Renato Paiva é o novo treinador do Fortaleza, confirmou o clube brasileiro nas redes sociais. O técnico português assinou um contrato válido até junho de 2026.
"O Fortaleza Esporte Clube anuncia a contratação do técnico Renato Paiva, que assina acordo com o Leão do Pici até 31 de dezembro de 2026. Junto ao treinador, chega o staff técnico composto pelos adjuntos Ricardo Dionísio e Miguel Santos, além do treinador de guarda-redes Rui Tavares. Na atual temporada, o experiente português, de 55 anos, conduziu o Botafogo no Mundial de Clubes da FIFA, no qual se destacou vencendo o PSG na fase de grupos e se classificando para os oitavas de final. Além disso, levou a equipa carioca aos oitavas da Libertadores e da Copa do Brasil. Seja bem-vindo, Renato!", pode ler-se na publicação feita pelo Fortaleza na rede social X.
Renato Paiva é o novo treinador do Fortaleza! 🦁
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) July 17, 2025
O Fortaleza Esporte Clube anuncia a contratação do técnico Renato Paiva, que firma acordo com o Leão do Pici até 31 de dezembro de 2026. Junto ao treinador, chega à sua comissão técnica composta pelos auxiliares Ricardo Dionísio e… pic.twitter.com/iaa7RjmPkT
Herança pesada de Juan Pablo Vojvoda
A saída do argentino Juan Pablo Vojvoda mexeu com os adeptos do Fortaleza, que não queriam a saída do treinador, que mudou a realidade do clube. Vojvoda chegou ao 'tricolor' em maio de 2021, substituindo Enderson Moreira. Ao longo de quatro anos, o trabalho de qualidade foi notório, com destaque para o vice-campeonato na Taça Sul-Americana em 2023. Ao todo, foram 310 jogos no comando do Leão, com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. A nível de troféus, destaque para o Campeonato Cearense (2021, 2022 e 2023) e a Copa do Nordeste (2022 e 2024). Além de ser o primeiro treinador estrangeiro a ganhar um título pelo Fortaleza, Vojvoda tornou-se o técnico com mais jogos oficiais na história do clube.
A sua saída, confirmada na passada segunda-feira, deveu-se aos maus resultados, que colocaram o Fortaleza no 19.º e penúltimo lugar do Brasileirão, com apenas 10 pontos ao fim de treze jogos disputados na competição.
Será que à terceira será de vez?
O Fortaleza será o terceiro clube que Renato Paiva vai comandar no Brasil. Em 2023, o português comandou o Bahia, em 2023. Seguiu-se uma aventura pelo México, para orientar o Toluca. No dia 27 de fevereiro, foi oficializado como treinador do Botafogo, campeão do Brasileirão e da Libertadores. esteve à frente do emblema carioca por 23 jogos, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas. O desempenho da equipa e a forma esta jogava não agradou o proprietário do clube, John Textor, que optou por despedir Renato Paiva, horas depois da derrota e eliminação (0-1) com o Palmeiras, nos oitavos de final do Mundial de Clubes.
No currículo, Renato Paiva, ex-técnico da formação do Benfica, conta com um título alcançado, caso da Liga do Equador ao serviço do Independiente del Valle.
Leia Também: Oficial: Felgueiras recruta João Pinto ao Académico de Viseu