Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Alemanha regista subida, mais 3.834 infeções em 24 horas

A Alemanha contabiliza agora mais de 99 mil casos diagnosticados de infeção e 1.607 óbitos, de acordo com a Reuters

Covid-19: Alemanha regista subida, mais 3.834 infeções em 24 horas
Notícias ao Minuto

07:26 - 07/04/20 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Covid-19

A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 3.834 pessoas infetadas com a Covid-19, elevando o número total de casos de infeção para 99.225, de acordo com dados oficiais do Instituto Robert Koch, citados pela Reuters. Este número volta, assim, a subir depois de quatro dias de descida (3.677 reportados na segunda-feira).

No mesmo período de tempo, foram contabilizados mais 173 mortes (na segunda-feira eram mais 92), cifrando-se o número total de óbitos em 1.607.

A entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças indica que 48 anos é a idade média dos infetados, 52% apresenta tosse, 42% febre e apenas 2% desenvolve pneumonia. A taxa de letalidade é de 1,6%.

Em conferência de imprensa hoje, o RKI anunciou uma nova aplicação de telemóvel que permite aos cidadãos fornecer, voluntariamente, os seus dados, através, por exemplo, de um "smart watch".

Através desta nova ferramenta, disponível a partir de hoje, o utilizador pode partilhar também sintomas. O Instituto Robert Koch avisa, no entanto, que este instrumento não substitui um teste.

Lothar Wieler, o presidente do RKI, admitiu que o número de contágios por Sars-CoV-2 na Alemanha mostra um "desenvolvimento muito, muito bom". Houve um declínio nas últimas semanas, ou seja, nesta altura uma pessoa contagia em média entre 1,2 e 1,5.

Na segunda-feira, a Áustria relaxou as medidas de contenção na luta contra a pandemiaWieler optou por não comentar essa decisão, sublinhando que a estratégia na Alemanha provou ser "muito bem-sucedida".

A chanceler alemã, Angela Merkel, fez ontem um discurso, dizendo que a União Europeia está a enfrentar "o maior teste" desde a sua fundação com a pandemia da Covid-19, afirmando também que a Europa precisa de "soberania" na produção de máscaras.

A Alemanha não decretou o confinamento da população, mas todas as escolas e a maioria das lojas estão encerradas.

O novo coronavírus, responsável pela Covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil. Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório