Com a transferência de Gyokeres para o Arsenal a estar 'presa' por horas, é expectável que Conrad Harder seja o homem da frente nos dois primeiros jogos da pré-temporada abertos ao público, que acontecem nos próximos dias 16 e 21 de julho, frente ao Celtic, da Escócia, e ao Sunderland, de Inglaterra, respetivamente, no Estádio do Algarve.
Ainda que o negócio entre o Sporting e o clube inglês ter atingido um novo impasse, após os 10 milhões por objetivos estarem a ser discutidos e os leões quererem uma 'fórmula' mais certa para o sucesso desse mesmo cumprimento, a transferência acabará por se concretizar mais cedo ou mais tarde.
Isto fará com que Harder queira 'mostrar serviço' a Rui Borges, já que, de momento, e uma vez que Gyokeres não irá integrar o estágio de pré-época, é o número um nas opções do treinador do Sporting para liderar o ataque e, dada a margem de progressão exponencial que poderá ocorrer, uma aposta num jovem em quem já confia poderá valer nova venda multimilionária no próximo verão.
Com 54 jogos ao serviço do Sporting na temporada de estreia com a camisola do clube de Alvalade, Harder fez 13 golos e 10 assistências, sendo alguns deles decisivos para a conquista de troféus, como foi o caso do tiro certeiro no Estádio do Jamor que protagonizou a reviravolta no marcador frente ao Benfica, já no prolongamento.
O avançado que chegou do Nordsjaelland por 19 milhões de euros alcançou uma média impressionante de uma participação para golo a cada 77,5 minutos jogados pelos leões na I Liga, algo que não chega perto da média de menos de 60 minutos para a mesma estatística de Gyokeres, mas aponta um bom presságio para o dinamarquês.
Harder 'pede' minutos a Rui Borges
Com uma utilização limitada devido à performance de Gyokeres ao serviço dos leões na época passada, o ponta de lança vai ter certamente mais oportunidades para mostrar o seu valor, algo que já pretendia.
De recordar que o internacional jovem dinamarquês pronunciou-se sobre a possível saída de do avançado sueco no passado mês de junho, após se ter estreado a marcar (e logo com um bis) pela Dinamarca no Europeu Sub-21.
"Não estou preocupado com as notícias [em relação ao futuro de Viktor Gyokeres]. É importante, para mim, ter minutos nesta fase. Estive no banco durante um ano e preciso de jogar. Estou pronto, mas veremos [o que acontece]. Seria bom ter mais minutos agora", começou por dizer o avançado nórdico, em declarações à Sport TV.
"O que o Viktor Gyokeres fez nunca será esquecido, mas espero que eu a equipa consigamos estar à altura. Vou fazer o meu melhor. Não estou pronto para ser o novo Viktor, até porque ele tem 27 anos e eu 20, mas estou preparado para fazer aquilo em que sou melhor. Veremos o que posso dar à equipa. Quero ficar no Sporting", vincou de seguida.
Dias Ferreira pede oportunidade, mas com reforço
O voto de confiança a Conrad Harder é algo que parece ser uma opinião de vários adeptos do clube leonino, dado que sempre que entrou desde o banco foi uma solução com resposta prontificada, e o antigo candidato à presidência Dias Ferreira é da mesma opinião.
"Em qualquer circunstância, acho que o Sporting ficar com dois jogadores nessa posição não era demais, portanto, penso que o Sporting há de ir ao mercado para ficar com uma alternativa ao Harder, tal como o Harder era uma alternativa ao Gyokeres", alertou o ex-dirigente do Sporting no passado mês de junho, em exclusivo ao Desporto ao Minuto.
"Penso que o Harder é um jogador que é muito novo, terá a sua evolução e que nunca será um Gyokeres, porque não há dois jogadores iguais, mas que é um jogador com largo futuro e que, para o imediato pode substituir o Gyokeres. Não a 100%, mas acho que ele também vai atingir um nível elevado", completou.
Luis Suárez vai ter 'de suar'
Luis Suárez tem uma cláusula de rescisão com o Almería avaliada em 40 milhões de euros, tendo contrato até 2029. Ainda assim, o clube espanhol estaria disposto a abrir mão do jogador por bem menos, num valor que pode rondar os 25 milhões de euros.
No entanto, o Sporting não quererá chegar a esses valores, com os responsáveis leoninos a estarem confiantes de que conseguirão chegar a um acordo numa transferência de cerca de 20 milhões de euros para conseguir contratar o ponta de lança de 27 anos.
De acordo com A Bola, o Sporting já terá recebido o 'sim' de Luis Suárez e, embora não seja o único clube interessado no internacional colombiano, já que também o Sunderland e o Burnley, recém-promovidos à Premier League, também estão de olho no avançado do Almería.
Resta agora saber se o ponta de lança do clube espanhol chegará para ser a primeira opção ou para ser uma peça fundamental para ir rodando com Conrad Harder, dado que o período de adaptação poderá ser mais difícil quando o dinamarquês já conhece os processos de Rui Borges.
Leia Também: Sporting com dois reforços de peso no arranque do estágio no Algarve