Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Prolongando-se contenção, serão precisas medidas económicas mais fortes"

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, sublinhou que com o prolongamento das medidas de contenção é necessário pensar em medidas económicas e sociais mais fortes.

"Prolongando-se contenção, serão precisas medidas económicas mais fortes"

Duas coisas: a contenção social está a mostrar resultados, mas é necessário que continue. Esta foi a conclusão da reunião entre os líderes partidários, Governo e Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com os especialistas de saúde sobre a Covid-19. Por isso, a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, alerta que são necessárias medidas de carater social e económico mais fortes

"Prolongando-se as medidas de contenção, vão ser precisas medidas mais fortes do ponto de vista económico e social. Não me canso de repetir o papel que as grandes empresas e o sistema financeiro têm de ter neste momento", sublinhou Catarina Martins, à saída do encontro e em declarações aos jornalistas. 

Neste sentido, a líder do Bloco referiu que é necessário garantir que as famílias não ficam sem água, luz e telecomunicações num período em que estão essencialmente em casa e, por isso, o partido levará algumas propostas à Assembleia da República neste sentido, como já é sabido. 

De acordo com a líder do BE, os especialistas, que fizeram um ponto da situação sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal, revelaram a importância que a contenção social está a ter no controlo da doença, ao mesmo tempo que reforçaram a necessidade de esse conjunto de medidas se manter. Por isso, a questão da reabertura do ano letivo na próxima semana estará fora de planos.

"Estivemos a ouvir os especialistas sobre várias questões, incluindo sobre a reabertura do ano letivo. Parece claro, pelo que foi dito, que as medidas de contenção estão a dar resultado, as pessoas estão naturalmente cansadas de medidas de contenção que já são prolongadas, mas são elas que têm permitido combater esta pandemia. Parece certo que está a resultar, por um lado, e parece certo que têm de se manter, por outro. Quer dizer que a abertura do ano letivo no dia 14 de abril está fora de questão, estão a ser debatidos outros cenários", referiu Catarina Martins. 

Esses outros cenários, detalhou, serão discutidos numa reunião entre o Governo e os vários partidos que constituem a AR, agendada para quarta-feira. 

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se assinala esta terça-feira, tendo a Organização Mundial de Saúde dedicado a celebração à classe dos enfermeiros, a líder do Bloco começou por "agradecer aos enfermeiros e enfermeiras e a todos os profissionais de saúde que estão a fazer um trabalho extraordinário no nosso país". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório