As negociações entre Sporting e Arsenal para acertar os detalhes da transferência de Viktor Gyokeres continuam a dar que falar. Depois de o Sporting ter voltado a rejeitar a última proposta dos ingleses, alegando que os objetivos apresentados para o emblema da Premier League pagar os 10 milhões de euros era muito difíceis de concretizar, pelo que querem mais garantias de que o dinheiro chegará mesmo aos cofres da direção liderada por Frederico Varandas.
Com um novo volte-face nas conversações entre leões e gunners, tudo leva a crer que a transferência se possa arrastar durante mais uns dias ou até semanas, caso o Sporting se demonstre intransigente, tal como já o fez com o valor total pretendido no negócio.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Rui Barreiro abordou a 'novela' em torno do futuro do internacional sueco do clube de Alvalade para os gunners e a forma como poderia ser reintegrado o avançado nórdico no plantel dos leões, caso o negócio acabe por 'cair por terra'.
"Ruído" não pode incomodar plantel
Toda a atenção mediática deste tema poderia estar a causar algum tipo de impacto nos jogadores do plantel do Sporting, uma vez que em todas as idas à comunicação social são 'inundados' com questões sobre o ponta-de-lança. Ainda assim, Rui Barreiro, antigo conselheiro do clube de Alvalade, admite que não deve pesar nos jogadores.
"Os jogadores não estão isentos ao ruído à volta, mas não me parece que seja decisivo neste momento. Toda a gente sabe que, nestas alturas, em que decorre o mercado de transferências, tudo pode acontecer, portanto os jogadores têm um profissionalismo que os obriga a concentrar. Os clubes profissionais conseguem lidar bem com estas informações, que nunca são agradáveis, mas não serão decisivas para aquilo que será o nível de concentração dos jogadores e para a preparação do início da época", começou por analisar.
Sobre uma possível reintegração do jogador caso a transferência não seja consumada neste mercado de transferências, Rui Barreiro não tem dúvidas que devem ser protegidos os interesses do Sporting, tal como tem vindo a ser feito por Frederico Varandas.
"O presidente do Sporting está a fazer aquilo que considera ser a defesa dos interesses do Sporting e irá continuar a defendê-los quer dos financeiros como desportivos. Agora, o jogador quando toma uma decisão de não se apresentar aos trabalhos está a correr muitos riscos. É óbvio que o Sporting perde o seu melhor goleador dos últimos anos, mas parece-me inevitável o que vai acontecer. O Sporting tem uma equipa e há de conseguir dar a volta. Ninguém está acima do Sporting e há que acreditar que será possível, apesar de tudo, fazer o melhor para o Sporting", continuou.
"Não acredito muito que Gyokeres seja reintegrado, porque haverá outras soluções. Sinceramente gostava que esta novela não se eternizasse, mas às vezes as coisas acontecem e não há nada a fazer", completou.
De recordar que Gyokeres não se apresentou no início dos trabalhos com Rui Borges até à data limite imposta pela direção leonina, no passado sábado, dia 12 de julho, antes do arranque para Lagos, onde decorre o estágio de pré-temporada com vista à preparação da Supertaça, frente ao Benfica, a 31 de julho.
Rui Borges 'senta' Gyokeres?
Embora não seja da opinião de que o avançado sueco possa ser reintegrado caso a transferência para o Arsenal caia por terra, Rui Barreiro acredita que o treinador do Sporting terá a experiência para fazer o que for melhor para o clube.
"Sinceramente tenho dificuldades em acreditar que Gyokeres possa voltar para o Sporting. Outras soluções podem passar por um empréstimo ou uma transferência para outro clube, pelo que o problema de gestão do ponta de lança não se deverá colocar. No entanto, caso aconteça, certamente o Rui Borges saberá tomar a melhor opção. Os treinadores estão lá para isso. O Rui Borges também já foi jogador, tem uma equipa técnica a quem também poderá recorrer e saberão tomar a decisão certa sobre a situação", insistiu o ex-dirigente leonino.
Plantel ainda deve mexer
Com o fim do mercado de transferências ainda longínquo, o Sporting ainda procura colmatar algumas posições no plantel que possam estar mais debilitadas. Como principal foco, está a procura de um substituto para Gyokeres e ainda está em cima da mesa a contratação de um lateral-direito, já que Alberto Costa, da Juventus, e Vagiannidis, do Panathinaikos, continuam a ser associados.
"O Harder é um jogador com valor e por isso foi comprado da forma que foi, não sendo propriamente um jogador barato. Nas oportunidades que teve, correspondeu. Não é a mesma coisa e certamente que o Sporting irá ao mercado para criar condições de ter outras alternativas. Mas acredito, como sportinguista, que o Harder irá dar o seu melhor. Mesmo sem Gyokeres, estou confiante", refletiu Rui Barreiro.
"Eu não acredito que o plantel fique exatamente como está. Devem surgir ainda alguns reforços, chamados de cirúrgicos, e que acrescentem valor. No mercado de inverno, contratámos um guarda-redes [Rui Silva] que foi essencial para a conquista do bicampeonato e da dobradinha. Agora é preciso acreditar que faremos o mesmo neste mercado, de forma a que possamos encarar as competições que iremos disputar de forma a dar mais alegrias aos adeptos, com a primeira a ser já a Supertaça", concluiu.
Fabrizio Romano fala em negócio quase fechado
Fabrizio Romano, jornalista italiano especializado em questões relacionadas com mercado de transferências, tinha garantido, durante a tarde desta segunda-feira, que existia a probabilidade "de 95%" do goleador ser reforço dos gunners.
"Posso dizer uma boa percentagem: 95% para o Viktor Gyokeres ir para o Arsenal. Os agentes do jogador estão em Londres em conversações para fechar. O negócio está quase feito entre Sporting e Arsenal por 63,5 milhões de euros, mais bónus. O agente de Gyokeres reduziu a sua comissão para facilitar a movimentação", confirmou o jornalista italiano, na estreia do programa DAZN Transfer.
"O jogador só queria jogar no Arsenal num contrato de cinco épocas. O que falta apenas é a estrutura do contrato. Estão a negociar agora em Londres e daqui a pouco temos o here we go. Mas Viktor Gyokeres vai ser o novo avançado de Mikel Arteta e o acordo está muito próximo", acrescentou o jornalista italiano.
Leia Também: Agente de Gyokeres já está em Londres para fechar negócio com Arsenal