Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Ministério da Saúde estima que 90% dos casos não estejam identificados

Jornal El País diz que 15 em 16 pacientes infetados não têm diagnóstico confirmado. Números em Espanha poderão ser ainda mais assustadores e governo prepara-se para testes em massa antes de aligeirar regras de confinamento.

Ministério da Saúde estima que 90% dos casos não estejam identificados
Notícias ao Minuto

08:29 - 08/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

A viver um verdadeiro pesadelo sanitário, com milhares de mortes por Covid-19 e centenas de milhares de infetados, o Governo espanhol teme que mais de 90% dos casos de infeção não estejam identificados.

Segundo noticia o jornal El País, citando o ministério da saúde do país vizinho, 15 em 16 casos de novo coronavírus não terão ainda sido testados.

Depois de sinais encorajadores durante os últimos dias, com uma sensível baixa do número de mortes - ontem o valor voltou a subir por razões 'contabilísticas' -, o governo encabeçado por Pedro Sánchez prepara-se agora para testes em massa.

Com a possibilidade de um 'aligeirar' das regras de confinamento, as autoridades querem ter a certeza de que a pandemia de Covid-19 está controlada e que todos os portadores da doença estão identificados.

Segundo os mais recentes dados, existem neste momento, em Espanha, 140.510 confirmados, mas todos estes tiveram alguma forma de contacto com as autoridades sanitárias. O que se teme é que os casos tratados em casa sejam num número muito superior, havendo estudos que dizem que o número de infeções será de milhões.

De acordo com o anunciado, os testes em massa começarão em breve, com a realização de mais de 60 mil despistes junto de famílias. O documento deste plano de triagem, elaborado pelo Instituto de Saúde Carlos III, prevê que uma amostra de 62.400 pessoas seja necessária para “estimar uma soroprevalência [Frequência de indivíduos numa população que apresentam um determinado elemento no soro sanguíneo] de 5% com precisão de ± 2,5% e um nível de confiança de 95% ”, explica o El País.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório