Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Mais de 55 mil pedem ao primeiro-ministro o encerramento das escolas

A Direção-Geral de Saúde (DGS) entende que o encerramento das escolas deve ser analisado "caso a caso". Portugueses fazem pressão, com petição pública já assinada por mais de 55 mil. A decisão final será conhecida esta quinta-feira, quando António Costa anunciar as medidas decididas em Conselho de Ministros.

Mais de 55 mil pedem ao primeiro-ministro o encerramento das escolas
Notícias ao Minuto

18:12 - 12/03/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

O Conselho Nacional de Saúde Pública, reunido esta quarta-feira com o Governo e com a Direção-Geral de Saúde durante largas horas, recomendou que só devem ser encerradas escolas públicas ou privadas por determinação das autoridades de saúde. Graça Freitas considerou que esta recomendação "faz sentido" e que o encerramento de escolas será feito de forma casuística "analisando o risco, caso a caso, situação a situação".

A decisão final, contudo, cabe ao Governo, que está a analisar a questão em reunião de Conselho de Ministros. Será António Costa a revelar as medidas decididas, esta quinta-feira, ao início da noite.

Enquanto isso, muitos são os que pedem ao chefe do Executivo que tome a posição de encerrar todos os estabelecimentos de ensino. 

"Perante a situação acutal do SARS-CoV-2 (coronavírus) que provoca a doença - COVID-19, viemos por este meio pedir o encerramento imediato de todas as escolas e instituições de ensino durante um período de, pelo menos, duas semanas", lê-se na petição pública que já reúne mais de 55 mil assinaturas.

Para os peticionários, "seria uma irresponsabilidade total do Governo deixar estas instituições abertas perante esta situação". "O Governo deve colocar a saúde e a segurança das crianças acima de tudo e tomar medidas rigorosas para evitar a propagação do Covid-19", acrescentam, rematando que Portugal tem uma "infraestrutura de saúde frágil", pelo que "o surto tem de ser abrandado". "Mais vale prevenir que remediar!!A coisa mais lógica seria o encerramento desde já!", lê-se, por fim. 

De acordo com o último boletim da DGS, há em Portugal 78 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.  A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (44), seguida da Grande Lisboa (23) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com cinco casos confirmados da doença. O boletim divulgado hoje assinala também que há 133 casos a aguardar resultado laboratorial e 4.923 contactos em vigilância, mais 1.857 do que na quarta-feira.

Esta quinta-feira fica também marcada pela notícia do primeiro doente curado no Hospital de São João no Porto, tendo inclusive este paciente recebido alta hospitalar. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório