Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: 33 detidos por desobediência. Mais de metade do Mundo em casa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 33 detidos por desobediência. Mais de metade do Mundo em casa

O Presidente da República revelou, numa entrevista hoje divulgada pela Antena 1, que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. Durante a tarde - e após uma reunião no Infarmed - Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "o processo em curso" contra o novo coronavírus "está a conhecer passos positivos". Mas quanto à reabertura de escolas, tal não deverá acontecer este mês.

Ministério da Educação, reúne-se com os vários representantes da comunidade escolar para discutir como será o terceiro período de aulas.

O novo coronavírus já fez 345 vítimas mortais em Portugal, um aumento de 34 mortos face a segunda-feira. Há ainda, como dá conta o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, 12.442 infetados até à data, o que traduz um aumento de 712 casos. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

Continue a acompanhar-nos com todas as atualizações futuras aqui.

20h51 - Lucas Ruiz, um menino de seis anos, criou uma 'caixa solidária' para ajudar todos os moradores do seu bairro em Bauru, São Paulo (Brasil), durante a pandemia da Covid-19. 

20h39 - Uma plataforma dedicada a livros, criada assumidamente como resposta aos tempos de crise, foi hoje lançada, com notícias, entrevistas, listas sobre obras, e artigos de fundo, que conta com a colaboração de autores como Afonso Cruz e Frederico Lourenço.

20h32 - Em tempos de confinamento, Slow J dá uma 'lição': ‘Bem Vindo a Casa’. A nova música do rapper relembra “como é bom estar em casa”, numa altura em que é imperativo fazê-lo. Ora oiça:

20h30 - Boris Johnson recusa ajuda de Trump para recuperar da Covid-19. Governo do Reino Unido acredita que "o primeiro-ministro está a receber o melhor tratamento possível do Serviço Nacional de Saúde" britânico.

20h23 - As grávidas sem Covid-19 voltam, a partir de hoje, a poder ter um acompanhante durante os partos realizados no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, anunciou o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

19h59 - Marrocos vai impor penas entre um e três meses de prisão para os marroquinos que não usarem máscaras, obrigatórias desde hoje nas deslocações e em pleno período de "confinamento sanitário", em vigor desde 20 de março. Para além da pena de prisão, será imposta uma multa entre 300 e 1.300 dirhams (entre 28 e 110 euros).

19h55 - O primeiro-ministro recebe na quarta-feira, em São Bento, por ordem crescente de representatividade, os partidos com assento parlamentar sobre a reabertura dos estabelecimentos de ensino, que encerraram em 16 de março por causa da pandemia de Covid-19.

19h53 - Rússia quer começar a testar vacinas em humanos em junho. Segundo o diretor do maior centro de investigação do país propõe que três possíveis curas sejam testadas em 180 voluntários.

19h49 - Uma organização não-governamental do Zimbabué vai levar o Governo do país a tribunal por considerar que este falhou em "fornecer equipamentos de proteção" contra a Covid-19 a mais de 16.000 médicos e enfermeiros.

19h41 - O governo sueco anunciou hoje que chegou a um acordo com a oposição sobre uma lei de emergência que lhe permite adotar medidas imediatas contra a pandemia Covid-19, mas mantendo uma estratégia mais suave que a maioria dos países.

19h36 - Após 76 dias, as restrições foram levantadas em Wuhan e centenas de pessoas abandonaram a cidade. Segundo a Associated Press, a proibição, que tem servido de modelo a grande parte dos países afetados pelo novo coronavírus, terminou às 00h locais de quarta-feira em Pequim (17h de hoje em Lisboa).

19h29 - Depois de já ter resistido à pandemia de gripe espanhola em 1918 e à tuberculose, uma munícipe de Oliveira de Azeméis celebra hoje o seu 109.º aniversário, sendo descrita por um familiar como saudável em tempos de Covid-19.

19h27 - A Associação das Empresas de Vinhos do Porto (AEVP) iniciou esta semana a "entrega gratuita de 55.000 litros de gel desinfetante a 15 unidades hospitalares do Norte de Portugal envolvidas no combate à Covid-19.

19h25 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, atacou hoje violentamente a Organização Mundial de Saúde (OMS), acusando-a de ser pró-China e de administrar mal o combate contra a pandemia de Covid-19.

19h21 - As empresas em 'lay-off' têm de pagar os duodécimos dos subsídios de férias que foram acordados anteriormente, não sendo contabilizado esse valor na compensação remuneratória de dois terços que é devida ao trabalhador, explicam advogados consultados pela Lusa. 

19h19 - O arquipélago da Madeira regista hoje 49 casos de covid-19, mais um do que na segunda-feira, disse hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da região, indicando que o novo doente é um jovem regressado do Reino Unido.

19h11 - A polícia norte-americana está a pedir ajuda para travar mulher que ameaça espalhar Covid-19. As autoridades do Texas pretendem deter Lorraine Maradiaga, de 18 anos, e acusá-la de "ameaça terrorista".

19h06 - Um casal de idosos, residente em Mississippi, nos Estados Unidos, morreu com Covid-19. Juntos há 50 anos, Jerry Williamson e a sua mulher Frances Jewel Williamson morreram, na passada quarta-feira, de mãos dadas apenas com uns minutos de diferença

18h59 - Infarmed já reagiu às acusações da organização sem fins lucrativos belga Affordable Medicines Europe que, esta segunda-feira, disse que Portugal é um dos Estados-membros da União Europeia que faz armazenamento excessivo de medicamentos essenciais ao tratamento da Covid-19 e que estão em falta noutros países. Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento "falar em açambarcamento é um total absurdo".

18h43 - O MAI anunciou esta tarde que, desde a renovação do Estado de Emergência até às 17h de hoje, "foram detidas 33 pessoas por crime de desobediência" - por "violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência". Tendo 11 dessas pessoas sido detidas nas últimas 24 horas. No mesmo período, foram ainda encerrados "177 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas".

18h41 - França ultrapassa os 10 mil mortos. Nas últimas 24 horas foram contabilizadas mais 607 vítimas mortais por Covid-19.

18h39 - A justiça alemã descobriu uma grande fraude relacionada com a suposta entrega de cerca de 10 milhões de máscaras protetoras por 15 milhões de euros ao Estado regional da Renânia, anunciaram as autoridades.

18h36 - Ao fim de 76 dias, Wuhan, na China, o primeiro epicentro da pandemia do novo coronavírus, prepara-se para sair da quarentena. Serão permitidas entradas e saídas da cidade da província de Hubei.

18h23 - "Itália sem mortos por Covid-19 a partir de 19 de maio". Um estudo levado a cabo pela Universidade de Washington refere ainda que o número de mortos a 4 de agosto de 2020 rondará os 20.300.

18h18 - FIFA recomenda o prolongamento de contratos e aceita alterações no mercado. Veja aqui as restantes recomendações para os clubes numa altura em que a pandemia do novo coronavírus provocou a paragem de quase todas as competições.

18h11 - ministro dos Negócios Estrangeiros e responsável por substituir Boris Johnson enquanto este se mantiver nos cuidados intensivos devido a uma infeção por Covid-19, assegurou, esta terça-feira, que o estado de saúde do primeiro-ministro permanece "estável". "Boris Johnson é um lutador. Estará de volta ao leme em breve", garantiu Dominic Raab.

18h03 - Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença Covid-19, segundo um balanço hoje avançado pela agência France Presse (AFP).

17h56 - Com mais tempo em casa, a procura de brinquedos sexuais na Dinamarca mais do que duplicou, revelou a co-proprietária da maior empresa do ramo nos países nórdicos. Na primeira semana de abril, as vendas subiram para 110% no país.

17h49 - Um lar de idosos norte-americano tem quase 800 casos suspeitos de Covid-19. A instituição anunciou que todos os pacientes e funcionários serão tratados como se estivessem infetados.

17h42 - Já passaram 20 anos desde que o casamento de Bruce Willis e Demi Moore chegou ao fim. No entanto, o antigo casal mantém uma boa relação e prova disso são as recentes imagens que foram partilhadas nas redes sociais e que mostram que estão a passar a quarentena juntos.

17h34 - Grupo para Diretor Regional da Saúde tem 27 mil fãs (e muito humor). Tiago Lopes é o rosto do momento nos Açores (e não só) e desde que o novo coronavírus chegou ao arquipélago que é ele quem dá a cara na gestão da crise sanitária no arquipélago, todos os dias, como Diretor Regional da Saúde. Além dos elogios, os membros do grupo partilham vídeos, memes e muitas fotografias.

17h27 - Miss Inglaterra regressou ao Reino Unido para trabalhar como médica a combater a Covid-19. Bhasha Mukherjee encontrava-se na Índia a trabalhar quando o surto do novo coronavírus começou a espalhar-se pelo mundo.

17h24 - A Noruega anunciou hoje um alívio progressivo das restrições impostas para travar a propagação do novo coronavírus a partir de 20 de abril, começando pela reabertura das creches e o levantamento da proibição de deslocações para residências secundárias.

17h19 - As Forças Armadas registaram até ao momento 57 militares infetados com o novo coronavírus, dois dos quais estão curados e outros dois hospitalizados, anunciou hoje o ministro da Defesa, numa audição no parlamento.

17h12 - Autarca britânica retrata-se após dizer que Boris Johnson "merece" ter Covid-19. Sheila Oakes, mayor da cidade de Heanor, situada em Derbyshire, viu-se, esta terça-feira, colocada no centro do 'furacão', devido a um comentário deixado na rede social Facebook e admitiu que não estava à espera que as declarações "aborrecessem tantas pessoas".

17h09 - O ministro da Saúde francês avisou hoje que ainda não se atingiu o pico da epidemia da Covid-19 e que, com o país a entrar na quarta semana consecutiva de confinamento, é cedo para falar no fim da quarentena.

17h05 - O número de mortos em Itália ultrapassou a cifra dos 17 mil. Foram registados mais de 600 óbitos nas últimas 24 horas e mais 3.039 casos positivos da Covid-19.

17h02 - Dias Ferreira, antigo dirigente do Sporting, encontra-se internado numa unidade hospitalar depois de ter sido infetado pelo novo coronavírus, avança a Rádio Renascença esta terça-feira. Está a recuperar, garante o filho Carlos Dias Ferreira.

16h59 - Fecho de escolas com pouco impacto no combate à Covid-19, revela estudo. Os cientistas concluíram que seria mais benéfico, sobretudo para as crianças, que estas instituições continuassem a ter aulas com a implementação de medidas de distanciamento social.

16h53 - A Covid-19 chega aos animais e já infetou dois cães, um gato e um tigre. A Organização Mundial para a Saúde Animal já aconselhou pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus a evitarem o contacto com animais domésticos.

16h47 - Na cidade alemã de Brunswick, uma mulher de 101 anos decidiu escapar do lar de terceira idade onde se encontrava, com o intuito de ir festejar o aniversário da filha. Mas acabou por ser interceptada pela polícia local, pouco depois de abandonar a residência.

16h41 - Bateram-lhe à porta para inspeção da luz? "Desconfie e não abra". O conselho é da ERSE, que apurou junto das empresas de eletricidade e gás natural que "não estão agendadas nem previstas quaisquer inspeções periódicas nas casas dos consumidores" durante o período da pandemia.

16h37 - O primeiro-ministro francês garantiu novamente, esta terça-feira, que "o confinamento vai durar"Édouard Philippe voltou a sublinhar que o foco está na redução da entrada de pacientes com Covid-19 na Unidade de Cuidados Intensivos.

16h35 - Uma enfermeira chinesa, de 32 anos, teve uma paragem cardíaca e morreu após trabalhar durante 56 dias sem parar para salvar pacientes com Covid-19, num hospital na província de Hubei. Fazia parte da primeira equipa médica enviada para aquela província vinda de Shandong em janeiro para ajudar a combater o vírus.

16h32 - As autoridades francesas puseram em prática mais uma medida para tentar combater o surto de Covid-19 e baniram o exercício físico no exterior, durante o dia, na cidade de Paris. As novas regras vão estar em vigor entre as 10h e as 19h (hora local) a partir de amanhã, quarta-feira.

16h29 - Nova Iorque registou, esta terça-feira, o maior aumento diário de mortes provocadas pela pandemia do novo coronavírus: 731. Na véspera, este número tinha-se ficado pelos 599 óbitos. Este estado é o mais afetado do território norte-americano e passa assim a registar um total de 5.489 vítimas mortais.

16h27 - Uma bebé de três meses morre vítima do novo coronavírus no Brasil. A menina nasceu com problemas de saúde ao nível renal e a morte só foi divulgada depois de serem conhecidos os resultados do teste à Covid-19.

16h24 - O ministro da Defesa português defendeu que as missões militares da União Europeia devem manter-se, com ajustamentos, e pediu maior coordenação do esforço europeu no combate à pandemia de Covid-19, numa reunião com homólogos europeus, foi hoje anunciado.

16h19 - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou hoje para que se evite repetir os erros de outros países na luta contra o novo coronavírus e advertiu que o país ainda não chegou ao ponto máximo da sua propagação.

16h13 - As autoridades belgas dedicaram um hotel exclusivamente a mulheres vítimas de violência doméstica. A medida foi adotada depois de as autoridades notarem um aumento nos casos de violência doméstica após ser decretado o confinamento obrigatório por causa da pandemia do novo coronavírus.

16h10 - Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, e outros seis presidentes de parlamentos de Estados-membros da União Europeia subscreveram uma carta em que pedem às instituições europeias medidas urgentes contra a crise provocada pela pandemia de Covid-19.

16h06 - No Equador, os mortos estão a ser colocados em caixões de cartão. Recorde-se que o país vai construir cemitérios devido à pandemia da Covid-19. As imagens são da BBC

16h02 - Édouard Philippe, primeiro-ministro francês, não tem qualquer dúvida: "Hoje é a hora do confinamento e a hora do confinamento vai durar. Sabemos que é uma situação difícil de suportar para muitos franceses, mas estou plenamente consciente disso".

15h59 - As autoridades holandesas confirmaram hoje pelo menos 234 mortes da Covid-19, o dobro das mortes diárias anunciadas nas últimas semanas e que faz aumentar para 2.101 o total de mortos no país com a doença.

15h55 - O governo espanhol decidiu que os trabalhadores em atividades não essenciais que não conseguem trabalhar em casa podem regressar às suas atividades laborais a partir de segunda-feira, 13 de abril, mas propõe manter o estado de emergência.

15h49 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu orientações para a resposta de lares de idosos e unidades das redes de Cuidados Integrados e Continuados durante a fase de mitigação da pandemia da Covid-19.

15h43 - Alguns países europeus começam a anunciar o alívio das restrições implementadas devido à Covid-19. Áustria, Dinamarca e República Checa preparam alguns levantamentos, enquanto Itália e Espanha preparam os planos pós-pico, que esperam aplicar "dentro de algumas semanas".

15h39 - Três utentes e uma funcionária do lar Pereira de Sousa estão infetados com Covid-19, disse o provedor da Misericórdia de Melgaço. Foram ainda testadas mais de 100 pessoas daquela resposta, num rastreio pago pela câmara.

15h34 - Um inquérito sobre o ensino à distância, realizado entre 2 e 6 de abril, indica que apenas 23% dos professores afirmaram que os alunos realizaram "a totalidade" ou "a quase totalidade" das tarefas propostas no final do 2.º período.

15h28 - E agora uma pergunta que seguramente paira na mente de muitos portugueses. É possível apanhar Covid-19 através da entrega de comida em casa? 

15h25 - Mais de 100 pessoas infetadas com o surto do novo coronavírus morreram nas últimas 24 horas na Suécia, de acordo com os responsáveis de saúde. O país conta com 7.693 casos diagnosticados.

15h22 - O Equador vai construir cemitérios com espaço para 12 mil mortos. Cynthia Viteri, prefeita de Guayaquil, anunciou que os espaços estão reservados aos que morreram "durante esta emergência sanitária".

15h17 - Boris Johnson está internado nos Cuidados Intensivos devido à Covid-19. Imagens da AFP mostram que, esta terça-feira, flores foram entregues à porta do número 10 de Downing Street. A Rainha Isabel II já enviou uma mensagem ao primeiro-ministro britânico

15h10 - O Governo dos Açores vai disponibilizar 1.900 computadores a alunos do ensino básico e secundário, a partir desta semana, para promover o ensino à distância, anunciou hoje o titular da pasta da Educação.

15h03 - Dez recém-nascidos foram diagnosticados com o novo coronavírus numa maternidade em Timisoara, na Roménia, e as autoridades acreditam que podem ter sido infetadas pela equipa clínica, já que as mães não têm a Covid-19.

14h57 - Um investigador do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, diz que podemos esperar novas ondas de contágios. Porém, adverte, tudo será mais evitável caso estejamos mais bem preparados para testar possíveis infetados.

14h53 - A Direção-Geral de Saúde (DGS) desconhece o tempo médio de resposta entre a realização dos testes de despiste da Covid-19 e o resultado do mesmos.

14h49 - O Governo espanhol lançou um apelo a partidos políticos, sindicatos e empresários para que cheguem a "um grande acordo nacional" para enfrentar a crise causada pelo novo coronavírus, depois de a pandemia ser controlada a nível sanitário.

14h46 - Israel decretou hoje o isolamento total das cidades daquele país durante os próximos dois dias e meio, a partir desta terça-feira à tarde, e um recolher obrigatório até quinta-feira para evitar deslocações durante a Páscoa judaica.

14h42 - O Reino Unido registou 786 mortes em 24 horas, um novo recorde diário. A contagem total elevou-se assim para 6.159 vítimas mortais. 

14h41 - José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, afirmou que há convergência entre técnicos e responsáveis políticos de que as medidas de confinamento social tiveram resultados positivos na contenção da Covid-19, mas frisou que importa manter o condicionamento.

14h40 - Depois, foi a vez de André Silva, do PAN, que destacou que "este encontro veio confirmar aquilo que têm sido as informações dos últimos dias, agora com mais tempo". As medidas de isolamento "estão a resultar, na medida em que a taxa de incidência está a reduzir significativamente". De qualquer modo, "devemos ter cautelas porque a taxa não é suficientemente reduzida neste momento para que as possamos levantar".

14h32 - Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS, quis dar "uma palavra de ânimo aos portugueses" uma vez que as medidas estão a retornar um efeito positivo. Contudo, há advertências. O partido entende ser "fundamental que haja uma maior robustez dos sistemas de vigilância" que passa por "um reforço dos meios de deteção e rastreio da Covid-19". 

14h26 - David Justino, do PSD, considerou após a reunião que "estas informações foram muito úteis para começarmos, não necessariamente a fazer cenários impossíveis mas a construir saídas que sejam pertinentes". "A nossa disponibilidade é total para colaborar com o Governo", disse reiterando as palavras de Rui Rio. 

14h25 - Mariana Silva, do PEV, saudou os "trabalhadores que permitem que o país não pare". A deputada referiu que as medidas de contenção aplicadas "estão a ter resultado", pedindo um " mais um esforço" aos portugueses. "Para Os Verdes, o mais importante é que ninguém fique para trás", acrescentou acerca do ano letivo

14h22 - Seguiu-se João Oliveira, do PCP, que disse parecer "essencial resolver os problemas económicos e sociais resultantes desta situação". "Parece-nos que o elemento mais relevante desta reunião é a constatação dos resultados positivos que têm advindo do cumprimento por parte dos portugueses das medidas de saúde pública que foram determinadas e a necessidade de elas continuarem e de se manter esse cumprimento", advogou.

14h18 - Já Catarina Martins começou por "agradecer a todos os profissionais de saúde" pelo trabalho "extraordinário" quando esta terça-feira se marca o Dia Mundial da Saúde. "Parece claro que as medidas de contenção estão a dar resultado", considerou. A coordenadora do Bloco de Esquerda sublinhou também estas são para "manter" e que, assim, "a abertura do ano letivo para 14 de abril está, neste momento, posta fora de questão"

14h16 - João Cotrim Figueiredo vincou, no final do mesmo encontro, a necessidade de continuar a luta contra a Covid-19 ao longo deste mês. "Realmente, abril é o mês para continuar a manter as medidas de contenção, que defendo sem hesitação". O líder do Iniciativa Liberal apontou ainda farpas ao Executivo e explicou o sentido de voto do partido na Assembleia quanto ao Estado de Emergência.

14h10 - Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, após uma reunião com especialistas de Saúde, que "o processo em curso" contra o novo coronavírus "está a conhecer passos positivos". "Há uma tendência positiva, lenta, mas positiva", reiterou.

"Se queremos ganhar a liberdade em maio, precisamos de a ganhar em abril. Para dar passos de regresso progressivo à normalidade [...] é preciso em abril ganhar maio. Em abril ganhar a liberdade, que é o objetivo de todos os portugueses", acrescentou o Presidente da República.

De acordo os especialistas, deve-se "manter o esforço durante este mês de abril", sendo que, as escolas não irão reabrir este mês.

14h08 - As empresas autorizadas pelo Governo a laborar durante o estado de calamidade pública declarado em Ovar devido à Covid-19 são já 30, a avaliar pelos diplomas emitidos nos últimos dias pelo Ministério da Economia e Conselho de Ministros.

14h06 - O presidente do Governo dos Açores deu hoje orientações para a formalização de uma queixa-crime contra o passageiro que desembarcou em Ponta Delgada, proveniente de Lisboa, infetado com o novo coronavírus.

14h03 - O antigo ministro das finanças alemão - e um dos rostos mais conhecidos da austeridade imposta aos países europeus durante a crise de 2008 - Wolfang Schäuble, prevê que a recuperação económica após a crise pandémica seja o maior desafio imposto à Alemanha, à Europa e ao Mundo nas últimas décadas.

14h00 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, manteve-se estável durante a noite e está animado, não tendo precisado de ser ventilado nem sido diagnosticado com pneumonia após a infeção com Covid-19, afirmou hoje o porta-voz oficial. 

13h57 - Ainda sobre as máscaras. Se quiser usar, o El Mundo publicou um vídeo que explica como fazer uma em casa.

13h55 - Bloco de Esquerda pede acolhimento para sem-abrigo. O vereador do BE da Câmara de Lisboa propõe a mobilização de quartéis vazios, escolas e hotéis, espaços onde se evite a concentração de muitas pessoas, para melhorar o acolhimento dos sem-abrigo durante a pandemia de Covid-19.

13h54 - Passageiro infetado que viajou do continente para os Açores. O presidente do Governo dos Açores deu hoje orientações para a formalização de uma queixa-crime contra o passageiro que desembarcou em Ponta Delgada, proveniente de Lisboa, infetado com o novo coronavírus.

13h49 - O primeiro-ministro, António Costa, enviou hoje votos de "rápida e total recuperação" ao seu homólogo do Reino Unido, Boris Johnson, que se encontra doente com Covid-19 nos cuidados intensivos de um hospital de Londres.

13h40 - A PSP deteve em Ovar, onde foi decretado o estado de calamidade pública, uma mulher, de 78 anos, infetada com o novo coronavírus, que andava a fazer compras num hipermercado. "A mulher foi intercetada num estabelecimento comercial daquela cidade e era conhecedora do resultado positivo do teste à Covid-19, bem como do dever de confinamento obrigatório, pelo que foi acompanhada até ao seu domicílio, por esta Polícia", disse a PSP.

13h37 - Complementando o alerta da OMS, mais abaixo, em relação às máscaras, uma enfermeira norte-americana publicou um vídeo onde mostra o que acontece quando se usam luvas indevidamente.

13h36 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou hoje os países que decidam generalizar o uso de máscaras a avaliarem os riscos, frisando que deve sempre ser complementar a outras medidas de prevenção contra a pandemia da Covid-19.

A organização frisa que "o uso de máscara só por si é insuficiente para garantir um nível adequado de proteção e outras medidas devem ser adotadas", indicando a lavagem frequente das mãos e o distanciamento social.

13h35 - Fazemos um resumo das principais incidências desta terça-feira, até ao momento:  

13h35 - Boa tarde. Começamos um novo registo. Para acompanhar as atualizações desta manhã, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório