Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Bloco de Esquerda está "solidário com todas as medidas adotadas"

"Sendo necessário, não se deve pôr de parte a necessidade de requisição de meios, equipamentos e instalações ao setor privado", vincou a coordenadora do Bloco de Esquerda à saída da reunião com o primeiro-ministro.

Bloco de Esquerda está "solidário com todas as medidas adotadas"

Catarina Martins esteve reunida com o primeiro-ministro António Costa num encontro onde foi discutido o plano de contingência a adotar para fazer face a este surto do novo coronavírus em Portugal. À saída, numa declaração aos jornalistas, a coordenadora do Bloco de Esquerda mostrou a sua "gratidão para com os profissionais de saúde" e fez um "um apelo muito grande à responsabilidade individual"

"O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem de dar resposta, mas quando estamos perante uma pandemia, na verdade, os comportamentos individuais são importantíssimos", afirmou Catarina Martins, acrescentando que "só seremos capazes de proteger o nosso país de um cenário mais grave se todos compreendermos a importância da prevenção, dos cuidados de saúde, de acompanharmos os conselhos da DGS". 

"Boa parte do combate a esta epidemia passará também pela capacidade que tivermos enquanto comunidade de compreendermos a responsabilidade individual neste momento", frisou. 

Para a reunião, o Bloco de Esquerda levou "três preocupações". Uma delas foi o reforço dos cuidados de saúde em Portugal, uma vez que "o SNS está a ter muita pressão" e, portanto, "as contratações devem ser antecipadas, devem ser feitas o mais rapidamente possível". "Sendo necessário, não se deve pôr de parte a necessidade de requisição de meios, equipamentos e instalações ao setor privado", acrescentou.

Foram ainda debatidas na reunião com António Costa medidas que estão relacionadas com a economia e o emprego, uma vez que é "muito importante garantir a manutenção do emprego e dos rendimentos dos trabalhadores e das famílias neste período". 

Finalmente foram também conversadas, disse, matérias mais vastas desde a proteção às populações mais vulneráveis até às questões europeias

"O BE está solidário com todas as medidas que devam ser adotadas, no âmbito das escolas ou outras, para conter esta pandemia, para proteger a população. O que nós transmitimos ao Governo é que todas as medidas devem ser bem explicadas e bem preparadas", concluiu Catarina Martins.

De recordar que o primeiro-ministro, António Costa, interrompeu esta quinta-feira a reunião do Conselho de Ministros para informar e ouvir a opinião dos líderes partidários sobre as medidas do Governo de resposta ao surto de Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório