Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Eurogrupo segue de madrugada. 3.º período arranca à distância

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Eurogrupo segue de madrugada. 3.º período arranca à distância
Notícias ao Minuto

21:16 - 07/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Presidente da República considerou esta tarde que "o processo em curso" contra o novo coronavírus "está a conhecer passos positivos". Mas quanto à reabertura de escolas, tal não deverá acontecer este mês pois, segundo Marcelo, o que os "especialistas disseram, a opção neste momento é ganhar em abril o mês de maio". Já amanhã o primeiro-ministro recebe, em São Bento, os partidos com assento parlamentar sobre a reabertura dos estabelecimentos de ensino, que encerraram em 16 de março.

O novo coronavírus já fez 345 vítimas mortais em Portugal, um aumento de 34 mortos face a segunda-feira. Há ainda, como dá conta o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, 12.442 infetados até à data, o que traduz um aumento de 712 casos.

No mundo, os números baixaram em Itália, mas bateram recordes nos Estados Unidos. Em Wuhan, o primeiro epicentro da pandemia do novo coronavírus, após 76 dias, as restrições foram levantadas e centenas de pessoas abandonaram a cidade. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Chega ao fim este registo mas continue a acompanhar-nos pela manhã.

23h59 - Centenas de sem-abrigo refugiaram-se no aeroporto mais movimentado do mundo. A organização que apoia sem-abrigo diz que testou mais de 250 pessoas no aeroporto Hartsfield-Jackson, em Atlanta, em cada noite do passado fim de semana.

23h57 - Foi adiada a revelação dos vencedores dos prémios Pulitzer deste ano, considerando que a maior parte dos membros encontra-se a trabalhar pelo mundo fora para combater a pandemia do novo coronavírus. O anuncio dos vencedores que deveria ser realizado a 20 de abril foi adiado para dia 4 de maio.

23h55 - Agentes da polícia dos Açores surpreenderam um menino em confinamento no dia de aniversário e Henrique até pôde soprar umas “velas especiais”.

23h53 - Grupo de nudistas foi interpelado pela polícia checa por não usar máscaras. Sim, leu bem. Devido à pandemia, na República Checa só podem estar 100 pessoas em espaços exteriores e é obrigatório o uso de máscaras em locais públicos, a polícia teve de intervir e 'desmantelar' o grupo, deixando um aviso a estes naturistas. 

23h45 - O príncipe William deixou uma mensagem de força a Boris Johnson. O gesto seguiu-se à mensagem da rainha Isabel II ao primeiro-ministro britânico, que foi ontem transferido para a unidade de cuidados intensivos devido à Covid-19.

23h42 - Donald Trump anuncia bloqueio ao financiamento à Organização Mundial da Saúde. O presidente dos Estados Unidos acusa o organismo de tomar "todas as decisões erradas" na gestão da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

23h35 -PSD não quer perdão, quer troca de pena efetiva por prisão domiciliária. O vice-presidente do partido explicou as diferenças entre o projeto de lei do Governo e o do PSD sobre a libertação de reclusos, durante a pandemia da Covid-19.

23h31 - Os enfermeiros representam mais de metade dos profissionais de saúde no mundo, mas a maioria trabalha nas regiões da Europa, Américas e Pacífico Ocidental, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje publicado.

23h24 - Está solteira? Homem espalha 'flyers' para encontrar namorada "sem vírus". Nem o novo coronavírus impede este nova-iorquino de tentar encontrar o amor.

23h19 - O apoio aos pais com filhos menores de 12 anos que tenham de ficar em casa com os dependentes enquanto as escolas permanecerem encerradas foi alargado a trabalhadores domésticos, de acordo com uma alteração ao diploma inicial da medida.

23h11 - Saiba quais são as desculpas mais bizarras para sair de casa durante o confinamento. Desde caçar Pokémons a reconquistar ex-namorados.

23h03 - O número de mortes associadas ao vírus da Covid-19 no Lar Nossa Senhora da Veiga, em Foz Côa, subiu hoje para cinco, disse à Lusa fonte da Unidade de Saúde Pública (USP) da Guarda.

22h59 - O presidente do Conselho Europeu de Investigação demite-se e 'arrasa' UE. Mauro Ferrari diz ter ficado "extremamente desiludido com a resposta europeia à Covid-19".

22h42 - A reunião do Eurogrupo vai prolongar-se pela madrugada em busca de acordo. Os ministros das Finanças europeus, reunidos através de videoconferência desde hoje à tarde, vão prosseguir as discussões, em busca de um compromisso sobre a resposta económica à crise provocada pela pandemia de covid-19.

22h39 - O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) pretende sequenciar mil genomas da covid-19 para identificar e monitorizar as cadeias de transmissão e encontrar novas introduções do vírus em Portugal, anunciou hoje a instituição.

22h35 - As aulas do terceiro período letivo vão arrancar ainda à distância devido à pandemia de Covid-19, adiantou hoje a presidente do Conselho Nacional de Educação, que considerou o regresso às escolas em maio pouco viável.  

22h28 - Há quase dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa devido à Covid-19. Depois de um inquérito, feito a semana passada, a Ordem dos Enfermeiros indica ainda que outros 363 profissionais de saúde estão infetados com o novo coronavírus.

22h12 - Zoo esperou 10 anos, mas foi preciso uma pandemia para estes pandas acasalarem. Ocean Park, um dos maiores jardins zoológicos de Hong Kong, anunciou, esta segunda-feira, que o casal de pandas gigantes formado por Ying Ying e Le Le acasalou, por fim, de forma natural, após uma espera que durou cerca de... dez anos.

22h01 - ‘Adiem-nos, mas não nos cancelem agora”, o grito dos artistas portugueses. Movimento criado em nome da Cultura recorda que há milhares de famílias a viver deste setor, que foi um dos mais atingidos pela crise que a pandemia da Covid-19 trouxe.

21h52 - A Liga portuguesa de futebol prevê uma queda de 60% das receitas e quer proteger contratos. Considerando o quatro atual provocado pela pandemia da Covid-19, a Liga apresentou hoje um conjunto de medidas nas quais se inclui a proteção dos contratos dos jogadores até final da temporada.

21h46 - A pandemia da Covid-19 matou já 80.142 pessoas e infetou quase 1,4 milhões em todo o mundo desde o seu surgimento em dezembro na China, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 de hoje, baseado em fontes oficiais.

21h32 - Brasil registou 114 novas mortes nas últimas 24 horas, um novo máximo diário. Ao todo, o país conta agora com 667 vítimas mortais devido à Covid-19 e 13.717 casos confirmados do novo vírus. 

21h25 - Profissionais de saúde vão ter minutos, SMS e dados móveis gratuitos. O Gabinete de Resposta Digital, o Ministério da Saúde, e as operadoras de telecomunicações, acordaram hoje a atribuição de benefícios a profissionais do Serviço Nacional de Saúde envolvidos no combate à pandemia da covid-19, avançou hoje o Governo.

21h23 - Rui Rio, o presidente do PSD defendeu hoje que a pandemia de Covid-19 "não é razão para perdoar penas e soltar delinquentes", admitindo apenas que os mais velhos e com doenças possam beneficiar de prisão domiciliária durante a crise sanitária.

21h07 - Os Açores detetaram hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus num lar de idosos, uma mulher de 88 anos, que terá sido infetada no Hospital de Ponta Delgada, onde esteve internada, disse fonte do Governo Regional.

21h00 - Boris Johnson recusou a ajuda de Trump para recuperar da Covid-19. O governo do Reino Unido acredita que "o primeiro-ministro está a receber o melhor tratamento possível do Serviço Nacional de Saúde" britânico.

Boa noite, começamos um novo registo. Para acompanhar as atualizações desta tarde, clique aqui e desta manhã, aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório