Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais 1.400 profissionais no SNS; Portugal com 345 mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO as incidências do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 1.400 profissionais no SNS; Portugal com 345 mortes

o maior desafio do domínio da vida e da saúde nos últimos 100 anos". Foi desta forma que Marcelo Rebelo de Sousa adjetivou os tempos que estamos a viver devido à pandemia de Covid-19. Esta segunda-feira, em declarações feitas através de vídeo no programa 'Prós e Contras', da RTP1, o Presidente da República apelou à convergência entre todos para ultrapassar a crise sanitária e alertou que o corrente mês de abril vai ser decisivo no combate. 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi transferido para uma unidade de cuidados intensivos esta segunda-feira à noite, uma vez que o seu quadro de saúde decorrente da infeção pelo novo coronavírus piorou.

Já os ministros europeus das Finanças estão 'obrigados' a entenderem-se esta terça-feira. Os governantes voltam a reunir-se e, em cima da mesa está a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos trazidos pelo novo coronavírus

Por cá, o Ministério da Educação reúne-se com os vários representantes da comunidade escolar para discutir como será o terceiro período de aulas.

Recorde-se que esta terça-feira, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde, Portugal conta com 12.442 pessoas doentes e 345 mortos pela Covid-19. No mundo, já mais de 1,3 milhões de pessoas foram infetadas.

Acompanhe aqui AO MINUTO as incidências do novo coronavírus em Portugal e no Mundo:

13h32 - Este registou terminou. Pode acompanhar os desenvolvimentos da tarde, aqui.

13h25 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou hoje os países que decidam generalizar o uso de máscaras a avaliarem os riscos, frisando que deve sempre ser complementar a outras medidas de prevenção contra a pandemia da Covid-19.

13h15 - António Sala escreve carta aberta a Ramalho Eanes. "Não poderia deixar de lhe transmitir o quanto as suas palavras me tocaram profundamente", escreveu o locutor e apresentador nas redes sociais.

13h06 - De acordo com o último balanço oficial fornecido pelas autoridades de saúde iranianas, o novo coronavírus já matou quase 3.900 pessoas no país, segundo dados revelados esta terça-feira. Mas há boas notícias: uma queda no número de novas infecções pelo sétimo dia consecutivo.

13h01 - Todos os municípios da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) estão a realizar testes para despiste rápido à Covid-19 aos utentes de lares, cidadãos não residentes e profissionais identificados como prioritários.

12h55 - A Federação Nacional da Educação (FNE) alertou para os perigos de retomar "precipitadamente" as aulas presenciais em maio por causa da Covid-19, defendendo que os exames nacionais não se podem sobrepor à saúde das pessoas.

12h49 - Uma empresa de caixões de Chaves, que produz exclusivamente para Espanha, mais do que duplicou a capacidade de produção e contratou mais seis trabalhadores devido à pandemia de Covid-19, adiantou à Lusa a diretora-geral da Mallat.

12h44 - Com mais de 12 mil casos já diagnosticados e quase 600 mortes por Covid-19, o Brasil continua a lutar a meio gás contra a propagação da Sars-CoV2. 28% dos brasileiros não cumpre o isolamento social.

12h42 - António Lacerda Sales prestou, na conferência desta terça-feira, homenagem aos profissionais de saúde, realçando que o Serviço Nacional de Saúde "é um património que importa mais do que nunca preservar e reforçar". 

O secretário de Estado da Saúde frisou que “os conselhos de administração dos diferentes hospitais têm autonomia para fazer contratação direta"  e, neste momento, "já foram feitos mais de 1.400 contratos com profissionais de saúde de todas as áreas".

Veja a conferência da DGS sobre a incidência do novo coronavírus em Portugal:

12h35 - Não estão presentes em corpo, mas em foto. Padre alemão dá assim a missa - Veja aqui

12h32 - O médico cirurgião Eduardo Barroso que dirigiu o Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação (CHBPT) disse à Lusa que transformar o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, é um erro trágico, lamentando que os especialistas não tenham sido consultados.

12h26 - Com uma dura batalha pela frente, sendo as primeiras figuras no combate à pandemia de novo coronavírus, médicos e enfermeiros no Reino Unido estão a fazer cada vez mais os seus testamentos, reporta a imprensa.

12h18 - As autoridades detiveram no domingo, no aeroporto de Ponta Delgada, em São Miguel, um homem com infeção pelo novo coronavírus depois de ter aterrado na maior ilha açoriana num voo proveniente de Lisboa.

12h14 - Estudantes do ensino secundário lançaram uma petição a pedir a suspensão dos exames nacionais e que as notas do final do ano sejam as do 2.º período, devido à pandemia de Covid-19 que obrigou ao encerramento das escolas.

12h09 - A taxa de ocupação hoteleira no Algarve caiu em março 45% face ao mesmo mês do ano passado para 28,6%, o valor "mais baixo desde sempre" para aquele mês, segundo a maior associação do setor.

12h04 - Há 12.442 infetados por Covid-19 em Portugal (mais 712 do que ontem), de acordo com o mais recente balanço esta terça-feira divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Registam-se ainda 345 óbitos (mais 34). As boas notícias chegam com o número de recuperados que é de 184.

Veja aqui uma leitura dos principais dados do boletim. 

11h58 - Tigres e leões do Jardim Zoológico do Bronx, em Nova Iorque, desenvolveram tosse seca e outros sintomas de coronavírus após terem estado expostos a um tratador infetado. Mas não vai apanhar Covid-19 de felinos, dizem os especialistas. 

11h53 - Investigadores nos Estados Unidos desenvolveram uma vacina que foi eficaz em ratos de laboratório contra uma dose letal do MERS, um coronavírus parecido com o SARS-CoV2, que provoca a Covid-19.

11h44 - Esta terça-feira é Dia Mundial da Saúde. A Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou um agradecimento nas redes sociais: "A todos os super-homens e super-mulheres que trabalham no setor da saúde queremos transmitir a nossa gratidão pelo esforço, determinação e espírito de sacrifício que têm demonstrado, a toda a hora, na nobre missão de salvar vidas!"

11h37 - Depois de António Costa, é a vez de Rui Rio ser 'aplaudido' em Espanha e de ser referenciado com um exemplo. Em causa está o discurso, na Assembleia da República, onde, apesar de ser o líder da oposição, manifestou apoio ao Governo na luta contra a pandemia de Covid-19.

11h34 - Portugal está a ser acusado de "açambarcar" medicamentos usados para a Covid-19. O apontar de dedo foi feito por uma organização belga que supervisiona o comércio entre empresas farmacêuticas da União Europeia. 

11h31 - China e Rússia encerraram hoje a sua fronteira terrestre e o porto fluvial perto da cidade russa de Vladivostoque, após 58 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus entre cidadãos chineses que regressaram a casa por aquela via.

11h30 - De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas mais comuns do novo coronavírus são febre, tosse seca persistente e dor ou dificuldade ao respirar. Contudo, existem três sinais menos óbvios que deve ter em atenção.

11h26 - A banca assume o "compromisso inequívoco de apoiar a economia portuguesa" face à crise provocada pela pandemia da Covid-19 e, além da agilização dos apoios públicos anunciados pelo Governo, vai apresentar soluções de financiamento "da sua própria iniciativa".

11h22 - O Hospital de São João, no Porto, começa na quarta-feira a disponibilizar máscara cirúrgica a todos os utentes admitidos, aos doentes internados durante a observação clínica e prestação de cuidados, a acompanhantes, visitantes e fornecedores.

11h20 - O cemitério de La Almudena, em Madrid, o maior de Espanha, realiza funerais a cada 15 minutos, para dar vazão ao número de cerimónias que tem que realizar por dia, em plena pandemia do novo coronavírus.

11h18 - O Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, que deveria começar a 30 de abril, foi adiado para finais de agosto, revelou a organização.

11h15 - O Governo anunciou medidas de apoio às vítimas de violência doméstica durante a pandemia, entre as quais a abertura de duas novas estruturas temporárias de acolhimento de emergência, com vagas para mais 100 pessoas.

11h12 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 487 nas últimas horas num universo de mais de 10.075 casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

11h09 - O número de mortos pelo novo coronavírus chegou aos 75 mil em todo o mundo, de acordo com um novo balanço revelado esta terça-feira pela AFP. Há 1,3 milhões de infetados.

11h04 - Michael Gove está em isolamento depois de um familiar ter mostrado sintomas relacionados com o novo coronavírus. Revela o The Mirror que o ministro britânico está a trabalhar normalmente a partir de casa. 

11h01 - A mara da Covilhã vai entregar vales a 500 famílias carenciadas para compra de bens essenciais para fazer face às dificuldades criadas pela Covid-19, foi hoje anunciado por aquela autarquia do distrito de Castelo Branco.

10h51 - O número de casos de Covid-19 na Rússia aumentou em mais de mil em apenas 24 horas. O país conta agora com 58 vítimas mortais, revela a BBC.

10h47 - Os cartões Lisboa VIVA com prazo caducado podem continuar a ser carregados durante o período da pandemia.

10h43 - A Itália está a preparar-se para avançar para a chamada fase 2 do estado de emergência de combate à pandemia do novo coronavírusEis o que poderá mudar.

10h39 - A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) anunciou hoje o início de um estudo científico que tem como objetivo avaliar a morbilidade e a mortalidade entre os profissionais de saúde, durante a pandemia covid-19, em Portugal.

10h34 - O número de mortes em Espanha voltou a subir, esta terça-feira. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registadas, nas últimas 24 horas, 743 mortes, mais 106 mortes do que ontem. Já são, no total, 13.788 vítimas mortais. O país registava quatro dias de descida. 

10h29 - A produção de álcool para fins terapêuticos estará isenta de impostos durante a pandemia da Covid-19, com o Governo a deixar cair as "formalidades aplicáveis à produção, armazenagem e comercialização", de acordo com uma portaria publicada, esta terça-feira, em Diário da República. 

10h24 - O WhatsApp aprovou novas medidas para impedir a disseminação de notícias falsas e informações imprecisas através do seu serviço de mensagens, as quais passam por limitar o número de vezes que uma mensagem pode ser reencaminhada.

10h18 - O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado.

Quanto à situação do país, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se contra "uma descompressão durante o mês de abril", em que o estado de emergência vigora até ao dia 17, mas deixou em aberto se "no mês de abril a compressão tem de ser toda igual, sim ou não". "Isso é uma coisa que será apreciada quando terminar este período de renovação do estado de emergência. Veremos", declarou.

10h12 - Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS, é acusado de ter desvalorizado surto de Covid-19 na China e de pactuar com alegado encobrimento das autoridades chinesas relativamente ao número de casos no país. Há já uma petição a pedir o seu afastamento.

10h09 - Um funcionário municipal de Ovar infetado com Covid-19 está a recuperar isolado em casa, em Santa Maria da Feira, vivendo de máscara com a esposa, também contaminada, para proteger o filho bebé ainda por vacinar devido à pandemia. Conheça a história de Paulo, Catarina e Manel.

10h04 - A somatização do novo coronavírus ou Sars-coV-2, causador da doença da Covid-19, trata-se de um processo que se define como "a manifestação de sintomas físicos de um problema psicológico". E como é possível sentir todos os sintomas sem estar infetado?

10h00 - Chegou agora? Fazemos um resumo das principais notícias desta manhã:

09h56 - "Ficar ansioso é uma experiência pela qual todos vamos passar". Especialista em Medicina Geral e Familiar recorda que há estruturas de apoio emocional que foram criadas neste contexto de Estado de Emergência. Saiba tudo aqui.

09h50 - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, decretou o estado de emergência em Tokyo, Osaka e outras cinco cidades do país como tentativa de travar o novo coronavírus, noticia a Reuters. 

09h47 - Esperamos que esteja pronto para mais um treino em casa. A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem vindo a publicar um conjunto de exercícios para se manter ativo e, hoje, seguimos para o dia 10. Siga as regras: 

09h42 - A avó da estrela de 'Saturday Night Live' Michael Che morreu vítima da Covid-19. O artista mostrou-se "muito magoado e com raiva" nas redes sociais.

09h35 - Tedros Adhanom Ghebreyesusdiretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que pedir aos cidadãos que usem máscaras pode fazer sentido em regiões em que é difícil lavar as mãos ou manter a distância social necessária. Mas deixa um aviso: apenas esta proteção "não é capaz de parar a pandemia".

09h29 - O ministro da Saúde da Nova Zelândia apelidou-se de "idiota" depois de violar as ordens de confinamento para ir com a família à praia. David Clark pôs o lugar à disposição e a primeira-ministra, Jacinda Ardern, disse que o manterá no cargo, mas "apenas" por causa da crise da pandemia.

09h27 - O Governo atribui hoje caráter de exceção a mais duas empresas de Ovar, que também ficam autorizadas a laborar durante o cerco sanitário com controlos fronteiriço que vigora no concelho até 17 de abril, devido à Covid-19.

09h23 - No Japão, os robôs estão a substituir os alunos nas celebrações de entrega dos diplomas devido à pandemia do novo coronavírus. Veja as imagens da Reuters.

09h18 - Uma nova droga em forma de comprimido poderá ser utilizada para reduzir os danos pulmonares em indivíduos infetados com o novo coronavírus. Leia aqui.

09h14 - A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) anunciou que tem "mais de uma centena de voluntários finalistas de enfermagem" prontos para intervir e ajudar instituições durante a pandemia da Covid-19.

09h10 - A Covid-19 "mudou quase por completo" os funerais por estes dias, com novos rituais de despedida minimalistas, compreendidos pelas famílias, por vezes numa solidão indigente, mas sempre repletos de equipamento de proteção e cuidados redobrados das funerárias.

09h07 -  O Grupo de Transplantados do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, "não aceita" as explicações sobre a mudança dos serviços de transplante hepático para o Hospital de Santa Marta e pede a intervenção da Assembleia da República. 

09h02 - Rita Ora decidiu 'dar o corpo às balas' e ajudar na luta contra a pandemia do novo coronavírus, como a mãe da artista, Vera Sahatciu, revelou à revista Hello. A cantora juntou-se à sua irmã e ambas inscreveram-se no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

08h55 - O novo coronavírus também tem impacto nas contas dos clubes. Para tentarem evitar sofrer ainda mais consequências financeiras, tanto Benfica, como FC Porto e Sporting pretendem, muito em breve, reduzir os salários dos seus futebolistas em 50%.

08h51 - A crise provocada pela pandemia da Covid-19 marcará o fim do Século Americano e a emergência da China como "a" potência mundial, acredita Kevin Casas-Zamora. O mesmo especialista, secretário-geral do IDEA, uma organização intergovernamental para a democracia, defende que esta conjuntura "vai criar a tempestade perfeita para o reforço dos nacionalismos e populismos na Europa".

08h47 - Muitas pessoas estão a usar máscaras na tentativa de prevenir serem infetados pelo novo coronavírus, mas um novo estudo revela que esses objetos de proteção podem afinal servir de habitat para o Sars-coV-2 durante cerca de uma semana.

08h44 - O departamento de reanimação do Hospital Sestri Levante, em Génova, filmou e deixou-se filmar durante o combate à pandemia da Covid-19. O resultado foi publicado num emotivo vídeo que mostra "uma corrida contra o tempo".

08h40 - Boris Johnson recebeu oxigénio mas não foi ligado ao ventilador. A garantia vem do ministro britânico Michael Gove: "O primeiro-ministro recebeu apoio de oxigénio e permanece sob vigilância rigorosa", mas "não foi ligado a um ventilador", disse à rádio LBC.

08h38 - O diretor da Missão Católica Portuguesa de Caracas avisa que a situação social e económica da Venezuela está a ser agravada pela pandemia da Covid-19.

08h35 - Portugal está, desde o dia 19 de março, em Estado de Emergência e a "situação em que vivemos obriga à adoção de medidas extremas", como defende a Guarda Nacional Republicana (GNR), que partilhou as imagens da descontaminação de uma unidade de saúde em Ovar.

08h32 - Luis Pérez Suárez tinha 61 anos e deixou três filhos. Os colegas de profissão fizeram uma sentida homenagem ao médico espanhol que perdeu a batalha contra a Covid-19. Confira.

08h27 - Recorde que, durante a Páscoa, não pode circular para fora do seu concelho de residência. Mas, caso o trabalho o obrigue, fique com a indicação: "Durante este período os trabalhadores, devem circular munidos de uma declaração da entidade empregadora que ateste que se encontram no desempenho das respetivas atividades profissionais", explicita a Polícia de Segurança Pública (PSP) no Facebook

E o que deve ter essa declaração? 

  • Identificação do cidadão;
  • N.º de cartão de cidadão;
  • Local de residência do cidadão (morada completa);
  • Local do exercício profissional (morada completa);
  • Identificação da entidade patronal;
  • Se necessitar de circular por mais do que um concelho para exercício da atividade profissional, indicar os concelhos; 
  • Assinatura da entidade patronal.

08h22 - Já viu as capas e os destaques dos jornais desta terça-feira? O Notícias ao Minuto, como é hábito, faz-lhe a Revista de Imprensa

08h19 - Como é ter cancro em tempos de coronavírus? Tudo o que tem de saber, aqui

08h14 - A China disse hoje que não foram registadas quaisquer mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas e que no país existem pouco mais de duas centenas de casos graves de infeção.

08h11 - Os moradores das grandes favelas na metrópole brasileira de São Paulo já lutam contra a crise económica que acompanha a disseminação do novo coronavírus e dizem ter dificuldade para comprar comida e produtos básicos de higiene como sabão.

08h09 - Médico português há mais de 25 anos nos Estados Unidos da América, Carlos Correia disse à Lusa notar "um certo medo" no pessoal do consultório onde trabalha, provocado pelo risco de infeção de médicos no tratamento da Covid-19.

08h05  - A pandemia do novo coronavírus levou a uma corrida às armas nos Estados Unidos. O FBI levou a cabo 3.7 milhões de verificações de antecedentes criminais em março, mais 1.1 milhões do que no mesmo mês do ano passado, sublinha a BBC

08h03 - Uma mulher diagnosticada com a infeção do novo coronavírus morreu durante o parto num hospital do Reino Unido. Segundo reporta o The Sun, o bebé sobreviveu e não estará infetado.

07h56 - Um menino residente em Gondomar foi surpreendido pela corporação de bombeiros local no dia do seu aniversário. Pode ver aqui as imagens emocionantes.

07h52 - Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, mantém a sua condição de saúde depois de ontem, segunda-feira, ter sido transferido para os cuidados intensivos do Saint Thomas Hospital, em Londres.

07h46 - Enquanto muitos países pelo mundo inteiro se encontram em confinamento, os animais de estimação estão a adorar o tempo extra com os seus donos. Veja imagens de como os nossos 'melhores amigos' estão a viver esta fase. 

07h37 - A maior feira de videojogos do mundo, a E3, teve a edição 2020 cancelada devido à pandemia de Covid-19 mas a organização responsável, a Entertainment Software Association (ESA), decidiu começar a pensar na edição de 2021.

07h31 - Nos tempos modernos, seja durante uma pandemia, guerra, pobreza ou crise climática, são várias as ocasiões em que precisamos de um estímulo para voltar a acreditar na bondade que existe no mundo. Veja as imagens que o levarão a ter esperança na humanidade.

07h27 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 3.834 pessoas infetadas com a Covid-19, elevando o número total de casos de infeção para 99.225, de acordo com dados oficiais do Instituto Robert Koch, citados pela Reuters. Este número volta, assim, a subir depois de quatro dias de descida (3.677 reportados na segunda-feira).

07h21 - O setor bancário tem sido mobilizado no âmbito da crise motivada pela Covid-19, com moratórias nos créditos e linhas de financiamento a empresas, mas há críticas de que ainda é insuficiente e que mais tem de ser feito. Fique a saber aqui as medidas deste setor face à crise. 

07h18 - Vários líderes mundiais reagiram à transferência do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para os cuidados intensivos do hospital onde se encontra desde domingo à noite com Covid-19, desejando-lhe uma rápida recuperação.

07h15 - O número total de mortes desde o início do surto da Covid-19 nos Estados Unidos excedeu esta segunda-feira os 10.000, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

07h12 - O ministro da Educação brasileiro, que abriu uma nova crise diplomática após um comentário considerado racista por Pequim, disse que poderá desculpar-se caso o país asiático se comprometa a fornecer ventiladores ao Brasil.

07h08 - O Governo de Espanha aprova hoje a proposta para prolongar durante mais duas semanas, até 25 de abril, o 'estado de emergência' em vigor desde 15 de março com o objetivo de lutar contra o novo coronavírus.

07h05 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai discutir a situação de pandemia, pela primeira vez, na quinta-feira, após semanas de impasse entre os seus membros, segundo fontes diplomáticas não identificadas pela AFP.

07h00 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo. Para acompanhar as atualizações de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório