Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Governo gabonês proíbe venda comercial e consumo de morcegos e pangolins

A procura por carne de pangolim, que é muito popular no Gabão, já tinha registado um decréscimo em março.

Governo gabonês proíbe venda comercial e consumo de morcegos e pangolins
Notícias ao Minuto

20:28 - 06/04/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O Ministério das Florestas, dos Oceanos, do Ambiente e das Alterações Climáticas do Gabão decidiu proibir a venda comercial e o consumo de morcegos e pangolins, dois animais associados ao surto do SARS-CoV-2 na cidade de Wuhan, na China, que se propagou pelo mundo até se tornar uma pandemia.

“O Gabão assinou uma lei para parar a venda comercial de morcegos e pangolins como precaução”, realçou o ministro gabonês Lee White. A decisão teve por base investigações científicas que mostram que o novo coronavírus é uma combinação de duas viroses, uma semelhante à dos morcegos e outra à dos pangolins, adianta a AFP.

“Uma decisão semelhante foi tomada pelas autoridades do país quando fomos afetados pelo vírus do Ébola”, recordou White. Na altura, foi proibido o consumo da carne de primatas.

A carne de pangolins é particularmente popular no Gabão. No entanto, já se tinha verificado uma quebra na procura pela carne deste animal no mês de março devido às suspeitas de que possa estar relacionado com o novo coronavírus.

Já foram detetados 24 casos de Covid-19 no Gabão e foi registada uma morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório