Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Aberto hotel em Bruxelas só para vítimas de violência doméstica

Autoridades belgas dedicaram um hotel exclusivamente a mulheres vítimas de violência doméstica.

Covid-19: Aberto hotel em Bruxelas só para vítimas de violência doméstica
Notícias ao Minuto

16:12 - 07/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

As autoridades belgas prepararam um hotel para funcionar em exclusivo como abrigo para vítimas de violência doméstica e este fim de semana recebeu os primeiros ocupantes, de acordo com a imprensa local.

A medida foi adotada na sequência de um aumento nos casos de violência doméstica notado pelas autoridades, em resultado do confinamento obrigatório instituído por causa da pandemia do novo coronavírus.

Estando os abrigos sobrelotados, também por causa de pessoas com outras vulnerabilidades, como os sem-abrigo, o 'Collège de la Commission Communautaire Française' (COCOF) disponibilizou um hotel dedicado exclusivamente à acomodação de mulheres vítimas de violência doméstica.

As instalações permanecerão em funcionamento até ao final de junho. No total, pode acomodar no máximo 50 pessoas, mulheres com ou sem filhos.

A violência doméstica é uma preocupação das autoridades de vários países, numa altura em que as pessoas estão fechadas em casa. Os casos de violência doméstica em França, por exemplo, aumentaram mais de 30% desde que o país entrou em quarentena, revelaram as autoridades no final de março.

Em Portugal, o Governo anunciou hoje medidas de apoio às vítimas de violência doméstica durante a pandemia, entre as quais a abertura de duas novas estruturas temporárias de acolhimento de emergência, com vagas para mais 100 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório