Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Há uma tendência positiva. Lenta, mas positiva", garante Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa termina reunião com os especialistas de saúde pública começando por deixar uma mensagem de esperança com base nos dados analisados ao longo dos dias.

"Há uma tendência positiva. Lenta, mas positiva", garante Marcelo

"As mensagens que nos foram transmitidas hoje pelos especialistas foram muito claras e muito impressivas", disse o Presidente da República, esta terça-feira, no final de uma reunião com especialistas de saúde pública, no no Auditório do INFARMED, em Lisboa.

“O processo que está em curso está a mostrar passos positivos no crescimento diário de número de casos e está a dar passos positivos na propagação do vírus”, continuou, explicando que “estes são dois exemplos de como há uma tendência positiva”. “Agora já há dados para poder dizer, há uma tendência positiva. Lenta, mas positiva".

Marcelo Rebelo de Sousa deixa, porém, um aviso: "Se queremos ganhar a liberdade em maio, precisamos de a ganhar em abril". O chefe de Estado sublinhou que o alívio das medidas de confinamento depende do comportamento durante este mês. "É preciso em abril ganhar maio", disse.

“A terceira mensagem é pedir aos portugueses que, no resto do mês de abril, façam um esforço, para além do que têm feito - e que agradecemos - , para se poder virar uma página no fim do mês de abril”, concluiu. "Temos aqui uma boa notícia mas que não dispensa o esforço complementar nas semanas que se seguem".

Quando questionado sobre a abertura das escolas, se se pode depreender que não estas não abrirão no mês de abril, Marcelo foi perentório: "Isso pode depreender, obviamente. O senhor primeiro-ministro o dirá dia 9 de abril. Mas daquilo que disseram os especialistas a opção a fazer é ganhar em abril o mês de maio, portanto será para manter este esforço no mês de abril".

Um dos jornalistas presentes inquiriu, ainda, sobre se saía mais confiante da reunião. "Percebe-se que este esforço dos portugueses está a dar a resultado. Isso aumenta a nossa confiança e aumenta a convicção positiva relativamente aquilo que vai ser o futuro da nossa sociedade e da nossa economia nos meses seguintes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório