Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Se fizer isto todas as manhãs pode ganhar anos de vida, diz especialista

A exposição solar pela manhã contribui para uma maior longevidade.

Se fizer isto todas as manhãs pode ganhar anos de vida, diz especialista
Notícias ao Minuto

08:12 - 08/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Longevidade

"Uma das coisas mais importantes que deve fazer imediatamente após acordar é sair e expor a sua pele à luz solar natural" durante cerca de 30 a 45 minutos, afirma a médica Deborah Lee, da Farmácia Online Dr Fox, em declarações exclusivas ao jornal Daily Express. Segundo a especialista, pode "trazer-lhe benefícios ao nível da saúde para o resto da vida".

A exposição à luz solar "deve acontecer uma hora depois de sair da cama".  "O sol é menos intenso no início da manhã do que ao final do dia", elucida Deborah Lee, que recomenda o uso de protetor solar, mas não de óculos escuros. "A luz natural deve atingir a parte de trás dos olhos." 

Leia Também: Gastroenterologista indica cinco alimentos para se sentir menos inchado

Este hábito pode ajudar a manter o relógio biológico a funcionar na perfeição, regulando o sono e até diminuindo o risco da doença de Alzheimer. "Os processos metabólicos e fisiológicos do corpo são dirigidos pelos seus ritmos circadianos, o relógio biológico natural do corpo", começa por explicar. Trata-se de "um grupo especializado de células chamado núcleo supraquiasmático [NSQ], que está situado no hipotálamo, atrás dos olhos, na base do cérebro". Para trabalhar de forma eficiente, "o NSQ precisa de perceber perfeitamente a diferença entre o dia e a noite. O NSQ é o principal principal pacemaker central do corpo - mas, surpreendentemente, também comunica com os relógios celulares de todas as outras células e tecidos do corpo".

"Quando estamos a dormir, o cérebro e o corpo estão longe de estar inativos. Há uma série de processos metabólicos a entrar em ação", acrescenta.

Leia Também: Noites mal dormidas têm consequências mais intensas do que o esperado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório