Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: "Mês de abril é determinante". 1,3 milhões de casos no mundo

Há 1,3 milhões de casos positivos do novo coronavírus no mundo. Em Portugal, regista-se mais de 11 mil infetados e 311 mortos. Acompanhe aqui, AO MINUTO, todas os desenvolvimentos sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Mês de abril é determinante". 1,3 milhões de casos no mundo
Notícias ao Minuto

15:50 - 06/04/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Segundo os últimos balanços epidemiológicos, os países mais afetados pelo surto do novo coronavírus no mundo são, neste momento, a Itália (com 15,887 mortes), a Espanha (com 13.055 mortes), os Estados Unidos (com 9.618 mortes) e a França (com 8.078 mortes). Ao todo existem 1,3 milhões de pessoas infetadas no mundo, sendo que mais de 73 mil pessoas já perderam a vida devido à Covid-19.

Contudo, há boas notícias. A Alemanha registou uma queda nos números de casos confirmados de Covid-19 pelo quarto dia consecutivo. Na China, a situação está estável, tendo sido identificados apenas 1.300 infetados em todo o território, segundo as autoridades de saúde do país.   

Por cá, esta segunda-feira, de acordo com a avaliação diária da Direção-Geral de Saúde, nas últimas 24 horas foram confirmados mais 452 novos casos de infeção e 16 vítimas mortais. Num total, desde o início da pandemia, Portugal conta com 11.730 pessoas doentes e 311 mortos devido ao novo vírus.

Ainda sobre a incidência do surto no país, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, alertou que estamos numa "fase decisiva" da luta contra o vírus e que "Portugal continua a aumentar o número de testes" efetuados, sendo que, desde 1 de março, já foram feitos "cerca de 110 mil testes de diagnóstico".

"Importante ainda dizer que Portugal tem uma testagem de cerca de 10.500 amostras processadas por milhão de habitantes o que está em linha e, em alguns casos, acima de países como a Suécia e Dinamarca e não muito longe da Itália", vincou.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o AO MINUTO de hoje. Boa noite!

23h48 - Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, garantiu, esta noite, na SIC Notícias, "que a evidência científica do uso das máscaras está demonstrada" e acusou a Organização Mundial de Saúde de fazer recomendações "no mínimo estranhas", sobre a utilização do equipamento de proteção individual durante a pandemia da Covid-19.

23h37 - Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde denunciou "afirmações racistas" de cientistas franceses. Os dois investigadores sugeriram que os testes à vacina para o novo coronavírus deviam ser conduzidos em África. Tedros Adhanom Ghebreyesus considerou que a proposta é fruto de uma "ressaca da mentalidade colonial".

23h27 - Donald Trump revelou que pediu a duas empresas norte-americanas que ajudem Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido infetado com Covid-19, que, esta segunda-feira, foi colocado numa unidade de cuidados intensivos devido a complicações no estado de saúde.

O presidente dos Estados Unidos, que falava no habitual 'briefing' da Casa Branca, mostrou-se "muito entristecido" com a situação que chefe do Governo do Reino Unido atravessa, e assegurou que "os americanos estão a rezar pela sua recuperação".

23h18 - As empresas dos setores do comércio e serviços e dos transportes vão ter acesso às linhas de crédito anunciadas pelo Governo no âmbito da crise de covid-19 "já a partir de quarta-feira", anunciou hoje o ministro Siza Vieira.

23h10 - O distanciamento social está a afetar muitos de nós. Veja AQUI algumas dicas para combater a solidão durante o período de isolamento.  

23h03 - Crime em Barcelona caiu 89% desde que vigora Estado de Emergência. A maioria das chamadas que as autoridades têm recebido dizem respeito a denúncias sobre pessoas que quebram as medidas de confinamento ou devido a barulho excessivo.

22h44 - O Egito registou no espaço de um dia 149 novos infetados por coronavírus, contabilizando o maior número diário de novos casos em 24 horas. Até ao momento, o país conta agora com 1.322 casos e 85 mortes.

22h43 - Os trabalhadores independentes isentos de contribuições sociais por estarem no primeiro ano de atividade não podem beneficiar do apoio extraordinário por redução de atividade previsto nas medidas relacionadas com a pandemia de covid-19, esclareceu hoje a ministra do Trabalho.

22h32 - Em direto via skype, Marcelo Rebelo de Sousa participou esta noite no programa da RTP1, 'Prós e Contras', cujo tema central é a incidência da pandemia da Covid-19 no país. O Presidente da República começou por dizer que este é o maior desafio do domínio da vida e da saúde nos últimos 100 anos" e que o "mês de abril é determinante".

"Até ao final de abril esperamos ver se se consolida ou não aquilo que é a tendência aparente neste momento", sustentou.  

Acompanhe AQUI as declarações do chefe de Estado.

22h11 - O Conselho Nacional de Saúde defendeu hoje que as limitações aos direitos de deslocação deverão ser mantidas "mais algum tempo", sobretudo na população com mais de 60 anos, para impedir "o aumento descontrolado de casos" de Covid-19.

21h52 - Após Boris Jonhson ter sido transferido para uma unidade de cuidados intensivos devido à Covid-19, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab falou pela primeira vez sobre ter de substituir o primeiro-ministro britânico caso seja necessário: “Há um espírito de equipa muito forte a apoiar o primeiro-ministro e a garantir que temos todos os planos que nos deu, para que os apliquemos o mais rápido possível”, sublinhou. 

21h48 - Uma idosa da Casa de Repouso de Real, em Santo Tirso, morreu hoje vítima de infeção pelo novo coronavírus após uma cirurgia, disse à Lusa a porta-voz da Santa Casa de Misericórdia, proprietária daquela resposta social.

21h46 - Os representantes dos trabalhadores dos CTT para a Segurança e Saúde no Trabalho reivindicaram hoje condições de proteção dos trabalhadores e adequação dos horários à situação em que estão a cumprir as tarefas em plena pandemia da Covid-19.

21h44 - O PCP recusou hoje a avaliação do Presidente da República sobre a banca e defendeu que esta deve ser colocada "verdadeiramente ao serviço do país" e do "desenvolvimento da atividade económica".

21h43 - Os presidentes do Conselho Europeu, Eurogrupo, Comissão Europeia e Banco Central Europeu pediram hoje aos ministros das Finanças da zona euro para serem "engenhosos e construtivos" nas respostas à crise da Covid-19, recordando os "instrumentos e instituições existentes".

21h41 - Portway, empresa de assistência em escala nos aeroportos, anunciou hoje que vai "avançar com o pedido formal de adesão ao sistema de 'lay-off' simplificado". O terço dos trabalhadores que continuará em funções dará "assistência aos movimentos estimados e equipas de suporte, assegurando os serviços mínimos definidos pelas necessidades".

21h40 - A pensar nos concertos que perdeu? Paul McCartney, Billie Eilish e Eddie Vedder são alguns dos artistas que vão participar, no dia 18 de abril, na emissão global de um concerto solidário com os profissionais que lutam contra a pandemia da covid-19, anunciou a organização. Saiba tudo AQUI

21h30 - Mais de 330 pessoas foram detidas em Angola nas últimas 24 horas, incluindo 10 pastores, com o porta-voz do Ministério do Interior a lamentar que se mantenha a desobediência de muitos cidadãos ao estado de emergência.

21h27 - Um bebé, com apenas um dia de vida, morreu no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, devido a complicações relacionadas com a Covid-19. A informação foi avançada pelo próprio hospital, cita o Independent.

A mãe do bebé entrou em trabalho de parto na unidade hospitalar, com sintomas do novo vírus, e com apenas 7 meses de gestação. O recém-nascido acabou por não sobreviver e o óbito foi considerado, por especialistas, uma morte devido ao coronavírus

21h21 - O Brasil ultrapassou a barreira das 500 mortes. O país conta, ainda, com 12.056 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, 926 dos quais nas últimas 24 horas.

21h13 - De acordo com o balanço mundial mais recente, a pandemia do novo coronavírus já matou, desde dezembro, 73.139 pessoas e infetou mais de 1,3 milhões em todo o mundo.

21h09 - O governo italiano aprovou hoje um decreto que permite garantir até 90% em empréstimos para empresas no valor de 200 mil milhões de euros. O empréstimo abrange empresas de todos os setores

21h01 - A Madeira registou hoje mais um caso de infeção por Covid-19, elevando para 48 o total de casos confirmados no arquipélago, anunciou hoje o Instituto da Administração da Saúde (Iasaúde).

20h37 - Mais duas pessoas morreram por coronavírus num lar de Ílhavo. No total foram registadas quatro mortes associadas à Covid-19 naquele lar, em Aveiro, elevando assim o número de mortes em lares no distrito para 19 no espaço de menos de 48 horas. 

20h30 - O Governo do Gabão decidiu proibir a venda comercial e o consumo de morcegos e pangolins, dois animais associados ao surto do SARS-CoV-2 na cidade de Wuhan, na China, que se propagou pelo mundo até se tornar uma pandemia.

20h17 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson foi transferido para uma unidade de cuidados intensivos. De acordo com a Sky News, a informação é confirmada pelo gabinete do governante em Downing Street. 

Ainda hoje, o chefe do governo do Reino Unido, que contraiu o vírus há cerca de 10 dias, tinha anunciado nas redes sociais que se encontrava "bem disposto" e "em contacto com a sua equipa" após ter sido ontem hospitalizado, por precaução, para realizar mais testes. Face ao deterioramento da saúde de Boris Johnson, Dominic Raab, o ministro dos Negócios Estrangeiros, vai substituir o primeiro-ministro "sempre que for necessário". 

20h13 -  Os Açores já detetaram 67 casos confirmados da covid-19 (um dos quais recuperado), não tendo registado hoje novos resultados positivos.

20h10 - A embaixada do Brasil em Lisboa enviou um email a 1.300 viajantes brasileiros que ainda se encontram retidos em Portugal a informar que está a trabalhar, conjuntamente com as estruturas consulares, para "viabilizar" voos de repatriamento "no curto prazo".

20h09 - Dinamarca vai reabrir escolas logo após a Páscoa. A primeira fase irá englobar apenas crianças que frequentem creches, jardins de infância e do primeiro ao quinto ano de escolaridade.

19h58 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje a barreira dos 10 mil mortos devido à Covid-19, adianta a Universidade John Hopkins. Nas últimas 24 horas, foram ainda contabilizados mais de 340 mil novos casos confirmados. Ao todo, desde o início da pandemia, o país regista 10.335 vítimas mortais e 347.004 infetados

19h55 - Angola registou dois novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 16 o número total de doentes, anunciou o secretário de Estado da Saúde Pública.

19h54 - O governo da Grécia afirmou hoje que espera que o país regresse "à normalidade" em maio, realçando, porém, que tal situação irá depender do cumprimento escrupuloso dos gregos das medidas de confinamento impostas por causa do novo coronavírus.

19h53 - O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, confirmou hoje que 15 idosos do lar da Santa Casa da Misericórdia morreram depois de terem contraído a covid-19, havendo ainda 99 utentes e funcionários infetados.

19h48 - Itália está a avaliar a passagem administrativa de todos os estudantes no atual ano letivo para evitar reprovações na sequência do novo coronavírus, que matou mais de 16 mil pessoas e obrigou ao encerramento de escolas e universidades em Itália.

19h44 - "Não atrase a sua vacinação habitual"  O Serviço Nacional de Saúde recordou hoje que, apesar do surto da Covid-19, a vacinação "é uma medida de saúde pública prioritária".

19h36 - O grupo parlamentar do CDS-PP entregou hoje na Assembleia da República uma pergunta endereçada à ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a readmissão em lares de utentes infetados com Covid-19 para que sejam cuidados nestas instituições.

19h32 - O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, criticou hoje a "enormíssima insuficiência" de testes disponíveis para rastrear a covid-19, sublinhando que já há no concelho quem tenha agendamentos para depois de 20 de abril.

19h26 - O número de infetados na Turquia subiu hoje para 30.217. De acordo com o ministro da Saúde Fahrettin Koca, o país registou nas últimas 24 horas mais 3.148 novos casos confirmados de Covid-19.  Foram ainda contabilizadas mais 75 vítimas mortais no espaço de um dia. 

19h21 - Uso de máscaras generalizado no país? Portugal poderá rever os critérios para a utilização de máscaras para conter a propagação do novo coronavírus, um assunto em que ainda não existe consenso científico nem político. Conheça AQUI as principais decisões e posições sobre uso de máscaras de proteção

19h20 - O governador de Nova Iorque, cidade considerada o epicentro da epidemia da Covid-19 nos Estados Unidos, prolongou hoje as medidas de confinamento até dia 29, que impõem o encerramento das escolas e de todas as atividades não essenciais.

19h11 - Nem tudo são más notícias. Conheça AQUI a história de uma família portuguesa, um casal com duas filhas, que conseguiu ultrapassar a Covid-19. 

19h10 - Morreu Radomir Antic, histórico treinador do Atlético de Madrid. O técnico sérvio tinha 71 anos.

19h06 - A coordenadora do BE, Catarina Martins, apelou hoje a que se faça "justiça aos sócios-gerentes das microempresas" no parlamento e sejam aprovadas as propostas para que estes trabalhadores também possam ter acesso aos apoios devido à Covid-19.

19h05 - A Agência Europeia de Medicamentos mostrou-se hoje "preocupada" com a disponibilidade de medicamentos para administrar a pacientes com covid-19, depois de alguns países europeus terem relatado a escassez de anestésicos, antibióticos e relaxantes musculares.

19h02 - Os ministros da Defesa dos 27 Estados-membros da União Europeia concordaram hoje com a necessidade de manter as missões e operações militares que a UE tem por todo o mundo, ainda que adaptando-as em função da pandemia de Covid-19.

19h00 - O euro registou hoje uma ligeira subida face ao dólar, depois de cinco sessões consecutivas em queda, mas manteve-se abaixo dos 1,10 dólares, com a confiança do investidor na zona euro em abril a atingir mínimos de 2008.

18h55 - Questionado sobre o uso generalizado de máscaras, em conferência de imprensa, o Presidente da República não quis pronunciar-se sobre a questão num momento em que as autoridades de saúde portugueses se encontram a estudar a possibilidade. “Está em curso um processo de definição de uma posição das autoridades sanitárias (...) Não vou entrar numa decisão científica e técnica”, reforçou. 

18h54 - Mais oito pessoas foram detidas por crime de desobediência, designadamente, por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência, anunciou o Ministério da Administração Interna.

18h40 - Ainda em direto para o país após ter estado reunido com os presidentes dos principais bancos portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a banca “tomou iniciativas para além da aplicação das medidas aprovadas pelo Governo" e que merece a "confiança dos portugueses"

“No final da reunião foi dito que tencionariam fazer chegar aos portugueses o ponto de vista que têm sobre a situação nacional e o empenho com que se encontram. Ao mesmo tempo que estamos a fazer a luta no domínio da vida e da saúde, as famílias e as empresas vão fazer a luta da reconstrução da economia e da sociedade portuguesa”, vincou.

18h35 - França registou nas últimas 24 horas 833 mortos devido à Covid-19, o número mais elevado de vítimas mortais desde que a pandemia chegou ao país. No total, foram contabilizados 98.010 casos confirmados, quando ontem tinham sido identificados 92.839, e 8.911 óbitos devido ao novo vírus. 

18h31 - O Presidente da República já terminou a ronda de reuniões, realizada esta segunda-feira, com os presidentes dos principais bancos portugueses. O objetivo foi compreender o que está a ser feito por parte destas instituições para apoiar a economia e as famílias, numa altura em que a crise causada pela pandemia começa a fazer-se sentir.

Marcelo Rebelo de Sousa começou por sublinhar que encontrou nesta sessão "um estado de espírito de grande mobilização para ajudar a economia portuguesa num período que será difícil".

18h12 - Marcelo Rebelo de Sousa vai estar hoje presente, no programa da RTP1, 'Prós e Contras', via skype, cujo tema central se prende com a incidência do surto da Covid-19 no país, avançou esta tarde o canal da estação de televisão pública. 

"Todos em comunidade fazemos uma Nação! Portugal respira, pensa e solidariza-se! Somos um só e vamos conseguir! Um programa especial que conta com a palavra do Presidente da República. Prós e Contras - RTP, esta segunda às 22h22 na RTP1", pode ler na publicação divulgada nas redes sociais. 

18h00 - Sindicato de jogadores diz que recurso ao 'lay'-off' é "escandaloso". O Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, presidido por Joaquim Evangelista, condenou o que considera ser "uma atitude egoísta, que lesa todos os portugueses", tendo em conta que os próprios jogadores já "mostraram disponibilidade para uma negociação séria".

17h55 - Nova Iorque registou, de domingo para segunda-feira, o segundo maior aumento diário no número de mortes provocadas pelo novo coronavírus: 599, o que perfaz um total de 4.758 óbitos desde que a pandemia se começou a fazer notar. Nova Iorque ultrapassa, ainda, a barreira dos 130 mil infetados (são já 130.689) com SARS-CoV-2.

17h51 - A última sondagem do Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest, divulgada hoje e realizada entre 30 de março e 1 de abril, revela que o índice de Avaliação de Desempenho do Governo atinge os 74 pontos e o de Avaliação de Desempenho do Presidente da República regista 67 pontos, ou seja, menos 3 pontos face à semana passada.

17h47 - A Câmara de Lisboa anunciou está hoje a decorrer a "lavagem e desinfeção" de ecopontos, contentores e papelarias. A autarquia apela assim a que a população tenha especial atenção na forma com se dispõe do lixo. 

17h45 - A vacina financiada por Bill Gates vai começar a ser testada. A cura experimental desenvolvida pela Inovio Pharmaceuticals será injetada em voluntários já esta semana.

17h39 - O número de passageiros infetados com o novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, a bordo de um paquete australiano que se encontra ao largo de Montevideu subiu de 60 para 81, indicou hoje o armador do navio.

17h35 - A Organização Mundial de Saúde admitiu hoje o uso generalizado de máscaras pela população para conter a pandemia da covid-19 em países em que o distanciamento social e as lavagens frequentes das mãos não possam garantidos.

17h31 - O Governo nomeou cinco secretários de Estado para assegurar a coordenação a nível local durante o Estado de Emergência do combate à pandemia da Covid-19. 

Foram designados por António Costa os secretários de Estado (da Mobilidade) Eduardo Pinheiro para a região Norte, João Paulo Rebelo (Juventude e Desporto) para a região Centro, Duarte Cordeiro (Assuntos Parlamentares) para Lisboa e Vale do Tejo, Jorge Seguro Sanches (Adjunto e da Defesa Nacional) para o Alentejo, e José Apolinário (Pescas) para o Algarve.

17h25 - O presidente da Câmara de Ovar, município em cerco sanitário desde 17 de março devido à covid-19, anunciou esta segunda-feira que a lista local de recuperados passou para sete pacientes.

17h16 - O ministro da Saúde da Noruega, Bent Hoie, anunciou que o país tem a pandemia de Covid-19 "sob controlo", como fruto das medidas de isolamento social que têm vindo a ser implementadas ao longo do último mês. O responsável revelou que o ritmo de reprodução do novo coronavírus no país (o número de pessoas infetadas por cada portador da doença), que chegou a ser de 2.5, sofreu uma descida considerável e fixa-se, neste momento, em 0.7.

17h10 - O número de vítimas mortais devido à Covid-19 voltou a subir em Itália. No total, o país já regista mais de 132 mil casos confirmados e mais de 16 mil mortos devido ao surto. 

17h05 - Cerca de 60 passageiros de um paquete australiano que se encontra ancorado ao largo de Montevideu testaram positivo ao novo coronavírus, indicaram hoje fontes oficiais uruguaias à AFP.

17h02 - O concelho de Vila Nova de Gaia regista à data de hoje situações de infeção em quatro lares de idosos, num total de 17 infetados e duas mortes devido à covid-19, indicou o presidente da Câmara local.

17h00 - A UGT defendeu hoje que a banca retribua "os biliões de euros pagos pelos contribuintes" para o seu refinanciamento, apoiando "de forma célere" as empresas e as famílias face à crise gerada pela pandemia de covid-19.

16h58 - O Instituto de Saúde Pública e Meio Ambiente dos Países Baixos anunciou queregistou 101 mortes devido ao novo coronavírus no espaço de um dia, naquele que foi o menor aumento diário em uma semana. Ao todo, os Países Baixos contam com 18.803 pessoas diagnosticadas com SARS-CoV-2, assim como com 1.867 vítimas mortais.

16h55 - O JP Morgan Chase está a estudar suspender o pagamento de dividendos pela primeira vez na sua história, caso a desaceleração económica, por causa da Covid-19, leve a uma recessão global, de acordo com o Financial Times. 

16h50 - As autoridades de saúde do Reino Unido confirmaram a ocorrência de 439 mortes nas últimas 24 horas, o que representa um decréscimo diário no número de óbitos no país desde o início do mês de abrilO total de mortes causadas pela pandemia cifra-se, agora, em 5.373. Quanto ao número total de infetados, subiu dos 47.806 para os 51.608, o que representa um aumento diário de 3.802

16h47 - Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se na terça-feira, por videoconferência, num encontro decisivo sobre a resposta comum da União Europeia face aos efeitos profundos da pandemia covid-19 sobre as economias dos Estados-membros.

16h42 - O Japão vai declarar estado de emergência em várias regiões do país onde os casos da covid-19 estão a aumentar, incluindo Tóquio e Osaka, anunciou hoje o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

16h30 - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a pandemia da Covid-19 é o "maior desafio" que a União Europeia enfrenta desde a sua criação. É no interesse da Alemanha ter uma Europa forte", acrescentou. A governante defendeu também que a Europa deveria tornar-se autosuficiente no que diz respeito à produção de máscaras de proteção individual contra o novo coronavírus.

Sobre as restrições na Alemanha num momento em que a Áustria levantou algumas imposições, em conferência de imprensa, Merkel afirmou que não há ainda condições para avançar para alterações das medidas impostas devido ao surto, sublinhando que esta "não é a altura" para se falar na Alemanha sobre "diminuição das restrições”.

16h25 - O serviço europeu de polícia (Europol) anunciou hoje a detenção de um homem de 39 anos, em Singapura, que terá causado danos de pelo menos seis milhões de euros num esquema de fraudes com máscaras e desinfetantes.

16h24 - O ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, anunciou hoje que o Eurogrupo está a ponderar avançar com uma linha de crédito rápida destinada a Espanha que pode chegar a "uns 28 mil milhões de euros" para ajudar no combate à covid-19.

16h20 - A Comissão Europeia anunciou hoje medidas de apoio aos agricultores devido à pandemia Covid-19, como a prorrogação de prazos para regimes de pagamentos diretos e a simplificação de requisitos administrativos, visando evitar quebras no retalho alimentar.

16h19 - A Associação Precários Inflexíveis pediu hoje ao Governo que permita a todos os trabalhadores independentes com quebra de atividade o acesso ao apoio extraordinário criado para mitigar a crise relacionada com a covid-19 e que o valor seja reforçado.

16h18 - Pico da pandemia nos Estados Unidos chega em 10 dias. A Universidade de Washington Escola de Medicina diz que o máximo de mortes e contágios poderá ser atingido no dia 16 de abril, estimando que nessas últimas 24 horas morram 3.130 doentes.

16h16 - EMEL anunciou que depois de ter percebido que as bicicletas da rede GIRA têm sido um dos meios de transporte utilizados pelos profissionais de saúde, decidiu isentá-los do pagamento das suas deslocações na rede durante dois meses.

16h13 - O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau subiu de 18 para 33, anunciaram as autoridades sanitárias, que alertaram que os casos podem aumentar.

16h05 - Ainda em direto para o país na sede do PSD no Porto, Rui Rio anunciou que quer o alargamento das linhas de crédito de apoio à tesouraria das empresas para 10 mil milhões e não os 3 mil milhões previstos pelo Governo. “É insuficiente (...) Três mil milhões não chegam, infelizmente”, sublinhou. O dirigente adiantou ainda que esta linha de crédito deve ser extensível também aos empresários em nome individual e aos profissionais liberais. 

Esta é uma das 18 medidas complementares às do Executivo anunciadas hoje pelo partido dos sociais-democratas.  

16h00 - Grande muralha da China reabre. Fechada durante aproximadamente um mês para controlar a propagação do novo coronavírus, a reabertura de uma das atrações mais carismáticas a nível mundial reuniu cerca de 30 mil pessoas num só dia.

15h59 - O aeroporto de Heathrow, em Londres, o maior do Reino Unido, vai fechar uma das duas pistas e suspender a atividade ligada aos passageiros em dois terminais, face à quebra de tráfego devido à pandemia de covid-19.

15h52 - Rui Rio, presidente do PSD, e Joaquim Sarmento, presidente do CEN, apresentaram esta segunda-feira, um conjunto de 18 propostas na área da economia, para “garantir a liquidez das empresas e assegurar o rendimento das pessoas”.

Em conferência de imprensa, o dirigente começou por defender que o "Estado deve pagar diretamente ao trabalhador". "[Deve iniciar-se uma] Desburocratização do acesso ao lay-off para que a segurança social passe a pagar diretamente ao trabalhador", anunciou Rio.

15h40 - A Rússia vai dar um milhão de dólares (cerca de 925 mil euros) à Organização Mundial da Saúde no âmbito do combate global contra o novo coronavírus, divulgou hoje Moscovo.

15h39 - O Presidente da República promulgou hoje o decreto do parlamento que estabelece um regime excecional de mora no pagamento de rendas durante o estado de emergência em casos de quebra de rendimentos dos arrendatários.

15h37 - Em Itália, morreram mais de 100 profissionais de saúde desde início do surto. Ao todo, 80 médicos e 21 enfermeiras perderam a vida durante a batalha contra a Covid-19

15h36 - Dolors Sala Carrió, mãe de Pep Guardiola, morreu esta segunda-feira em Barcelona vítima do novo coronavírus. A confirmação do óbito foi dada pelo Manchester City

15h31 - Reino Unido vive novo dia trágico com o registo de mais 403 vítimas mortais, nas últimas 24 horas, devido à Covid-19. Segundo o que está a ser avançado pelo jornal The Sun, o país, neste momento, ultrapassa a barreira dos cinco mil óbitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório