Depois de Carolina Deslandes ter-se mostrado revoltada com as imagens que circulam na Internet da família de Diogo Jota e André Silva, que estão a viver neste momento a dor do luto, Rita Ferro Rodrigues decidiu falar sobre a cobertura do funeral.
O último adeus aos irmãos futebolistas Diogo Jota e André Silva ficou marcado para a manhã deste sábado, dia 5 de julho, e este momento é acompanhado pelas televisões nacionais. Apesar de não estar a par das imagens, Rita Ferro Rodrigues explicou que as partilhas que lhe têm feito chegar são suficientes para se mostrar contra a cobertura do funeral.
"Aliviada de estar sem televisão e quase sem Internet, protegida dos relatos que me têm chegado da exploração absoluta e absurda de todos os canais de televisão, da inimaginável dor de uma família", começou por escrever numa publicação que fez nas stories da sua página de Instagram enquanto decorria o funeral.
"Não há limites, não há pudor, não há decência no respeito pelo que há de mais íntimo. Cada um quer explorar mais do que outro e não há uma única alma pensante e com responsabilidade de decisão que trave este circo de voyeurismo. Um diretor que diga: não, não vamos alinhar nisto. Estamos todos num lugar muito escuro de desumanidade e insensibilidade", comentou, por fim.
Publicação de Rita Ferro Rodrigues© Instagram_ritaferrorodrigues
Carolina Deslandes, recorde-se, publicou um vídeo na sua página de Instagram onde lamentou (sobre as imagens da família de Diogo Jota e André Silva):
"Como é que nós chegámos a um ponto em que não há a empatia, a bondade, a decência de deixar que uma família faça um luto sem ser perseguida, sem quererem arranjar a filmagem da pessoa mais destroçada ou a fotografia da pessoa mais destroçada. [...] fica tudo à procura da imagem mais desesperada do outro, fica tudo à caça. Que nojo que me dá."
Os irmãos Diogo Jota, de 28 anos, e André Silva, de 25, morreram num acidente de carro, em Zamora, Espanha, na madrugada de quinta-feira, dia 3 de julho.
O velório começou na sexta-feira, dia 4 de julho, e o funeral ficou marcado para a manhã deste sábado, dia 5, em Gondomar. Foram várias figuras do mundo do futebol que marcaram presença neste último adeus aos futebolistas, entre elas André Villas-Boas, João Félix, Bernardo Silva ou o plantel do Liverpool - equipa onde jogada Diogo Jota.
Diogo Jota morreu menos de duas semanas depois de se casar com a companheira de longa data, Rute Cardoso, com quem tem em comum três filhos. A filha mais nova nasceu em novembro do ano passado.
Leia Também: Diogo Jota e Rute Cardoso: Uma história de amor que começou aos 15 anos
Leia Também: Morte inesperada de Diogo Jota dias após casamento. "Dia inesquecível"