Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Confinados cerca de 70 mil residentes em quatro localidades da Catalunha

Cerca de 70.000 residentes em quatro localidades de Barcelona foram colocados em confinamento, para impedir a propagação da pandemia da Covid-19, ordenou hoje a Generalitat (Governo regional) da Catalunha.

Confinados cerca de 70 mil residentes em quatro localidades da Catalunha
Notícias ao Minuto

22:55 - 12/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Segundo a agência espanhola de notícias EFE, nas localidades de Igualada, Vilanova del Camí, Santa Margarida de Montbui y Òdena, há o registo de 58 infetados.

A medida foi anunciada pelo ministro do Interior, Miquel Buch, durante uma conferência de imprensa, na qual explicou que, depois da meia-noite, ninguém poderá entrar ou sair do perímetro destas zonas, exceto aqueles que prestem serviços básicos.

Nas horas anteriores ao confinamento, a mobilidade será restrita, mas a saída de pessoas dentro do perímetro com residência no exterior - que deverão permanecer no interior - será permitida, assim como o retorno de residentes que estão noutras cidades.

O governo catalão reuniu na tarde de hoje, de forma extraordinária, para adotar novas medidas destinadas a impedir a propagação da pandemia, incluindo o confinamento desses quatro municípios, onde foi detetado na quarta-feira um surto do novo coronavírus.

A ministra da Saúde, Alba Vergés, enfatizou que o fornecimento de alimentos e outros produtos será garantido, bem como a prestação de serviços essenciais.

Em caso de incumprimento da medida, a sanção prevista na Lei de Proteção Civil pode chegar aos 60.000 euros, segundo fontes do executivo.

O novo coronavírus, responsável pela Covid-19, foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório