Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Covid-19 chega aos animais e já infetou dois cães, um gato e um tigre

Organização Mundial para a Saúde Animal já aconselhou pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus a evitarem o contacto com animais domésticos.

Covid-19 chega aos animais e já infetou dois cães, um gato e um tigre
Notícias ao Minuto

16:47 - 07/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de casos confirmados e 70 mil mortes em todo o mundo, mas os seus efeitos não se restringem aos seres humanos, até porque, nas últimas semanas, foram detetados já quatro casos no reino animal, como informa o jornal espanhol El País.

O primeiro diagnóstico registou-se em março quando dois cães (um pastor alemão e um spitz alemão) testaram positivo ao novo coronavírus, após uma série de testes levada a cabo pelas autoridades de Hong Kong em animais que estiveram em contacto com pessoas infetadas.

Mais tarde, os serviços veterinários da Bélgica anunciaram que um gato acusou positivo após apresentar alguns sintomas, nomeadamente ao nível dos sistemas digestivo e respiratório, possivelmente devido à proximidade com o dono, que se encontrava infetado.

O caso mais recente remonta à passada semana. Os testes realizados pelo Jardim Zoológico do Bronx, em Nova Iorque, a um tigre malaio, que vinha a apresentar tosse seca, resultaram positivo. Entretanto, já seis outros tigres e leões do mesmo recinto foram dados como suspeitos, sem que, no entanto, haja qualquer tipo de confirmação.

Organização Mundial para a Saúde Animal já veio a público esclarecer que não existe qualquer tipo de prova que aponte para que os animais consigam transmitir o vírus aos seres humanos, mas já aconselhou pessoas infetadas a evitar contacto com os animais de forma a evitar que estes sigam o mesmo destino.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório