Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19: Irão regista 124 mortes, oposição diz que pode chegar às 1.800

Números avançados pelo Irão têm sido questionados tanto internamente como por autoridades internacionais.

Covid-19: Irão regista 124 mortes, oposição diz que pode chegar às 1.800
Notícias ao Minuto

23:41 - 06/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

O Irão é um dos três países, juntamente com a Coreia do Sul e a Itália, que mais preocupam as autoridades de saúde mundiais relativamente à propagação do novo coronavírus (Covid-19). Os números oficiais apontam, neste momento, para 124 mortes e quase cinco mil casos de infeção, mas esses números têm vindo a ser contestados.

Se já a BBC indicava em fevereiro que o número de fatalidades poderia ser muito superior ao que era avançado pelas autoridades iranianas, a oposição faz agora a mesma acusação. O Conselho Nacional de Resistência do Irão diz que o número real de mortos pode chegar aos 1.800.

"O Teerão está à beira de uma explosão social por causa do número de mortes", escreve a organização de oposição ao regime.

A mesma suspeita é levantada por seis epidemiologistas canadianos, num estudo divulgado pela New Yorker, onde se estima que o número de casos de infeção por coronavírus no Irão seja antes de 18 mil, ao invés dos 5 mil anunciados oficialmente.

O Irão tem combatido a propagação do vírus pelos próprios meios, encerrando escolas e locais de oração ou impedindo a entrada de pessoas provenientes da China, havendo algum temor em relação à capacidade do país para fazer contenção adequada (a atempada). Os Estados Unidos já haviam demonstrado preocupação sobre o facto do Irão poder não estar a partilhar informação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório