Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Costa confirma suspensão das aulas presenciais "até à Páscoa"

O número de infetados pelo novo coronavírus em Portugal subiu esta quinta-feira para 78, com um total de 637 casos suspeitos e 133 que aguardam resultado laboratorial. Há ainda confirmação da alta hospitalar de um doente que estava internado no São João.

AO MINUTO: Costa confirma suspensão das aulas presenciais "até à Páscoa"

Um dia depois do surto do vírus SARS-Cov-2 ter sido declarado como pandemia mundial pela OMS, o primeiro-ministro, António Costa, acaba de anunciar que a partir da próxima segunda-feira e até à Páscoa as escolas vão encerrar. Mas há mais limitações previstas, nomeadamente em centros comerciais, restaurantes, discotecas e lares.

Em Portugal há, nesta altura, 78 casos confirmados, com um total de 637 casos suspeitos e 133 que aguardam resultado laboratorial. A maior parte dos casos (43%) foram confirmados na zona Norte do país.

Entre os infetados está uma criança (menor de 9 anos) e 12 jovens com idades até aos 19 anos de idade.

Há seis cadeias de transmissão ativas - não foi dada ainda indicação da existência de transmissão comunitária sem ligação identificável - e quase cinco mil pessoas sob vigilância.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo:

23h59 - Insólito. Italiano foi captado em vídeo no mercado de Testaccio, em Roma, com medida de prevenção... original.

23h55 - O bispo do Porto promovia amanhã uma missa comemorativa dos sete anos da eleição do Papa Francisco e só em caso de "intervenção do Estado" é que seria cancelada, admitiu à Lusa fonte do episcopado durante a tarde. Ao início da noite, lá se anunciou o cancelamento da missa.

23h44 - Os números globais do surto do vírus SARS-Cov-2:

  • 134.520 casos de infeção, dos quais:
  • 68.927 estão recuperados (51%)
  • 60.623 casos ativos (45%), dos quais 5.994 estão em estado grave (9%)
  • 4.970 morreram (3,6%)

23h24 - Atualização do impacto do surto nos países mais afetados, até ao momento:

  • China. País mostra registos diários cada vez mais baixos. O número de mortos mantém-se há dois dias nos 3.169 e o número de casos de infeção subiu apenas 3 casos, para 80.796. O pico do surto poderá já ter passado.
  • Itália. É o país mais preocupante a nível global, neste momento. Depois de imposta quarentena em todo o território, Itália continua a registar números elevados: nas últimas 24 horas foram anunciadas mais 189 mortes, ultrapassando hoje a barreira das mil mortes no total (1016), e mais 2.651 casos de infeção (15.113 no total).
  • Irão. Conforme pode ver abaixo, o Irão levanta suspeitas em relação ao número de mortos, com muitas dúvidas a serem levantadas em relação à transparência das autoridades governamentais. O Irão tem um balanço total de 10.075 casos de infeção e 429 mortes reportadas.
  • Coreia do Sul. A Coreia do Sul registou hoje o menor número de novos casos diários de coronavírus em quase três semanas, 114, somando um total de 7.869 pessoas infetadas. Foram anunciadas mais 6 mortes, elevando o número total para 66.
  • Espanha. O país vizinho começa por estes dias a adotar medidas mais robustas de prevenção. Esta quinta-feira o número de mortos subiu para 86, depois de 31 mortes registadas nas últimas 24 horas. O número de casos de infeção situa-se nos 3.146.
  • Reino Unido. O número de pacientes infetados no Reino Unido subiu para 590 entre 29.764 pessoas testadas, das quais dez morreram.
  • França. Foram hoje anunciadas mais 13 mortes, elevando o número total para 61. Há 2.867 casos de infeção, dos quais apenas 12 recuperaram.
  • Alemanha. É dos países europeus com menos mortes (6 no total), num universo de 2.745 casos de infeção confirmados, dos quais 25 recuperaram.

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h21 - Irão. Imagens de satélite publicadas pelo New York Times mostram que foram escavadas valas comuns na cidade iraniana de Qom, uma notícia que adensar as suspeitas de que o país poderá estar a esconder os reais números relativos ao surto viral.

23h16 - Operadoras oferecem 10GB de dados móveis. As operadores de Telecomunicações - MEO, NOS e Vodafone - vão oferecer 10GB de dados móveis e a mensalidade dos canais desportivos Sport TV, BTV e Eleven Sports. 

23h12 - Premier League anuncia reunião de emergência para sexta-feira, depois do treinador do Arsenal ter acusado positivo para o novo coronavírus.

23h07 - Catalunha impõe confinamento. Cerca de 70.000 residentes em quatro localidades de Barcelona foram colocados em confinamento, para impedir a propagação da pandemia da Covid-19.

22h54 - A banda norte-americana The Strokes, que está agendada para atuar no festival NOS Alive a 11 de julho, adiou um concerto em Los Angeles, por causa da Covid-19.

22h50 - O governo da Letónia declarou hoje a situação de alerta no país devido ao novo coronavírus, ordenando o fecho de todos estabelecimentos de ensino até ao dia 14 de abril e proibindo as reuniões com mais de 200 pessoas.

22h45 - Mais suspensões ou encerramentos anunciados hoje em Portugal:

  • A mara do Bombarral anunciou hoje que vai encerrar diversos equipamentos municipais e adiar ou cancelar todas as atividades a partir de sexta-feira e até 3 de abril.
  • A mara da Lourinhã, no distrito de Lisboa, encerrou diversas instalações municipais e suspendeu todas as atividades até 30 de abril.
  • O Westway Lab Festival, em Guimarães, foi adiado para 14 a 17 de outubro devido às "contingências" que a pandemia da Covid-19 está a causar.
  •  A mara de Valpaços anunciou hoje o cancelamento da Feira do Folar prevista para abril.
  • Viana do Castelo não autorizará a utilização do espaço público municipal para a realização de manifestações religiosas tradicionais no período pascal.
  • O município de Arouca suspendeu hoje os mercados que se realizam a cada duas ou três semanas no concelho.
  • A mara de Mação suspendeu os eventos em espaços municipais desde hoje e até 14 de abril.

22h27 - O centro de treinos do Arsenal está encerrado depois do treinador dos 'gunners', Mikel Arteta, ter sido diagnosticado com a Covid-19. A notícia foi avança em comunicado pelo clube, onde acrescentam que irão ser seguidas as orientações das autoridades em relação ao isolamento de pessoas que contactaram com Arteta, assim como a desinfeção das instalações.

O Reino Unido tem neste momento um balanço total de 590 casos de infeção e 10 mortes por causa do surto viral.

22h19 - O que está encerrado, suspenso e se mantém aberto em Lisboa?

22h18 - Nova Iorque declara estado de emergência. O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, declarou hoje o estado de emergência naquela cidade norte-americana, enquanto a Disneyland, na Califórnia, vai encerrar ao público no sábado.

22h15 - Um bar em Santa Maria da Feira causou alguma polémica ao decidir fazer uma 'Corona Party', com uso de máscaras de proteção e macas de forma lúdica.

22h11 - O número de casos confirmados no Brasil do novo coronavírus aumentou para 76, com o Ministério da Saúde a monitorizar 1.427 casos suspeitos.

22h01 - A Bélgica anunciou o encerramento de bares, restaurantes, discotecas e escolas a partir de sábado. Ficam aberto apenas o comércio de bens essenciais (supermercados, farmácias).

21h38 - António Costa fala ao país, acompanhado pelos ministros da Saúde, Marta Temido, da Economia, Siza Vieira, e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho. "O Governo tomará a par e passo cada medida que for necessária". Nesse sentido, o chefe do Governo anunciou a suspensão "a partir da próxima segunda-feira", dia 16, a "suspensão de todas as atividades letivas presenciais até à Páscoa", dia 9 de abril.

"Encerramento das escolas vai colocar desafios a todas as famílias", admite Costa

O primeiro-ministro anunciou ainda o "fecho de discotecas e espaços similares, a limitação a um terço, no máximo, de restaurantes, e a limitação da frequência de centros comerciais". Também as visitas a lares de idosos e o "desembarque de cruzeiros serão limitados apenas aos portugueses que regressem a casa".

"Ainda não atingimos o pico, pelo contrário, está em fase de evolução", alerta Costa, pedindo um "sentimento de comunidade" a todos os portugueses

21h20 - Santiago Abascal, líder do partido de extrema-direita VOXdiz estar infetado com Covid-19. O político espanhol indicou que pediu um teste depois de conhecer o resultado positivo de Javier Ortega, secretário-geral do partido, e que este deu positivo.

Macarena Olona, uma porta-voz do partido no Congresso, também terá resultado positivo para novo coronavírus, de acordo com a própria. 

21h08 - O Governo Regional da Madeira decretou hoje o encerramento de todas as escolas a partir da próxima segunda-feira e até ao fim das férias da Páscoa, dia 13 de abril.

21h05 - Sem mares de gente, mas com uma presença simpática de jovens no areal e surfistas dentro de água, a praia de Carcavelos, em Cascais, distrito de Lisboa, voltou hoje a compor-se de banhistas, desvalorizando a evolução do surto Covid-19. Recorde-se que a DGS voltou hoje a insistir: Isolamento é para ficar em casa e visitas devem ser evitadas.

21h03 - André Silva (PAN) falou aos jornalistas no final da reunião com o primeiro-ministro, António Costa, referindo que deu conta ao chefe de Governo que "para que consigamos ser mais rápidos do que o vírus há determinadas medidas que, do nosso ponto de vista, devem ser adotadas, nomeadamente o encerramento dos estabelecimentos de ensino com a devida assistência à família". 

21h01 - As análises às duas turistas portuguesas em isolamento na cidade da Praia deram negativo para o novo coronavírus, disse à Lusa o Diretor Nacional de Saúde de Cabo Verde.

20h58 - Açores decretam encerramento de todas as escolas da região. "Na sequência da monitorização permanente feita à evolução da pandemia COVID-19, o Governo dos Açores, ao abrigo do estado de alerta já decretado nos Açores, determinou o encerramento, a partir de segunda-feira, 16 de março de 2020, de todos os estabelecimentos de ensino da Região", pode ler-se na página oficial. O encerramento deverá vigorar até ao final do período de férias de Páscoa.

20h53 - O líder do partido Chega, André Ventura, volta a pôr em causa confiança do Governo na diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, e considera que o Executivo agiu tarde. "Resposta não foi pronta e imediata como poderia ter sido, demorámos tempo demais a agir (...) e eu só espero que não seja tarde demais", disse André Ventura, sublinhando que não compreende "como é que se mantém a confiança na diretora-geral de Saúde".

20h47 - José Luís Ferreira, dos Verdes, indicou esta quinta-feira aos jornalistas, depois de reunir com o primeiro-ministro, que é necessário encontrar "um equilíbrio" entre "não potenciar alarme social e não facilitar". Para isso, disse, é necessário "ouvir quem sabe e quem sabe são os especialistas".

O deputado indicou que o PEV acompanhará o "Governo nas medidas que forem tomadas, desde que tenham o suporte técnico da DGS".

20h33 - Alguns eventos e serviços que foram sendo encerrados ao longo do dia de hoje:

  • A mara do Fundão vai encerrar piscinas, biblioteca, museu e vários outros espaços municipais, até ao final de março, como medida preventiva do surto de Covid-19.
  • A mara do Barreiro encerrou hoje as piscinas, os espaços culturais municipais e os serviços de atendimento ao migrante, além de ter suspendido diversos eventos que iam decorrer até abril no concelho.
  •  A mara de Vila Nova de Poiares encerrou hoje o Centro Cultural ao público em geral, designadamente a Biblioteca Municipal e o Espaço Internet.
  • O bispo de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, cancelou hoje a realização da peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima, prevista para o dia 29 de março.
  • A mara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, cancelou ou adiou as iniciativas culturais e as atividades previstas até ao mês de abril.
  • O Teatro Viriato, de Viseu, decidiu hoje suspender a sua programação, até 13 de abril.
  • A Fundação de Serralves, no Porto, anunciou hoje a suspensão da sua programação e o encerramento ao público, até 3 de abril.

20h20 - "Tomámos conhecimento das medidas que o Governo vai anunciar logo à noite, são medidas que no nosso entender vão no sentido correto, mas que são insuficientes", disse aos jornalistas João Cotrim de Figueiredo, depois da reunião com o primeiro-ministro

"A nossa leitura da situação é que a evolução da epidemia em Portugal está a seguir, com alguns dias de atraso, aquolo que se tem verificado noutros países, e nesse sentido achamos que é absolutamente crucial reduzir a velocidade de contágio entre os portugueses. Isso faz-se através da redução dos contactos sociais", indicou o líder da Iniciativa Liberal, que pede medidas que pequem antes por excesso do que por insuficiência.

"Esperamos haja coragem, firmeza e determinação para aplicar essas medidas", disse.

19h51 - O Governo decidiu pelo encerramento de todas as escolas, creches e ATL's, medida que entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, de acordo com a RTP3, e que vigorará até ao final do mês. António Costa deverá fazer em breve um comunicado ao país, onde enunciará as decisões tomadas esta quinta-feira.

19h44 - Noruega e Índia registam primeiras mortes por causa da Covid-19. Na Noruega morreu uma pessoa "idosa", no hospital universitário de Oslo. Na Índia foi um homem de 76 anos que testou positivo depois do óbito.

Na Noruega, foi anunciada quarentena para todo o país durante duas semanas.

19h38 - A Juventus anunciou que 121 pessoas estão em "isolamento domiciliário voluntário", depois de Daniele Rugani ter acusado positivo num teste ao mais recente coronavírus. O jogador da 'vecchia signora', de 25 anos de idade, disse hoje estar bem mas apelando ao respeito pelas indicações das autoridades.

Cristiano Ronaldo, que joga pelo emblema italiano, está na Madeira e estará assintomático.

19h19 - Em França foram esta quinta-feira anunciadas mais 13 mortes por causa do novo coronavírus, elevando o número total para 61. Há ainda registo de mais 595 novos doentes infetados, cifrando-se o número de casos de infeção nos 2.876, dos quais 2.803 são ativos (129 estão em estado grave) e 12 recuperaram.

O presidente francês, Emmanuel Macron, fez uma comunicação ao país.

"É a pior crise de saúde da França num século", disse Macron, fazendo eco das palavras de Boris Johnson, que falou pouco antes aos seus cidadãos. O chefe de Estado anunciou que vai manter as eleições municipais mas que todas as creches, escolas, liceus e universidade vão estar fechadas a partir de segunda-feira. "As nossas crianças e os mais jovens são quem propaga mais rapidamente o vírus, mesmo que não tenham quaisquer sintomas", disse.

19h12 - "Esta é a pior crise de saúde pública numa geração", disse esta quinta-feira Boris Johnson. "Algumas pessoas comparam-na com a gripe sazonal e isso não é correto. (...) Muitas mais famílias vão perder entes queridos antes do seu tempo", acrescentou.

O primeiro-ministro britânico anunciou, em conferência de imprensa, que o seu governo vai alterar a forma como é feito o combate ao surto viral passando da "contenção" à "retardação".

18h55 - O secretário de Estado da Saúde, confirmou esta tarde que há um primeiro português recuperado e que este "primeiro caso de recuperação em Portugal é um sinal de esperança". António Sales deixou, porém, um aviso: "De pouco vale um plano de preparação nacional se não houver um plano de contingência em cada casa e em cada família, se não houver responsabilidade individual. Os portugueses estão todos convocados para esta batalha".

18h54 - O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, vai suspender a partir de hoje e até 31 de março todas as consultas externas, cirurgias, sessões de hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

18h51 - Recorde aqui as medidas temporárias adotadas pela mara Municipal de Lisboa para reduzir riscos de exposição e contágio Covid-19:

18h49 - Os sindicatos de professores decidiram hoje suspender as ações de luta devido ao surto de Covid-19 e defenderam o encerramento das escolas como medida preventiva. Enquanto não é tomada uma decisão central, muitos alunos estão a faltar às aulas por decisão dos pais.

18h43 - Comissão Europeia lança conjunto revisto de medidas para mitigar a propagação do novo coronavírus entre os seus trabalhadores. Quase todos os funcionários passam a trabalhar remotamente, em regime de tele-trabalho, visitas de grupos e formações suspensas.

18h36 - Impacto da Covid-19 em alguns países ao longo desta quinta-feira:

18h35 - Um aluno de 14 anos de Penacova, suspeito de estar infetado com coronavírus, esteve isolado 12 horas numa sala da escola, na terça-feira, por falta de resposta da linha SNS24.

18h25 - A secretária-geral da AHRESP alertou hoje para que, perante o surto do novo coronavírus, as empresas poderão ter que despedir os trabalhadores com contratos sazonais ou de curta duração, sublinhando que muitas microempresas correm o risco de fechar.

18h21 - Jornal Folha de S. Paulo faz nota da correria aos supermercados em Portugal e Espanha.

18h18 - A Direção-Geral de Saúde (DGS) entende que o encerramento das escolas deve ser analisado "caso a caso". Portugueses fazem pressão, com petição pública já assinada por mais de 55 mil.

17h55 - O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, está em isolamento voluntário depois da sua mulher, Sophie Gregoire-Trudeau, ter manifestado sintomas ligeiros, na quarta-feira, depois de um compromisso no Reino Unido. Trudeau não exibiu sintomas, mas ficará em casa, com a esposa, até se saber o resultado das análises.

17h40 - Itália utrapassou as mil vítimas mortais por causa da Covid-19. Proteção Civil italiana indica esta quinta-feira que nas ultimas 24 horas foram registadas mais 189 mortes, cifrando-se o número total no país em 1.016. O número de casos de infeção chegou aos 15.113, com mais 2.651 nas últimas 24 horas.

Dos 15.113 casos de infeção, 12.839 são casos ativos, 1.153 estão em estado grave e 1.258 recuperaram.

A Lombardia continua a ser a região mais afectada, com 6.896 casos confirmados. Fique com um mapa dos números por região:Notícias ao MinutoBalanço de vítimas mortais em Itália, a 12 de março© Protezione Civile

17h32 - "Não saí descansado", disse Jerónimo de Sousa aos jornalistas depois de reunir com o primeiro-ministro sobre a Covid-19. O secretário-geral do PCP explicou que "seria pouco avisado dizer que tal ou tal medida vai resolver o problema, não vai". 

Jerónimo de Sousa falou, porém, de um tempo que "exige grande serenidade e determinação" e que, por isso, está "disposto a dar o contributo com medidas que consideramos positivas", para que "o país e os portugueses possam sair desta curva apertada".

17h12 - "Estou em casa com a família", disse esta quarta-feira Assunção Cristas, por telefone, à SIC Notícias. A ex-líder do CDS está em isolamento domiciliário voluntário depois de ter tido a confirmação de que um amigo estava com diagnóstico positivo de Covid-19.

Cristas sublinhou que optou pela "cautela, para que não sejamos agentes de transmissão". A democrata-cristã estará em casa durante os 14 dias do período de quarentena, mesmo que as análises que fez sejam negativas, conforme é recomendado pela DGS.

17h08 - Depois de uma quarta-feira de êxodo à praia, no mesmo dia em que a OMS decretou o SARS-Cov-2 como pandemia mundial, a mara de Cascais acionou nadadores-salvadores nas suas praias mas deixou o aviso: "caso as indicações não sejam seguidas" serão equacionadas "ações mais drásticas como a interdição das praias do concelho", em articulação com a autoridade marítima.

"As praias do concelho não são um lugar seguro neste tempo e neste contexto", pode ler-se num comunicado no site da câmara.

Notícias ao MinutoA Praia de Carcavelos, esta quarta-feira, depois de várias escolas suspenderem aulas© Global Imagens

17h05 - O Centro de Saúde de Sacavém, em Loures, vai estar encerrado, pelo menos, até dia 20, devido a um caso suspeito de Covid-19 numa médica que atende naquela unidade.

16h57 - A autarquia de Paços de Ferreira vai encerrar as escolas do concelho, a partir de segunda-feira, por causa da Covid-19, independentemente da decisão do Governo sobre a matéria.

16h49 - Corrida aos supermercados. A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) reiterou hoje que, apesar do "aumento da procura" registado nos super e hipermercados na sequência do surto da Covid-19, tem sido "sempre assegurada a reposição" dos produtos.

16h46 - O presidente norte-americano, recorde-se, anunciou ontem a suspensão de todos os voos da Europa com destino aos Estados Unidos, uma medida tomada sem aviso que mereceu a crítica da Comissão Europeia. Hoje, Donald Trump defendeu a sua decisão de anunciar a suspensão sem prevenir os dirigentes europeus argumentando que isso demoraria "demasiado tempo".

16h43 - Sabe quais são os sintomas a que tem que estar atento?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Atenção também a dores no corpo e dores de cabeça.

16h30 - A antiga líder do CDS, Assunção Cristas, confirmou que um amigo próximo, com quem esteve no fim de semana passado, testou positivo para o Covid-19, tendo por isso decidido isolar-se em casa e avisar as pessoas com quem esteve desde então.

16h18 - Ginásios seguem regras das autoridades e notam menos visitas. "Há uma quebra significativa de dia para dia, que andará hoje à volta dos 50%, dependendo de região para região", disse o presidente da Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), José Carlos Reis, em declarações ao Notícias ao Minuto. 

16h13 - Catarina Martins falou aos jornalistas à saída da reunião com primeiro-ministro, António Costa, e começou por apelar à "responsabilidade individual", uma vez que a "capacidade que tivermos como comunidade" nesse sentido marcará a diferença.

A coordenadora do Bloco de Esquerda indicou que levou a sede de reunião preocupações com "o reforço dos cuidados de saúde" e "com medidas que têm a ver com economia e emprego", mas não avançou com nenhuma decisão que possa ter sido tomada.

16h06 - Primeiro caso de um paciente curado em Portugal. Trata-se de um homem que estava internado nos Hospital de São João. A notícia foi primeiramente avançada pela RTP3 e foi depois confirmada pelo Notícias ao Minuto, que apurou que o paciente fez dois testes e os dois deram negativo e teve alta hospitalar. 

16h04 - O responsável pela comunicação do governo brasileiro, Fabio Wajngarten, que foi diagnosticado com coronavírus esta quinta-feira, acompanhou Jair Bolsonaro numa visita oficial aos Estados Unidos e esteve com o presidente norte-americano no passado fim-de-semana.

15h55 - Oficial: I e II ligas suspensas devido à pandemia de coronavírus. Medida foi esta quinta-feira anunciada como forma de prevenção contra a propagação do vírus.

15h51 - A sua empresa adotou as orientações da DGS? Recorde aqui os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em empresas.

Aceda aqui a todas as orientações publicadas até ao momento pela Direção-geral de Saúde.

15h49 - Nunca é demais recordar: oito passos para lavar as mãos corretamente.

15h30 - Apresentador Júlio Isidro recorre às redes sociais para manifestar apoio por Graça Freitas e Marta Temido, as duas responsáveis da Saúde que dão a cara pelo combate ao surto viral. "Estas senhoras estão a dar tudo de si, por nós", escreveu.

15h25 - As últimas notícias sobre o impacto no desporto.

15h14 - Assim como António Costa, também Rui Rio apelou hoje ao bom senso dos portugueses. A quarentena "não é estar de férias", "é estar resguardado e não ter contacto social", disse, sublinhando que se vive "uma situação de gravidade".

O líder do PSD marca, ainda, uma posição de apoio às autoridades governamentais. "Não nos compete andar a procurar diferenças ou críticas relativamente ao Governo", afirmou, admitindo que "mesmo que haja alguma critica" a fazer, "ela pode ser feita pelo telefone ou pessoalmente".

15h11 - "É uma pandemia controlável", mas "não se pode combater um vírus se não se sabe onde está. Isto significa que é necessária uma vigilância robusta para encontrar, isolar, testar e tratar cada caso para quebrar as cadeias de transmissão", disse hoje Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

15h07 - Assim como o fez ontem a ministra e a diretora-geral da Saúde, o primeiro-ministro fez hoje um apelo a quem estuda ou trabalha em entidades que encerraram devido ao surto para que evitem ir para "espaços mais conviviais", como as praias, e ajudem a evitar "a difusão do vírus".

15h03 - Recorde aqui o boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), caso ainda não tenha visto.  Número de infetados em Portugal subiu para 78.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório