Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Duterte coloca Manila em regime de quarentena

O presidente das Filipinas suspendeu hoje por um mês todas as deslocações internas a partir e em direção à capital Manila e autorizou que a região seja colocada em quarentena para combater a infeção provocada pelo novo coronavírus.

Duterte coloca Manila em regime de quarentena
Notícias ao Minuto

15:56 - 12/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

O presidente Rodrigo Duterte também proibiu os grandes ajuntamentos na metrópole, suspendeu a maior parte dos trabalhos do Governo e prolongou por um mês a interrupção das aulas, no âmbito das restrições que hoje anunciou através da televisão nacional.

O presidente filipino também referiu que quem se recusar a implementar as novas restrições pode ser condenado a penas de prisão.

"Não se trata da lei marcial. Nem é algo de extraordinário", disse Duterte, ao sublinhar que as restrições apenas se destinam a combater a pandemia do Covid-19.

Duterte anunciou estas medidas após uma reunião de um grupo de trabalho alargado e formado na sequência do surgimento da doença.

Responsáveis pelos serviços de saúde filipinos confirmaram 52 casos de Covid-19, e a morte de duas pessoas, um chinês e um filipino.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

A China registou nas últimas 24 horas 15 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o número mais baixo desde que iniciou a contagem diária, em janeiro.

Até à meia-noite de quarta-feira (16:00 horas em Lisboa), o número de mortos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu em 11, para 3.169. No total, o país soma 80.793 infetados.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório