Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. "Ficar ansioso é uma experiência pela qual todos vamos passar"

Especialista em Medicina Geral e Familiar recorda que há estruturas de apoio emocional que foram criadas neste contexto de Estado de Emergência.

Covid-19. "Ficar ansioso é uma experiência pela qual todos vamos passar"
Notícias ao Minuto

09:47 - 07/04/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Durante esta fase em que é pedido confinamento aos portugueses, lembra a Direção-Geral da Saúde que deve cuidar da sua saúde mental.

Num vídeo partilhado na rede social Twitter, a DGS divulga os conselhos de Isabel Pinto, especialista em Medicina Geral e Familiar. De acordo com a médica, "ficar ansioso é uma experiência pela qual todos vamos passar e isso e é perfeitamente normal nesta situação".

A sensação de stress que poderemos vivenciar não quer "dizer que não sejamos capazes de fazer o que é necessário". Na realidade, constata a médica, "o stress até pode ser útil, permitindo-nos continuar a trabalhar e dando-nos objetivos claros".

Durante a quarentena é importante que se mantenha "ligado às pessoas que são importantes para si" e que entre em contacto com "estruturas de apoio emocional que foram criadas neste contexto" se notar, por exemplo, mudanças de humor, se se sentir em baixo, ansioso, com dores musculares ou de estômago. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório