadas no país.

11h48 - O ministro das Finanças alemão afirmou que o Eurogrupo já "quase" chegou a acordo sobre a resposta económica à crise provocada pela pandemia covid-19, faltando a necessária unanimidade, que acredita ser possível alcançar na quinta-feira.

11h45 - O setor do turismo será um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19 em Portugal. De acordo com o INE, uma quebra de 25% no turismo significa uma contração de 2,9% ao PIB num ano. Esta simulação antecipa aquele que pode ser o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia portuguesa, considerando só o efeito do setor do turismo. Significa isto que a contração pode ser maior. 

11h37 - Já culminou o encontro desta manhã entre António Costa e João Cotrim de Figueiredo, da Iniciativa Liberal. No final, o deputado disse ter tido uma "troca de impressões francas" com o primeiro-ministro e disse estar "de acordo com as posições" apresentadas pelo Governo para a reabertura dos estabelecimentos de ensino, mas sem as especificar. Confira as suas declarações AQUI.

11h31 - Os serviços farmacêuticos hospitalares devem dar preferência à entrega dos medicamentos em casa dos doentes, para evitar que estes tenham de se deslocar ao hospital, e podem disponibilizar maiores quantidades, durante o período do estado de emergência.

11h25 - No centro médico UCLA Health, nos EUA, sempre que um doente recupera e abandona os cuidados intensivos, é alvo de uma espécie de 'dança da vitória' por parte da equipa médica a seu cargo. "Sim, os doentes de Covid-19 recuperam. E sim, a minha equipa faz uma dança sempre que alguém deixa de estar ventilada", dá conta uma das médicas.

11h22 - O número de mortes provocadas pela covid-19 em África ultrapassou as 500 nas últimas horas num universo de mais de 10.500 casos registados em 52 países.

11h16 - O 'paciente 1' de Itália foi pai e a sua filha Giulia é um sinal de esperança para o país. A 25 de março, depois de mais de um mês em estado grave, Mattia teve finalmente alta e, na terça-feira, a sua filha Giulia, veio ao mundo depois de sua mãe, Valentina, também ter superado o coronavírus quando já estava no oitavo mês de gestação.

11h10 - O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da covid-19.

11h01 - O Governo anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar duas linhas de apoio, uma para a ciência e outra para a inovação, no valor de 20 milhões e 35 milhões, respetivamente.objetivo é estimular o conhecimento da ciência sobre o novo coronavírus e apoiar as empresas que produzam material de proteção individual.

11h00 - O valor do pescado vendido em lota caiu 50% devido à situação de pandemia da covid-19, sendo a quebra maior para peixe mais caro, afirmou hoje a Cooperativa de Produtores de Peixe do Centro Litoral.

10h58 - Bélgica aparece na quinta posição dos países com maior número de mortes por Covid-19 no Velho Continente. De acordo com o último balanço, revelado nesta quarta-feira pelas autoridades de saúde, a Bélgica contabilizou 240 mortes nas últimas 24 horas, o que elevou a cifra total de óbitos para 2.240.

10h50 - As celebrações pascais em Portugal, à semelhança de outros países, serão vividas em casa, sem reunião com os sacerdotes e fiéis quer em missas quer nas tradicionais procissões.

10h44 - Governo italiano declarou que os seus portos deixaram de ser seguros para o desembarque de migrantes resgatados no Mediterrâneo central devido à pandemia de coronavírus, que provocou mais de 16.000 mortos no país.

10h35 - O número de mortos em Espanha, devido à Covid-19, voltou a subir. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 757 mortos no país, o que aumenta para 14.555 o número total de vítimas mortais desde que a pandemia teve início no país. . O número total de infetados é de 146.690 e 48.021 ja se curaram.

Deste valor, sabe-se que um total de 1.123 idosos que viviam em residências para a terceira idade morreram na Catalunha desde 15 de março devido ao coronavírus e 53,2% desses centros têm residentes infetados com a covid-19 ou com sintomas compatíveis.

10h31 - Um dos problemas que não geraram consenso na reunião do Eurogrupo está relacionado com o facto de os Países Baixos se manterem contra a hipótese das 'eurobonds'"Os Países Baixos foram e continuam a ser contra a ideia das #eurobons, consideramos que vão criar mais problemas do que soluções para a União Europeia. Teríamos que garantir dívidas de outros países, o que não é razoável. A maioria do Eurogrupo partilha esta opinião e não apoia as eurobonds", escreveu o ministro das Finanças dos Países Baixos, Wopke Hoekstra, na rede social Twitter. 

10h24 - A ministra da Justiça está a ser ouvida em audição na Assembleia da República sobre as medidas que irão ser impostas no sistema prisional. Francisca Van Dunem terá afirmado, segundo a RTP 3, que se  chegou pensar numa forma de os reclusos irem para casa com pulseira eletrónica mas acabou por admitir que não existem condições técnicas para isso e fez saber que são entre 1.700 e 2 mil o número de reclusos que podem sair em liberdade no âmbito das medidas de combate à Covid-19. Esta garantiu, ainda, que estas medidas nada têm a ver com uma alegada sobrelotação dos estabelecimentos profissionais.

10h21 - A porta-voz do governo espanhol garantiu esta quarta-feira que os espanhóis poderão retomar a sua vida normal a partir de dia 26 de abril. María Jesús Montero, ministra das Finanças, referiu, contudo, que a "ocupação das ruas e das praças" será realizada mediante "regras claras" a serem ainda transmitidas pelo executivo.

10h08 - Este fim-de-semana de Páscoa os cidadãos não podem sair do seu concelho de residência. A proibição começa à meia-noite desta quinta-feira.

10h06 - Já pensou quantos empregos é que a Covid-19 vai custar à Europa? Os dados Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimam uma redução de 7,8% das horas de trabalho já no 2.º trimestre, o que equivale a 15 milhões de empregos em período integral.

10h01 - A mara de Espinho anunciou a realização de 420 testes em utentes e funcionários dos cinco lares do concelho.

9h43 - Depois de 76 dias em isolamento, governo chinês reabriu 'as fronteiras' de Wuhan. Cidade assinalou regresso a um período de normalidade com festa, mas há denúncias de que corpos estarão a ser transportados, de forma dissimulada, durante a noite. Veja as imagens que circulam nas redes sociais.

9h31 - A chama olímpica dos Jogos de Tóquio de 2020 foi apagada, esta quarta-feira. A chama, que deveria permanecer exposta em Fukushima até ao final de abril, foi apagada devido à entrada em vigor do estado de emergência sanitário em várias cidades do Japão. 

9h24 - A cidade francesa de Biarritz proibiu que os seus populares se sentassem nos bancos de rua por mais de dois minutos seguidos. A medida foi implementada numa altura em que o país atingiu as 10 mil mortes por Covid-19 e em que decidiu reforçar algumas das medidas de segurança.

9h16 - O primeiro voluntário sujeito à experimentação da vacina para a Covid-19 já foi testado. Ian Haydon, cidadão de Seattle, com 29 anos, foi injetado, nesta quarta-feira, ciente dos riscos e da compensação de mil dólares que vai receber. Mas o dinheiro não é o objetivo principal de Ian que mostrou entusiasmo por ser a primeira cobaia de uma vacina que poderia "salvar a humanidade".

9h12 - A Alemanha contabiliza 4.003 novos contágios de Covid-19 nas últimas 24 horas. No total, são já mais de 100 mil infetados no país.

9h07 - Um profissional de saúde dos Estados Unidos sentiu que o seu trabalho não estava a ter o mesmo efeito junto dos seus doentes, pelo simples fato de estes não conseguirem ver o seu rosto. Para inverter a situação, decidiu imprimir uma foto sua e colocá-la no seu fato. "Um bom sorriso faz toda a diferença perante um doente assustado", defende.

Ver esta publicação no Instagram

This is Robertino. He felt bad for ER patients who couldn't see his face, so he created this badge because "a reassuring smile makes a big difference to a scared patient." #WorldHealthDay (: @captain_wolf82)

Uma publicação partilhada por E! News (@enews) a 7 de Abr, 2020 às 6:44 PDT

9h06 - Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada".

9h01: A Nike Inc. está a criar protetores faciais usando materiais dos seus ténis, numa tentativa de ajudar os profissionais de saúde na luta contra a pandemia de COVID-19.

8h59 - As previsões de várias instituições para a recessão económica portuguesa, na sequência da crise causada pela covid-19, vão de um recuo do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,8%, no melhor cenário, até aos 20%, no pior. Estes são os cenários previstos por João Pisco, analista financeiro e de mercados do Bankinter Portugal.

8h29 - Em Espanha, o Governo teme que mais de 90% dos casos de infeção não estejam identificados. Segundo noticia o jornal El País, citando o ministério da saúde do país vizinho, 15 em 16 casos de novo coronavírus não terão ainda sido testados.

8h28 - A vida não vai ser a mesma após termos vencido esta dura batalha contra a Covid-19... e nem o futebol escapa à mudança. O Benfica já está a pensar na próxima temporada, a começar pela quebra significativa das receitas que obriga a nova planificação. O clube pondera não fazer novas contratações e reduzir os orçamentos para cada equipa e modalidades.

8h20 - Depois de receber oxigénio nos cuidados intensivos do St. Thomas Hospital, em Londres, primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, começa a dar sinais positivos de recuperação

7h23 - Mário Centeno, presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças português, fez, através das redes sociais, um balanço da reunião com os homólogos europeus que discutiam um plano para fazer face aos problemas económicos que a União Europeia.  Após 16 horas, a reunião acabou sem consenso e retoma amanhã. "Depois de 16 horas de discussão, ficámos perto de um acordo mas ainda não estamos lá. Suspendi o Eurogrupo e continuaremos amanhã", escreveu.

Na sequência desta indecisão, o comissário europeu da Economia apelou ao "sentido de responsabilidade" do Eurogrupo para que se encontre soluções para a crise.

6h25 - Trinta cidades do Rio de Janeiro tiveram na terça-feira decretada a reabertura de comércio e da sua circulação interna por não terem casos confirmados do novo coronavírus.

6h19 - A China registou 62 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo três de contágio local, nas últimas 24 horas, um aumento significativo face aos dias anteriores. Até à última meia-noite local (17:00 em Lisboa), morreram mais duas pessoas devido a infeção, depois de, na terça-feira, o país ter registado, pela primeira vez desde janeiro passado, zero óbitos.

6h02 - António Costa recebe hoje, em São Bento, por ordem crescente de representatividade, os partidos com assento parlamentar sobre a reabertura dos estabelecimentos de ensino, que encerraram em 16 de março por causa da pandemia de covid-19.

6h01 - Os Estados Unidos registaram esta terça-feira 1.939 mortes causadas pela covid-19 em 24 horas, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. São também, de longe, o país do mundo com o maior número de casos confirmados: cerca de 396.000 pessoas infetadas.

06h00 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo. Para acompanhar as atualizações de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório