Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Voos suspensos de/e para UE. "Estado de calamidade" em Ovar

O número de infetado em Portugal subiu para 448 e durante o dia de ontem foi anunciada a primeira vítima mortal por cá. Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre esta pandemia.

AO MINUTO: Voos suspensos de/e para UE. "Estado de calamidade" em Ovar
Notícias ao Minuto

15:00 - 17/03/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

Um dia depois de ter sido confirmada a primeira morte por Covid-19 em território nacional, o país e o mundo continuam a acompanhar a propagação do vírus. O número de infetados em Portugal subiu para 448, são já 117 novos casos desde ontem. Neste momento, há 323 casos a aguardar o resultado das análises laboratoriais e 6.852 pessoas sob vigilância das autoridades de saúde. O número de casos de recuperação bem sucedida mantém-se nos 3.

O parlamento debate e vota, na quarta-feira, a proposta de lei do Governo com medidas para conter os efeitos da pandemia Covid-19, estando ainda em aberto a possibilidade de votar a declaração do estado de emergência. A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje a todos os países europeus medidas mais "audaciosas" para combater a ameaça do novo coronavírus, lembrando que a Europa é atualmente o "epicentro" da pandemia da Covid-19.

coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.800 mil morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença. O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios.

Acompanhe AO MINUTO tudo o que se passa cá dentro e lá fora: 

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

21h13 - O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) queixou-se hoje da ausência de medidas que protejam estes profissionais da Covid-19, considerando que as autoridades estão mais preocupadas com os reclusos.

21h10 - Duas unidades de diagnóstico do novo coronavírus vão abrir no fim de semana em Lisboa, no Lumiar e no Parque das Nações, e terão capacidade para fazer cerca de 500 análises diárias, anunciou hoje a autarquia.

20h58 - Tome cuidado. Covid-19 trouxe consigo várias ameaças… na internet. O aviso surgiu por parte do Centro Nacional de Cibersegurança que alerta para a receção e partilha de conteúdos associados ao tema do novo coronavírus como: campanhas de phishing, plataformas digitais ou de aplicações que aparentam divulgar informação em real time sobre a pandemia, esquemas de fraude digital e SMSs.

20h50 - Duas unidades de diagnóstico do novo coronavírus vão abrir no fim de semana em Lisboa, no Lumiar e no Parque das Nações, e terão capacidade para fazer cerca de 500 análises diárias, anunciou hoje a autarquia.

20h49 - O Presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, decretou hoje a proibição de todos os comícios ou manifestações, para impedir a propagação da pandemia da doença Covid-19, num país que está a ser abalado por protestos sem precedentes contra o Governo.

20h44 - Pelo Desporto, o Espanyol confirmou, esta terça-feira, que tem seis casos do novo coronavírus no plantel da equipa principal, entre jogadores e staff. O clube de Barcelona refere que estão todos assintomáticos. Também o antigo presidente do Real Madrid, Lorenzo Sanz, está infetado com o novo coronavírus e encontra-se em estado grave. Segundo informa o jornal espanhol Ideal, o antigo líder do emblema madrileno está na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), depois de ter dado entrada no hospital há alguns dias com febre.

Já anteriormente, neste caso na NBA, os Brooklyn Nets anunciaram, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais, ao início da noite desta terça-feira, que quatro dos seus jogadores acusaram positivo por infeção pelo novo coronavírus nos testes realizados nas últimas horas.

20h30 - O primeiro-ministro remeteu hoje para quarta-feira o anúncio de novas medidas de "apoio ao rendimento das famílias e da atividade das empresas" pelos ministros das Finanças e da Economia, mas também na área do trabalho a nível europeu.

20h22 - Covid-19 leva CP - Comboios de Portugal a reduzir a regular oferta de comboios. A decisão da empresa é motivada pela adoção do plano de contingência e pela redução da procura. Ainda assim, é assegurada 75% da oferta.

20h13 - Milhares de pessoas estão encurraladas na fronteira austro-húngara e aguardam a abertura de um "corredor humanitário" para atravessar a Hungria e chegar aos seus países, devido ao encerramento de fronteiras na União Europeia para impedir a propagação da Covid-19.

20h - Em Espanha houve um aumento de 191 mortos num só dia alcançando assim 533 no total. Segundo a RTVE, o país tem ainda mais de 1.800 casos nas últimas 24 horas e um total de 11.748 infetados no país.

19h59 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu hoje procedimentos regulatórios rápidos para no outono haver uma vacina contra o Covid-19, e lembrou a oferta norte-americana ao laboratório alemão que a desenvolve, o que "mostra reconhecimento".

19h57 - Uma tenda de apoio a profissionais de saúde foi montada junto ao Serviço de Urgência Básica (SUB) de Monção, no distrito de Viana do Castelo, por causa da pandemia de Covid-19, informou hoje a Câmara local.

19h55 - Os pescadores do Norte do país asseguraram hoje que "está garantido peixe fresco para os consumidores portugueses", mas pediram apoio ao Governo para reduzirem até 30% a permanência da frota no mar.

19h49 - A chegada da pandemia de Covid-19 à Argentina verifica-se num momento em que o país já se debate com a epidemia do dengue, que se tem revelado mais letal e hoje provocou a quinta morte do ano.

19h47 - A Bélgica vai aplicar a partir de quarta-feira o isolamento geral da população que deverá vigorar, em princípio, até 05 de abril, para conter a pandemia de Covid-19, decidiu hoje o Conselho Nacional de Segurança.

19h41 - O município da Figueira da Foz disponibilizou hoje a totalidade dos 'bungalows' existentes no parque municipal de campismo para alojar profissionais de saúde deslocados ou que queiram um local alternativo de estadia, anunciou a autarquia.

19h37 - As associações de pais querem que os encarregados de educação possam ter as faltas ao trabalho justificadas também nas férias da Páscoa dos filhos e que haja uma remuneração, ainda que parcial, disse à Lusa o presidente da Confap.

19h35 - A Alemanha regista 7.156 casos de Covid-19, um aumento de 1.723 em relação aos valores de segunda-feira, de acordo com o Instituto Robert Koch, entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças.

19h33 - A Secretaria Regional da Saúde do Governo dos Açores disse hoje que vai haver "um reforço de 20% dos stocks de medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual no âmbito da pandemia de Covid-19". 

19h31 - A rainha Isabel II, de Inglaterra, vai mudar-se para o Castelo de Windsor e deixar Londres, como medida de precaução devido à pandemia de Covid-19, de acordo com um anúncio divulgado hoje pelo Palácio de Buckingham.

19h29 - A Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) criou um serviço clínico digital sobre o Covid-19, para atendimento generalizado e gratuito à população, revelou aquela academia.

19h25 - No final do conselho europeu por videoconferência, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que “a partir das 24 horas de amanha estarão suspensos todos os voos internacionais de/e para a União Europeia”. As exceções são o "Canadá, os EUA, a Venezuela e a África do Sul” e serão mantidas “as ligações aéreas com todos os países de língua oficial portuguesa”.

19h11 - Mais de 190 mil pessoas em todo o mundo já ficaram infetadas com o novo coronavírus. A China e a Itália são dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19 e há uma classe que tem sido particularmente ‘apanhada’ por este grave surto mundial: os futebolistas. Fique com a fotogaleria e recorde todos os jogadores de futebol que já contraíram a Covid-19

19h09 - O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho está a estudar a possibilidade de implementar videoconferência no serviço de Obstetrícia para que os acompanhantes das grávidas possam assistir aos partos e consequente internamento, agora limitados devido à Covid-19.

19h06 - O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, declarou hoje o estado de emergência em saúde em todo o território nacional, por causa do surto do novo coronavírus, que não tem casos registados no país.

19h05 - O novo coronavírus já matou pelo menos 7.813 pessoas em todo o mundo desde seu surgimento em dezembro passado, segundo um relatório compilado hoje, até às 17h, pela agência noticiosa AFP através de fontes oficiais.

19h02 - O Grupo Renault anunciou hoje que decidiu parar na quarta-feira a produção da sua fábrica em Cacia, Aveiro, devido à pandemia do Covid-19.

19h - O centro de congressos Europarque, em Santa Maria da Feira, foi hoje disponibilizado pela autarquia para funcionar como centro móvel de rastreio à Covid-19, com capacidade estimada para realizar 150 a 300 testes por dia.

18h59 - A TAP vai reembolsar, com a emissão de um voucher, os clientes que queiram cancelar viagens com início até 31 de maio, adiantou hoje a companhia aérea em comunicado.

18h57 - A empresa Metro do Porto revelou hoje que a partir de quarta-feira todas as máquinas de venda e todos os validadores vão estar desligados, pelo que o carregamento do bilhete Andante "deixa de ser necessário e obrigatório", devido à pandemia de coronavírus.

18h53 - A França registou até hoje 175 mortes devido ao Covid-19 e conta 7.730 casos de pessoas infetados pelo coronavírus que provoca a doença, das quais mais de 2.500 pessoas estão hospitalizadas, segundo Jérome Salomon, diretor-geral da Saúde francês.

18h50 - O ministro da Administração Interna acaba de anunciar, em conferência de imprensa, que o Governo decretou estado de calamidade em Ovar. Eduardo Cabrita explica que isso significa a “criação de uma cerca sanitária a todo o município; estabelecimento de restrições a atividades económicas e circulação de pessoas”. 

A ministra da Saúde, também presente, deu conta de que "“Havia 51 casos confirmados no Centro, 30 são relacionados com o concelho de Ovar". "Esta estratégia pretende reduzir o número de contágios para proteger os serviços de Saúde", pois "decorrentes desses casos, há 440 casos em monitorização", o que considera ser "um número elevado". Ovar está classificada como "uma zona compatível com um quadro de comunitária ativa de transmissão ativa. Isto constitui um risco de transmissão generalizada e de poderem ocorrer novas cadeias de transmissão”, explicou.

18h48 - O município de Gouveia, no distrito da Guarda, anunciou hoje que decidiu reduzir o valor da próxima fatura da água, saneamento e resíduos a pagar pelos munícipes e empresas, em resultado da pandemia causada pela Covid-19.

18h46- O município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, vai restringir a permanência a mais de três clientes no interior das instalações do Mercado Municipal para evitar a propagação da pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

18h44 - A Venezuela vai encerrar o Metropolitano de Caracas e o sistema ferroviário entre a capital e Los Valles del Tuy (65 kms a sul) reforçando a quarentena que vigora desde segunda-feira para conter a pandemia de Covid-19.

18h39 - O músico João Gil e o promotor António Miguel Guimarães apelaram hoje às câmaras municipais para que criem um fundo de investimento cultural, porque "o mundo do espetáculo colapsou" com as medidas de proteção contra a doença Covid-19.

18h37 - A mara de Vila Nova de Gaia vai colocar em funcionamento sexta-feira um centro de testes Covid-19 no centro da cidade e disponibilizou os pavilhões municipais ao hospital local para permanência de doentes, anunciou hoje o presidente.

18h30 - A esta hora decorre o Festival #EuFicoEmCasa. Estão confirmadas 'as presenças' de 78 artistas, durante os próximos seis dias, para darem a todos os portugueses "mais de 40 horas de música". A transmissão de cada concerto será feita na conta de Instagram de cada um dos artistas que participam na iniciativa que pode saber qual é aqui.

Também o músico norte-americano John Legend atua hoje para todo o mundo, a partir de casa, às 20h00 de Lisboa, no âmbito da série de sessões 'Juntos, em Casa', promovida pelo movimento Global Citizen e pela Organização Mundial de Saúde.

18h23 - A mara Municipal do Funchal decidiu hoje autorizar os funcionários cuja presença física não é "estritamente necessária" a permanecer nas suas residências, informou a presidência da autarquia, indicando que a medida vigora até 31 de março. No caso de Lamego, a Câmara Municipal anunciou hoje que vai implementar um "programa especial de auxílio e proteção às pessoas mais vulneráveis" do concelho com entrega de bens e apoio psicológico.

18h19 - Juventus confirmou, esta terça-feira, um novo caso de coronavírus no plantel. Depois de Rugani, também Blaise Matuidi está infetado pelo novo coronavírus. O médio francês testou positivo para a Covid-19 e vai ficar em isolamento domiciliário. 

18h17 - No seguimento do surto da Covid-19, a IKEA Portugal informa esta terça-feira que "decidiu fechar temporariamente todas as Lojas e Estúdios de Planificação no país até nova indicação". A medida entra em vigor amanhã, dia 18.

18h15 - O governo britânico anunciou hoje um fundo de 330 mil milhões de libras (364 mil milhões de euros) para ajudar as empresas e a economia britânica a resistir aos efeitos da pandemia do coronavírus Covid-19. 

18h11 - A Igreja Católica angolana exortou hoje os fiéis a "evitarem o contacto físico" durante as missas, defendendo a receção da comunhão "preferencialmente nas mãos", como medidas precaução à Covid-19, de acordo com o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

18h08 - O conselho de administração do Centro Hospital Tondela-Viseu decidiu cancelar, a partir de segunda-feira, toda a atividade da Consulta Externa, devido à evolução da Covid-19.

18h01 - Nestes momentos há várias imagens a correr o mundo. Em Portugal um profissional de saúde partilhou uma fotografia tirada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, na sua conta de Facebook e, em apenas algumas horas, ‘conquistou’ centenas de gostos e partilhas. A imagem já está a dar a volta a Portugal e está a emocionar os internautas.

Por sua vez, no Reino Unido é mostrado o que pode acontecer quando se açambarca... Esta imagem foi tirada num supermercado e acabou por se tornar viral. "Parte-me o coração", escreveu a autora, Milli Taylor.

17h57 - Uma empresa biofarmacêutica canadiana anunciou hoje ter criado uma potencial vacina para o novo coronavírus, começando por uma partícula semelhante ao vírus, e espera começar os testes em humanos no verão.

17h53 - O Governo da Bósnia decretou hoje o estado de catástrofe natural, que permite a mobilização do exército para construir campos de quarentena no país dos Balcãs, onde as autoridades receiam uma "explosão" da epidemia do novo coronavírus.

17h52 - Depois de no passado dia 9, o Presidente da República ter realizado testes de despiste à Covid-19, apesar de estar assintomático, e de os mesmos terem dado negativo, esta terça-feira (dia 17), Marcelo Rebelo de Sousa realizou novos testes e o resultado voltou a ser “negativo”, conforme informa uma nota publicada no site da Presidência da República.

17h47 - Algumas centenas de estudantes dos Açores colocados em universidades do país optaram por não regressar aos Açores, para "proteger as famílias" da pandemia da Covid-19, que regista apenas um caso no arquipélago, declararam alguns alunos à agência Lusa.

17h45 - O PCP sugeriu hoje que o Governo peça a ajuda da China ajudar no "trabalho de prevenção e controlo" da pandemia de Covid-19 em Portugal, afirmou o dirigente comunista Jorge Pires.

17h43 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou o envio imediato de cheques aos cidadãos, entre outras medidas, para conter o impacto económico do vírus, e diz que o país vai recuperar logo a seguir à pandemia.

17h41 - A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) manifestou-se hoje preocupada com a falta de material de proteção para os militares da GNR, criticando que os elementos colocados nas fronteiras estejam sem qualquer equipamento.

17h35 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá endereçar uma mensagem ao país na quarta-feira, após a reunião do Conselho de Estado, que decorrerá por videoconferência, anunciou hoje a Presidência à Lusa.

17h29 - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou hoje que governos regionais do país tenham declarado emergência e tenham anunciado medidas para procurar mitigar a disseminação da Covid-19, que considerou serem prejudiciais à economia.

17h27 - Os estudantes estrangeiros em Portugal estão "desorientados" e alguns "a ficar em pânico", com o cancelamento do contrato de estudos devido à Covid-19, disse hoje à Lusa a presidente da ESN-Portugal, organização de apoio a estudantes Erasmus.

17h25 - Há mais 345 mortos em Itália, com o número total a subir para 2.503. O número de vítimas mortais por causa da Covid-19 registou um aumento de 16% esta terça-feira, com mais 345 mortos nas últimas 24 horas.

17h21 - As empresas não podem impor o gozo de férias aos trabalhadores que têm de ficar em casa com os filhos em isolamento social devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, afirmam especialistas em Direito do Trabalho consultados pela Lusa.

17h18 - A União de Associações do Comércio e Serviços (UACS) considerou hoje que as medidas de apoio às empresas anunciadas pelo Governo, na sequência da pandemia de Covid-19, são insuficientes para proteger aqueles setores de Lisboa.

17h15 - Face à evolução do surto da Covid-19 em Ovar, onde há 30 casos confirmados, o Governo irá decretar "estado de calamidade específico para o município", garante o autarca Salvador Malheiro. A Autoridade de Saúde Regional determinou ainda medidas de contenção musculadas para a região. 

17h13 - Os agentes de viagens e operadores turísticos europeus pediram hoje à Comissão Europeia uma "aplicação flexível das regras de reembolso" por causa dos cancelamentos no setor, devido ao surto de Covid-19.

17h11 - Os Bombeiros de Estarreja, no distrito de Aveiro, têm máscaras e óculos de proteção apenas para 10 dias, estando a apelar à população local para dispensar estes equipamentos para que possam continuar a fazer os serviços normais.

17h07 - O medo e a incerteza provocado pelo surto de Covid-19, levou algumas famílias a sair da cidade e a refugiarem-se no campo, retomando hábitos antigos de subsistência, enquanto aguardam por condições para regressar às suas vidas "normais".

17h - Os centros comerciais têm cumprido as regras impostas e aguardam "novas indicações". A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) garantiu que estes adotaram "todas as medidas" de limitação de frequência decretadas face à pandemia de Covid-19, mantendo-se todos os seus associados em operação.

16h58 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje a mobilização de 200 mil milhões de euros, quase 20% do PIB, para combater os efeitos económicos no país da pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus.

16h55 - Três trabalhadores rurais, dos mais de 70 de quarentena em Faro, testaram positivo para a Covid-19, dois deram negativo e mais dois foram testados hoje, informou a fonte oficial da ARS.

16h53 - A Comissão Europeia lançou hoje um painel consultivo composto por epidemiologistas e virologistas de diversos Estados-membros, cuja missão será formular as diretrizes da UE para uma resposta médica coordenada ao surto do novo coronavírus.

16h50 - O Hospital da Cruz Vermelha (Lisboa) passa, a partir de hoje, a funcionar ao serviço do Estado, no combate ao surto do novo coronavírus face "à necessidade de recursos nos serviços de saúde", foi anunciado.

16h49 - O número de mortos no Reino Unido subiu para 69. Mais 14 pessoas morreram depois de terem sido diagnosticadas com Covid-19 em Inglaterra, segundo deu conta o Departamento da Saúde britânico, citado pelo Guardian.

16h45 - O Taj Mahal vai encerrar ao público para combater o surto do novo coronavírus. Segundo a BBC, o ministro da cultura indiano deu conta que "é imperativo encerrar" o monumento icónico. A Índia já tem 114 casos de Covid-19 e duas mortes registadas.

16h40 - A plataforma Colibri, para ensino à distância no superior, registou 63 mil participantes em cerca de 2.700 aulas ou reuniões no primeiro dia de suspensão de aulas presenciais devido à epidemia de Covid-19.

16h39 - A Associação Mutualista de Gondomar (AMUT), no distrito do Porto, está a contactar os associados reformados e com doenças de risco para lhes disponibilizar um serviço de compra e entrega de medicamentos, contou hoje à Lusa a presidente.

16h35 - A CP - Comboios de Portugal intensificou as operações de desinfeção dos comboios e vai iniciar já na quarta-feira uma pulverização adicional a toda a frota, que será feita mensalmente, usando um produto que tem efeito durante um mês.

16h32 - O Luxemburgo vai determinar o "estado de crise", que lhe permite tomar decisões legislativas rápidas, e encerrar todos os estaleiros de obras e parques infantis, anunciou hoje o governo do grão-ducado.

16h28 - Milhares de turistas estrangeiros, incluindo portugueses, terão de abandonar o norte das Filipinas até sexta-feira ou ficarão presos na região, colocada em quarentena devido ao crescente número de infetados pela Covid-19, anunciaram hoje as autoridades.

16h23 - Mais de 776,7 milhões de crianças e jovens em todo o mundo estão fora das salas de aulas por causa das medidas de contenção aplicadas para tentar conter a propagação do novo coronavírus, indicou hoje a UNESCO.

16h15 - A polícia municipal de Madrid está a utilizar 'drones' com altifalantes para avisar as pessoas que devem ficar em casa e cumprir as regras impostas pelo "estado de emergência" em que o país vive desde sábado.

16h11 - O governo britânico espera conter o número de mortes provocadas pela pandemia de Covid-19 abaixo de 20.000, considerando que tal seria "um bom resultado", afirmou hoje o consultor científico, Patrick Vallance

16h09 - No mundo do desporto, a organização do Roland Garros anunciou, esta terça-feira, a decisão de adiar a edição de 2020 para final de setembro. O torneio de ténis estava, inicialmente, agendado para 24 de maio, mas será disputado entre 20 de setembro de 4 de outubro. Também os 'chefes' de Cristiano Ronaldo - a família Agnelli, proprietária da Juventus, equipa onde alinha o internacional português - doaram cerca de 10 milhões para o combate ao Covid-19 em Itália.

16h02 - As autoridades brasileiras anunciaram hoje a captura de 444 presos que haviam fugido no dia anterior de quatro cadeias no estado de São Paulo, após o anúncio da suspensão de saídas temporárias para evitar a propagação da Covid-19.

15h58 - Ajude os funcionários do lixo a limpar Lisboa sem correrem (mais) riscos. De forma a sensibilizar a população para a segurança destes trabalhadores, a Câmara Municipal de Lisboa fez uma publicação na sua conta de Facebook, na qual pede a todos que acondicionem corretamente os seus resíduos, de forma a reduzir o risco de infeção pelo novo coronavírus.

15h56 - A mara de Lisboa suspendeu, desde quinta-feira, os despejos em casas ocupadas ilegalmente, devido à pandemia de Covid-19. "Em todas as ações de desocupação que foram efetuadas, nenhuma família ficou sem alternativa habitacional ou resposta temporária por parte da rede social, nos casos em que se verificou essa necessidade, não podendo, no entanto, o município obrigar a que sejam aceites estas soluções", explicou a autarquia.

15h53 - A União Europeia (UE) retirou hoje 290 cidadãos europeus que estavam retidos em Marrocos, a maioria austríacos, e anunciou que vai realizar mais ações de repatriamento, pedindo também aos países que facilitem os regressos aos países de origem.

15h44 - O governo israelita ordenou uma redução de 70% do pessoal do setor privado, exceto em serviços essenciais, e finaliza um pacote de medidas de estímulo face à previsão de não haver crescimento económico devido à crise do coronavírus.

15h42 - Os agentes da PSP vão ficar com as férias suspensas devido à Covid-19. A informação já terá sido anunciada aos agentes, através de um despacho.

15h40 - Comissão Europeia espera vacina que está a ser criada por um laboratório alemão esteja no mercado até ao outono, podendo "salvar vidas dentro e fora da Europa".

15h38 - O Grupo Horários do Funchal recuou na decisão de não transportar turistas nos seus autocarros por causa da Covid-19, anunciou hoje a empresa.

15h37 - O presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que a situação epidemiológica na Rússia está controlada, tendo sido registados apenas 114 casos, sem provocar qualquer morte, segundo dados oficiais.

15h35 - Os eurodeputados do PSD questionaram hoje a Comissão Europeia sobre como está a ser usado o novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil no combate à pandemia de Covid-19, defendendo que, "mais do que nunca", é necessária "solidariedade europeia".

15h31 - O primeiro teste à Covid-19 feito ao bebé nascido esta noite no Porto, e cuja mãe estava infetada, é negativo. É o primeiro bebé de uma mulher infetada com Covid-19 em Portugal, nasceu na madrugada desta terça-feira, e foi submetido a análises laboratoriais.

15h23 - O Comité Olímpico Internacional (COI) reiterou hoje o "comprometimento completo" com a realização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 nas datas previstas, de 24 de julho a 09 de agosto, por não existir "necessidade de quaisquer decisões drásticas".

15h21 - A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) lançou uma plataforma com dicas de estudo e práticas de exercício físico para os estudantes, por forma a "combater o isolamento social" motivado pela Covid-19.

15h19 - A Grécia anunciou hoje as primeiras medidas preventivas contra o novo coronavírus nos campos de refugiados, após alertas das organizações não-governamentais sobre o perigo de propagação do vírus entre os migrantes.

15h17 - A polícia italiana passou 27.616 multas por violação da ordem de isolamento desde a entrada em vigor do decreto em todo o país, há sete dias, informou hoje o Ministério do Interior.

15h14 - A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) considerou hoje que o arquipélago de Cabo Verde está entre os países mais afetados pela pandemia Covid-19, colocando também Portugal nesta lista, embora em menor escala.

15h13 - Estrangeiros em Pequim são apanhados de surpresa com quarentena. Steve Ribett viajou até Pequim após perder as poupanças devido a uma fraude com o seu cartão de débito na Indonésia, mas acabou por ser detido e forçado a pagar 1.500 euros para ficar em quarentena.

15h10 - O encerramento da urgência pediátrica do Hospital de Aveiro ficou a dever-se à contaminação de dois médicos pediatras pelo Covid-19, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.

15h08 - As padarias estão a trabalhar "a meio gás", com quebras de vendas, mas cientes de que o pão é um bem essencial, e pedem "mais tempo e ajuda" para cumprir obrigações fiscais e bancárias face à situação de pandemia.

15h06 - A Macedónia do Norte encerrou hoje as suas fronteiras devido à pandemia do novo coronavírus, com 26 contágios confirmados até ao momento neste país do sul dos Balcãs.

15h05 - Recorde aqui o acompanhamento anterior de tudo o que é relacionado com o novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório