Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Uma família quase feliz após pandemia ter entrado na sua casa

Cláudia, 54 anos, faz parte do grupo dos 11.730 infetados com covid-19. A doença trouxe-lhe apenas um dia de febre e além dos abraços do marido e das filhas só lhe levou o olfato.

Uma família quase feliz após pandemia ter entrado na sua casa
Notícias ao Minuto

18:41 - 06/04/20 por Lusa

País Covid-19

Com os números a indicarem que já morreram 311 pessoas devido à doença provocada pelo novo coronavírus, a história de Cláudia e da família (o marido e uma das filhas também infetados) será a de muitas outros milhares de portugueses, a serem seguidos em casa e com sintomas ligeiros. Segundo as estatísticas, são 80% dos infetados

Mas é também diferente. Fechou-se em casa com a família por suspeitas de que o marido podia estar infetado, passou a dormir com uma das filhas (que por sinal nunca foi infetada) para que ele pudesse ficar isolado, e afinal era ela que tinha levado a doença para casa e quem tinha posto a filha a "dormir com o inimigo". E acabou por ser ela o agente de transmissão.  

Parece confuso mas Cláudia explica. Sérgio, o marido, é professor e foi colocado em quarentena, isolado em casa, a 12 de março, porque uma das suas alunas se revelou positiva à doença. Cláudia, que trabalha num instituto público era quem saía de casa, por esses dias.

Sérgio não tinha qualquer sintoma, mas tinha contactado com uma pessoa positiva e passou a ser seguido pelo delegado de saúde, com contactos telefónicos diários. Cláudia acabou por deixar de ir ao trabalho a partir do dia seguinte, sexta-feira, 13, passado a trabalhar a partir de casa.

E no sábado, 14 de março, foi ela quem acabou por sentir febre, que nem reportou ao delegado de saúde porque não chegou a 38 graus (era a indicação de só reportar a partir dos 38 graus). A febre continuou no domingo e na segunda-feira já estava praticamente bem. Além de alguma tosse seca, pouco incomodativa e pouco frequente, estava tudo normal.

"Na altura não associava a nada, e cada vez que falávamos com o delegado de saúde ele também minimizava. A probabilidade de a aluna ter passado a doença ao Sérgio era quase nula, porque ela estava assintomática e na escola ninguém tinha sido infetado", conta.

Mas as desconfianças voltaram na segunda-feira, 16 de março. Quando Cláudia falou (pela rede whatsapp) com os colegas de trabalho e descobriu que dos 20 havia pelo menos 12 que se queixavam de febre ou de tosse. E que um dos colegas teve mesmo que ser hospitalizado e que as análises revelaram estar infetado com covid-19.

Sérgio, 55 anos, começou nesse mesmo dia com febre e alguma tosse, que passou no dia seguinte. E dois dias depois a filha mais velha, Sofia, 20 anos, ficou também com febre e sentiu-se cansada, sintomas que também desapareceram rapidamente.

Com um colega comprovadamente infetado, as desconfianças recaíam agora sobre Cláudia, especialmente quando, a meio dessa semana, percebeu que tinha perdido completamente o olfato.

"Era estranho porque não sentia nada, estava bem, mas não sentia qualquer cheiro, nada", conta agora à Lusa.

E foi esse um dos motivos que levou o delegado de saúde a mandar que se fizesse o teste à família, duas vezes, a segunda a 31 de março, no hospital Curry Cabral.

Cláudia, Sérgio e Sofia estavam infetados. Inês, a filha mais nova, 18 anos, não. Alteram-se as rotinas de casa, Inês passou a ser quem estava isolada.

E sentem-se bem? Cláudia responde que sim, que a filha só teve febre um dia e que depois esteve sempre bem, que tiveram uma sensação de cansaço, mas também passageira, que só ela perdeu o olfato, que entretanto já recuperou. E diz que dos colegas de trabalho seis testaram positivo, embora nem todos tenham feito o teste, ainda que só um tenha sido hospitalizado.

E sentem-se acompanhados? "Super acompanhados, o mais possível", afiança. Todos os dias, por vezes mais do que uma vez por dia, lhes ligam médicos do Curry Cabral e das unidades de saúde. "Se temos alguma questão e mandamos um mail no minuto seguinte estão a ligar-nos", conta.

E saem de casa? Não, diz também, garantindo ainda que nunca sentiu qualquer discriminação por parte de vizinhos, antes solidariedade.

"Saí de casa até o meu colega dar positivo. Fui ao supermercado, fui à farmácia. Sempre com muito cuidado, que andava desconfiada, mas penso nisso, se passei a alguém foi porque não sabia. Chateia-me mesmo, que eu é que tenha ido à rua e na verdade eu é que andava com o vírus".

Cláudia de resto pensa que fazem todo o sentido as medidas de confinamento, recorda que há pessoas que podem ser seriamente afetadas, e está tranquila na reclusão. "Em termos de saúde, numa situação normal, nada disto nos impedia de fazer fosse o que fosse. Trabalhei sempre a partir de casa".

Sérgio volta a fazer o teste já na terça-feira e caso dê negativo repete, pelo que pode ter alta no fim desta semana. Ela e a filha só vão repetir o teste no dia 16. São preciso dois testes negativos para terem alta, e para passarem para o outro grupo, ainda restrito, de 140 pessoas consideradas curadas.

Até lá é ficarem em casa, mesmo a Inês, que nunca teve qualquer sintoma e a quem o teste deu negativo, ainda que tenha dormido com a mãe quando ela já estava infetada.

"Ficar em casa é acertado, é sensato, porque o Serviço Nacional e Saúde (SNS) não ia aguentar se houvesse uma subida exponencial de casos", e depois é preciso criar a "tal imunidade de grupo", para "as novas vagas de doença que vierem", diz Cláudia.

E nem tem muitas queixas. A doença passou por casa quase sem se dar por ela, esteve sempre a trabalhar, o acompanhamento médico tem sido perfeito e a falta de olfato foi passageira e não teve consequências, tirando o dia em que deixou queimar a sopa.

No final, contas feitas, isolamento à parte, numa família quase feliz escapa apenas um lamento a Claudia. "Estamos há três semanas sem nos tocar".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil. Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal há registo de 311 mortes associadas à covid-19 e de 11.730 infetados, com 10.631 a recuperar em casa, segundo a DGS. Há 140 doentes recuperados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório