Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Fecho de escolas com pouco impacto no combate à Covid-19, revela estudo

O estudo concluiu que seria mais benéfico, sobretudo para as crianças, que estas instituições continuassem a ter aulas com a implementação de medidas de distanciamento social.

Fecho de escolas com pouco impacto no combate à Covid-19, revela estudo
Notícias ao Minuto

16:50 - 07/04/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Um estudo realizado pela University College London, no Reino Unido, concluiu que o encerramento dos estabelecimentos de ensino teve pouco impacto na desaceleração da disseminação da Covid-19 em vários países. 

De acordo com o documento, citado pelo Independent, o encerramento de escolas e universidades previa uma redução no número de mortes relacionadas com o novo vírus entre 2% e 4% no Reino Unido. Algo que não se tem vindo a verificar. 

O estudo aponta que o encerramento destas instituições teve apenas um pequeno impacto, considerando sobretudo que as crianças não são os maiores portadores do novo coronavírus.

Os cientistas que levaram a cabo a investigação consideram que a mesma conclusão é aplicada noutros países que estão a ser afetados pela pandemia, como por exemplo a Bélgica e a Holanda. 

Neste estudo - em que foram analisados 16 investigações que incluíram estudos já sobre a Covid-19 - foi também concluído que o encerramento de escolas não teve grande impacto a travar outros surtos e epidemias como por exemplo a do vírus SAR, uma doença que se espalhou em 2003 na China, Hong Kong e Singapura. 

O estudo denota ainda que a medida com maior impacto é sem sombra de dúvida o distanciamento social, sobretudo por parte da população adulta e envelhecida, e que o encerramento das escolas representa "elevados custos económicos e pode potencialmente ser negativo sobretudo para crianças com dificuldades de aprendizagem".

Para estes investigadores a solução passaria não por fechar estabelecimentos de ensino, mas sim aplicar as medidas de distanciamento social nestas instituições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório