Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Impacto da Covid-19? Quebra de 25% no turismo retira 2,9% ao PIB

O setor do turismo será um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19 em Portugal. De acordo com o INE, uma quebra de 25% no turismo significa uma contração de 2,9% ao PIB num ano.

Impacto da Covid-19? Quebra de 25% no turismo retira 2,9% ao PIB
Notícias ao Minuto

11:21 - 08/04/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

O novo coronavírus vai ter um impacto significativo na economia. Em Portugal, estima-se que o setor do turismo seja um dos mais afetados, sendo que uma redução de 25% da atividade turística levará a uma contração de 2,9% no produto interno bruto (PIB), de acordo com os cálculos do Instituto Nacional de Estatística (INE). 

"A pandemia da Covid-19 terá impactos significativos e transversais na economia portuguesa. O turismo que, de acordo com a conta satélite do turismo, corresponderá a 11,3% do PIB em 2018, será um dos setores mais afetado pela atual crise, sendo expectável uma contração significativa da sua atividade. Tendo por base o modelo Input-Output, um dos instrumentos analíticos disponíveis para estimar esse impacto, foi simulado o efeito de uma redução anual da atividade turística em 25%", refere o INE.

Tendo por base este cenário, a "redução de 25% na atividade turística, quer do turismo de visitantes não residentes quer do turismo interno, traduz-se numa redução de 2,9% do PIB anual em Portugal", aponta a agência de estatísticas. 

Esta simulação antecipa aquele que pode ser o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia portuguesa, considerando só o efeito do setor do turismo. Significa isto que a contração pode ser maior. 

As previsões de várias instituições para a recessão económica portuguesa, na sequência da crise causada pela Covid-19, vão de um recuo do PIB de 0,8%, no melhor cenário, até aos 20%, no pior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório