Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bebé de três meses morre vítima do novo coronavírus no Brasil

Menina nasceu com problemas de saúde ao nível renal. Morte só foi divulgada depois de serem conhecidos os resultados do teste à Covid-19.

Bebé de três meses morre vítima do novo coronavírus no Brasil
Notícias ao Minuto

15:49 - 07/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Uma bebé de apenas três meses morreu no hospital da cidade de Iguatu, no nordeste do Brasil, vítima do novo coronavírus, que já fez centenas de mortes neste país sul-americano.

De acordo com o portal G1, a menina foi encaminhada para o hospital no passado dia 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu nesse mesmo dia devido a complicações como bronquiolite e pneumonia.

A morte desta criança só foi confirmada esta segunda-feira pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, depois de ser conhecido o resultado do teste à Covid-19, que deu positivo.

A mesma publicação adianta que a bebé começou a apresentar sintomas semelhantes aos de uma gripe no dia 5 de março e foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois de atendida, a criança voltou para casa com a recomendação do uso de antialérgicos e vitaminas.

A bebé já tinha problemas de saúde tendo sido diagnosticada à nascença com Síndrome de Bartter - uma alteração nos rins que afeta a taxa de potássio no sangue -, mas este era um problema que estava controlado.

Devido à síndrome, a criança era acompanhada no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, para onde os pais e a criança viajaram no dia 11 de março, e foi após esta viagem que a menina começou a apresentar sinais de ter contraído coronavírus, principalmente dificuldade respiratória.

"Quando nos deslocámos para ir para Fortaleza, no dia, ela não teve contacto com ninguém. A consulta dela foi à tarde, mas estava só eu e ela. Eu fiquei na casa de uma colega até a hora da consulta para não ficarmos expostas na rua”, contou a mãe da criança ao portal G1.

No regresso a Iguatu, local onde viviam, no dia 30 de março, as dificuldades da criança para respirar aumentaram e os pais levaram a menina novamente à UPA. De lá, a bebé foi transferida para o hospital e entubada, onde ficou até morrer.

Os pais da criança querem agora explicações já que, após o diagnóstico da filha, ambos foram expostos na internet e ficaram apreensivos quanto à disseminação do vírus na região.

"Eu quero uma explicação detalhada. Se for preciso fazer o exame, eu faço, a minha esposa também e as minhas duas filhas. Não podemos sair aqui fora porque as pessoas ficam com outros olhos, assustados como se fôssemos um fantasma, como se fosse um bicho de outro mundo. Estamos a sofrer muito, isto é uma falta de ética. Há uma foto minha, fotos da minha minha filha nas redes sociais, isso é muito constrangedor", sublinhou o pai da criança em declarações ao portal G1.

O secretário de Saúde de Iguatu, Georgy Xavier, confirmou que a criança estava infetada com o novo coronavírus, solidarizando-se com a família e salientando que não expôs os nomes dos pacientes.

“Esclarecemos aqui, nesse momento, que quando o paciente é testado positivo ou negativo não significa que seja a causa da morte, mas a presença do vírus no organismo dessa pessoa", atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório