Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Não estão presentes em corpo, mas em foto. Padre alemão dá assim a missa

Joachim Giesler faz a cerimónia com transmissão online e os párocos podem, agora, estar presentes de duas formas, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Não estão presentes em corpo, mas em foto. Padre alemão dá assim a missa
Notícias ao Minuto

12:35 - 07/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

As medidas de confinamento impostas em vários países por causa do surto do novo coronavírus impedem as pessoas de ir às igrejas e de participarem em celebrações religiosas, para evitar a propagação do vírus. Mas há um padre na Alemanha que se recusa a rezar sem os paroquianos presentes.

Joachim Giesler não violou nenhuma das medidas de isolamento, porém. Pediu aos seus paroquianos para lhe enviarem as suas fotos e recebeu mais de 150, que depois imprimiu para levar para a igreja. 

Espalhando-as pelos bancos, conforme pode ver abaixo, num vídeo captado pela Reuters, o religiosa consegue assim uma bem composta plateia, podendo orientar o serviço com mais ânimo (e mais graça).

Dado que, na Alemanha, as medidas de confinamento estão em vigor, as pessoas não poderão sair de casa na Páscoa, mas Joachim Giesler (assim como muitos outros) transmite as cerimónias em direto pela internet.

Esta não é, porém, uma ideia original, dado que já foi verificada noutras dioceses, inclusive numa de Portugal. O padre António Martins, da diocese da Guarda, enche a igreja da vila de Gonçalo, na Guarda, com as fotografias dos paroquianos. O pároco disse que decidiu adotar a ideia porque lhe custa "muito celebrar [a eucaristia] sozinho".

"Também tenho tido esse cuidado de procurar colocar as pessoas [fotografias] mais ou menos nos lugares onde elas se sentam para, também, estarmos, assim, em comunhão", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório