Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Quatro estratégias para começar a praticar a gratidão já hoje

Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta das Clínicas Dr. Alberto Lopes - Psicologia & Hipnose Clínica, assina este artigo.

Quatro estratégias para começar a praticar a gratidão já hoje
Notícias ao Minuto

15:00 - 25/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bem-Estar

A ciência da gratidão e a psicologia positiva têm explorado o poder transformador deste sentimento na rotina das pessoas. Os estudos indicam que a gratidão traz inúmeros benefícios e deve ser integrada no nosso quotidiano. 

Entre várias perspetivas, destaco particularmente a de Wandy Luz, jornalista e escritora com mais de um milhão de seguidores no Instagram e autora do livro 'A Metamorfose é Irreversível'. Luz defende que "quando a gratidão é um hábito, a felicidade é um reflexo, é uma consequência". Segundo a sua visão, a inabilidade de reconhecer e valorizar o que já temos pode transformar-nos em seres automatizados, aprisionados por expectativas e anseios constantemente insatisfeitos. Ela salienta que a vida tem constantemente procurado ensinar-nos que a felicidade é uma escolha que fazemos todos os dias e que a verdadeira abundância está mais relacionada com o sentimento de gratidão do que com a posse de bens materiais. A cada dia, a vida procura ensinar-nos, por meio de lições repetitivas, a valorizar, apreciar e desfrutar da nossa jornada, vivendo um dia de cada vez, com contentamento, alegria e aceitação.

Leia Também: Ansiedade no trabalho. Preste atenção a estes sinais de alerta

A nossa condição humana é frequentemente embelezada e elevada por um sentimento singular - a gratidão. Uma força poderosa, a gratidão é um farol luminoso de alegria, harmonia interior e autoconfiança, ajudando-nos a reconhecer os benefícios e as satisfações da vida, mesmo que disfarçados de adversidades. Como a autora proclama: "Aprendi que antes de reclamar devo agradecer, antes de orar devo perdoar, e antes de julgar devo-me observar".

Notícias ao Minuto © Clínicas Dr. Alberto Lopes

Em primeiro lugar, a gratidão desabrocha do seio de sentimentos fraternos, tais como o amor, a generosidade, a amizade, a solidariedade e o companheirismo. Estes sentimentos reforçam os nossos laços interpessoais, aprimoram a nossa resiliência e auxiliam na nossa conexão com algo maior, proporcionando prazer, felicidade e bem-estar.

Leia Também: Sensação de fadiga constante é sinal de carência de nutriente essencial

Muito se tem pesquisado sobre os benefícios da gratidão, especialmente na saúde física e mental. No estudo 'Examinando os caminhos entre a gratidão e a autoavaliação da saúde física na idade adulta' (Universidade de Illinois, Universidade de Zurique, 2012), descobriu-se que os indivíduos agradecidos exibem uma melhoria notável na saúde física. Têm mais disposição para realizar exercícios físicos e preocupam-se com os cuidados preventivos de saúde.

Outra pesquisa, 'Comparando os benefícios fisiológicos e psicológicos diários de gratidão e otimismo usando uma plataforma digital' (Universidade de Michigan, Universidade da Califórnia, 2021), revelou que as pessoas gratas apresentam uma pressão arterial e frequência cardíaca mais baixas.

Leia Também: Médica diz-lhe o que fazer já hoje para evitar demência no futuro

No âmbito da saúde mental, a gratidão desencadeia uma onda positiva no nosso cérebro, propiciando a identificação de experiências benéficas e motivando-nos a procurá-las. Segundo a neurociência, a expressão de gratidão ativa o Núcleo Accumbens, uma região cerebral responsável pelo prazer e bem-estar, levando à libertação de dopamina, que melhora a motivação e disposição.

A gratidão é também uma ferramenta poderosa para fomentar a sociabilidade, a autoestima e a espiritualidade. Ao expressar gratidão, incentivamos a empatia e a reciprocidade, fortalecemos a autoestima e exploramos novos caminhos de espiritualidade.

A gratidão, contudo, não é uma qualidade inata, mas pode ser aprendida e cultivada. Por exemplo, manter um "diário de gratidão" é uma prática eficaz, como indicam os estudos de Emmons & McCullough.

Leia Também: Cancro de Kate. É normal sentir tristeza quando um famoso adoece?

Sabia que a gratidão pode ser exercitada? Nesse sentido, proponho um plano de ação simples e fácil para exercitar a gratidão no quotidiano.

1- Oração matinal

Comece cada dia com uma oração de gratidão, não preciso de ser religioso, uma simples palavra proferida tem o poder de o alinhar com a energia da gratidão. Nesse sentido, agradeça com emoção pela vida que os seus pais te deram, que carrega a força da ancestralidade no seu DNA. Reconheça e agradeça pelo funcionamento do seu organismo, pois cada dia de vida é um presente. Diariamente, expresse a sua alegria por ter as pessoas da sua família e do seu quotidiano consigo. Como habilmente Wandy Luz se exprime: "Se o amanhecer é o primeiro milagre, agradecer deve ser a minha primeira oração".

2- Carta de gratidão

Escreva uma carta expressando a sua gratidão a alguém que tenha feito algo de bom por si ou por alguém que ama. Explique por que está agradecido, declare a sua felicidade e o seu respeito. Entregue essa carta à pessoa ou leia-a para ela.

Leia Também: Se fizer isto todas as manhãs pode ganhar anos de vida, diz especialista

3- Diário da gratidão

Mantenha um diário onde anota, diariamente, pelo menos três coisas boas que aconteceram consigo. Descreva as emoções que sentiu e as reflexões que teve. Quando estiver a passar por momentos difíceis, leia as suas anotações para ganhar força.

4- Mentalização da gratidão

Adote a prática de mentalizar a gratidão, especialmente ao acordar ou em momentos de stress, como no trânsito, numa reunião de trabalho ou durante uma refeição. Crie esta vibração positiva que lhe retorna, envolvendo-se nesta energia benéfica.

Com estes pequenos gestos diários, irá permitir, reconhecer e valorizar as pequenas coisas que enriquecem a sua vida todos os dias. Torne a gratidão uma prática diária e descubra como a sua perspetiva do mundo pode mudar para melhor.

Podemos imaginar a gratidão como a água de uma cascata, fluindo de maneira constante e suave sobre os recifes da nossa vida, alimentando e nutrindo o nosso bem-estar físico e mental. Se cultivarmos o hábito da gratidão, a felicidade não será uma busca, mas um reflexo natural da nossa existência. Lembre-se que a prática da gratidão pode mudar o seu dia e, eventualmente, a sua vida. Este plano de ação é um excelente começo para este hábito transformador.

Leia Também: Atentado em Moscovo. Como explicar a violência aos mais novos?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório