Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Tome cuidado. Novo coronavírus trouxe consigo várias ameaças via internet

O aviso é do Centro Nacional de Cibersegurança e da Polícia Judiciária.

Tome cuidado. Novo coronavírus trouxe consigo várias ameaças via internet
Notícias ao Minuto

19:47 - 17/03/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Ciberameaças

As crises internacionais trazem consigo vários efeitos e ameaças. Algumas delas, nos dias de hoje, prendem-se com os ciberataques e esquemas fraudulentos. E, infelizmente, a pandemia Covid-19 trouxe também consigo trouxe consigo um aumento exponencial destas ciberameaças.

Nesse sentido, o Centro Nacional de Cibersegurança - em comunicado conjunto com a Polícia Judiciária - alerta a população sobre algumas dessas práticas que se têm verificado em maior número desde o passado mês de fevereiro - quando a ainda epidemia invadiu a Europa.

Em "contextos de crise de proporções internacionais são, tradicionalmente, explorados por atores hostis do ciberespaço para sustentarem as suas campanhas de ciberataques no alarmismo social e na atenção mediática global sobre o tema. A atual pandemia associada à propagação do vírus COVID-19 não tem sido exceção", lê-se no documento.

Eis alguns exemplos de ameaças a que deve estar atento:

  • campanhas de phishing (por email, SMS ou por redes sociais) a coberto da imagem de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia, inclusive ficheiros em anexo, e orientado para a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infeção dos seus dispositivos com malware (vírus);
  • divulgação de plataformas digitais ou de aplicações para dispositivos móveis que aparentam divulgar informação em real time sobre a pandemia (e.g. mapas dinâmicos de contágio, mas que estão, na realidade, orientados para a infeção de equipamentos com malware);
  • esquemas de fraude digital partilhados por email ou em redes sociais, que divulgam iniciativas de crowdsourcing para a recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médico ou de proteção pessoal.
  • SMS enviados informando que, de acordo com a lei, estão a ser aplicadas medidas extraordinárias para o combate ao COVID-19, e que todos os cidadãos nacionais serão vacinados, sendo garantido um reembolso dos custos pelo Governo. Para tal, bastaria pagar uma determinada quantia indicada no SMS e através do registo no link enviado seriam posteriormente ressarcidos.

Por tudo isto mantenha-se atento à receção e partilha de conteúdos associados à pandemia mundial. O melhor para evitar todos estes esquemas e ameaças é focar-se naquilo em informações cedidas por "fontes oficias e reputáveis de informação".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório