Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Portugal com 448 infetados; Proteção Civil vai enviar SMS

Um dia depois de ter sido confirmada a primeira morte por Covid-19 em território nacional, o país e o mundo continuam em suspenso para saber de que forma é que este vírus continuará a propagar-se. Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre esta pandemia.

AO MINUTO: Portugal com 448 infetados; Proteção Civil vai enviar SMS
Notícias ao Minuto

08:34 - 17/03/20 por Andrea Pinto

País Coronavírus

A Covid-19 é já uma pandemia e Portugal não tem escapado também à propagação do vírus que está a deixar o pais (e o mundo) em alerta. Em Portugal, existem já 331 casos confirmados e, esta segunda-feira, foi anunciada a primeira morte no país devido ao surto.

Na sequência desse anúncio, António Costa, em entrevista ao Jornal da Noite da SIC, disse tratar-se de um "um dia triste", mas também "um dia em que mostra que temos de dar tudo por tudo para salvar vidas".

E no que aos responsáveis por salvar vidas diz respeito, sabe-se esta terça-feira que 20% dos infetados por este vírus são médicos. A indicação é dada pela Ordem destes profissionais que denuncia, ainda, a falta de equipamentos.

Por decidir, continua ainda a questão da declaração de estado de emergência, uma medida que deverá ser discutida na quarta-feira de manhã em sede Conselho de Estado, convocado pelo Presidente da República no domingo. Recorde-se ainda que desde as 23h00 de segunda-feira as fronteiras entre Portugal e Espanha estão fechadas e apenas é possível passar em nove pontos controlados

Acompanhe AO MINUTO tudo o que se passa cá dentro e lá fora: 

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

15h05 - Angola alargou hoje a lista de países com entrada restrita devido à Covid-19 a Portugal, Espanha e França, decretando quarentena obrigatória, de no mínimo 14 dias, para cidadãos nacionais ou residentes estrangeiros que tenham estado nestes países.

14h55 - O ministro Augusto Santos Silva reforçou que os portugueses devem evitar fazer deslocações "não essenciais" ao estrangeiro, reiterando apelos anteriores do Ministério dos Negócios Estrangeiros."Os cidadãos portugueses que estão em viagem devem procurar antecipar o seu regresso e recorrer à linha de apoio que nós montamos quando precisarem do nosso apoio. Os cidadãos que estão em Portugal e que tinham férias no estrangeiro já marcadas devem renunciar a essas férias", sublinhou.

14h43 - O parlamento debate e vota, na quarta-feira, a proposta de lei do Governo com medidas para conter os efeitos da pandemia Covid-19, estando ainda em aberto a possibilidade de votar a declaração do estado de emergência.

14h36 - O Cinema City vai encerrar hoje as 46 salas que detém no país, nomeadamente em Lisboa, Sintra, Amadora, Setúbal e Leiria.

14h33 - DGS publicada recomenda que, para além do respeito pelas regras de etiqueta respiratória e medidas sanitárias, os estabelecimentos de atendimento ao público devem elaborar o seu plano de contingência para a pandemia e pôr em marcha medidas que assegurem a distância entre pessoas nas instalações.

14h30 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje a todos os países europeus medidas mais "audaciosas" para combater a ameaça do novo coronavírus, lembrando que a Europa é atualmente o "epicentro" da pandemia da Covid-19.

14h20 - O Brasil registou, esta terça-feira, a sua primeira vítima mortal por Covid-19. Tratar-se-á de um doente de São Paulo. 

14h16 - Registaram-se, pelo menos, 19 mortos num lar de idosos de Madrid, Espanha, por causa da Covid-19. O lar de idosos MonteHemoso será um dos piores focos do surto viral em Madrid e fontes admitem que poderão morrer mais pessoas

14h12 - Carlos de Habsburgo-Lorena é o 1.º infetado com coronavírus na realeza. O arquiduque da Áustria, de 59 anos, mostrou-se calmo com o diagnóstico.

14h00 - O Conselho de Estado, órgão de consulta política do Presidente da República, reúne-se na quarta-feira para discutir a decisão de decretar o estado de emergência em Portugal devido à pandemia de Covid-19.  Sabe o que faz o Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente? Se não, clique aqui.

13h48 - Impacto no desporto. Depois do adiamento do Europeu de Futebol 2020, também a Liga dos Campeões e a Liga Europa estão suspensas por tempo indeterminado. O mesmo acontecerá com a Copa América.

13h45 - A coordenadora do BE, Catarina Martins, propôs hoje a suspensão dos despejos e dos cortes de eletricidade, gás e água, entre dez medidas urgentes para a proteção dos trabalhadores na resposta à pandemia.

13h22 - A mara do Porto e uma empresa local vão iniciar "imediatamente" a produção de máscaras de proteção pessoal, do tipo cirúrgico, admitindo que, além dos funcionários municipais, o material possa ser distribuído a bombeiros, empresas de transporte e à rede social.

13h19 - As empresas Horários do Funchal e Companhia de Carros de São Gonçalo interditaram hoje o transporte de turistas nos seus autocarros, estando estes disponíveis apenas às pessoas com cartão do cidadão português.

13h16 - Um funcionário do Centro de Distribuição Postal (CDP) de Ermesinde, em Valongo, é o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus nos CTT.

13h11 - Um funcionário do Centro de Distribuição Postal (CDP) de Ermesinde, em Valongo, é o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus nos CTTA administração dos CTT garante que "foram também acionados todos os procedimentos de desinfeção e limpeza previstos" e promete que, "apesar das legítimas preocupações pelo momento", tudo fará "para evitar quaisquer constrangimentos no serviço, garantindo o serviço aos seus clientes, com os seus colaboradores protegidos e saudáveis".

13h00 - Esteja atento ao telemóvel. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) começou hoje de manhã a enviar mensagens escritas por telemóvel (SMS) à população com conselhos de prevenção para o Covid-19. 

"COVID19: Lave mãos com frequência. Evite contacto social. Previna contágio. Siga recomendações oficiais Info http://covid19.min-saude.pt www.prociv.pt ANEPC-DGS" é o conteúdo do SMS que está ser enviado em inglês e português.

12h56 - O Covid-19 já chegou, também, à Organização Mundial de Saúde. A organização responsável pelo combate global à pandemia de coronavírus anunciou hoje que dois dos seus funcionários estão infetados com o vírus. "As duas pessoas estão nas suas residências e estão isoladas", disse um porta-voz da OMS.

12h53 - França entra em quarentena reforçada. A partir de hoje e durante 15 dias, pelo menos, os franceses só vão poder sair à rua por motivos de força maior, como comprar bens essenciais ou trabalhar, podendo ter que justificar os seus trajetos. Estas medidas foram anunciadas pelo Presidente da República, Emmanuel Macron, na noite de segunda-feira.

12h45 - O Euro 2020 foi adiado. A Federação de Futebol da Noruega confirmou, através de uma publicação no Twitter, que o Europeu 2020 vai ser adiado para o próximo verão.

12h43 - O Governo da Polónia está em quarentena após o ministro do Meio Ambiente ter recebido, na segunda-feira, resultado positivo no teste para o novo coronavírus

12h34 - A diretora geral da Saúde, Graça Freitas, e o secretário de Estado, António Sales, protagonizaram há momentos a habitual conferência de imprensa diária sobre a propagação do Covid-19. Eis as informações mais importantes a reter: 

  • O Serviço Nacional de Saúde foi reforçado com mais 1.800 médicos e 900 enfermeiros para fazer face à evolução da pandemia de Covid-19, disse o secretário de Estado da Saúde em conferência de imprensa.
  • Há cerca de 30 profissionais de saúde infetados, sendo que "18 são médicos". 
  • Durante esta semana vão ser distribuídos mais de dois milhões de máscaras e 150 mil equipamentos de proteção individual.

Consulte o resto da conferência aqui.

12h29 - Os operadores portuários de Lisboa confirmaram hoje o encerramento da empresa de trabalho portuário A-ETPL. Em causa está a cessação do vínculo contratual e consequente perda do seguro de trabalho dos referidos estivadores. O sindicato dos estivadores defende que o fecho da empresa não só não está consumado como põe em risco os serviços mínimos.

12h19 - A Madeira informou que vai obrigar os bares a fechar às 21h e os restaurantes às 23h. Segundo o comunicado divulgado pela polícia, "os bares (pub, snack-bares, roulottes e outros estabelecimentos cuja atividade principal não é servir refeições) têm de encerrar até às 21:00 e que os restaurantes podem continuar a funcionar até às 23:00 horas, apenas servindo bebidas a quem se encontra a tomar refeições".

12h14 - Endesa suspendeu os cortes de luz e gás por falta de pagamento. A empresa anunciou que a sua decisão está relacionada com as dificuldades que os clientes possam ter no cumprimento das obrigações, devido aos efeitos do Covid-19.

12h00 - Portugal registou um aumento de 117 casos de Covid-19 em 24 horas. No total, são 448 o número de pessoas infetadas, sendo que se mantém apenas o registo de uma vítima mortal. Confira os números do Covid-19 em Portugal com mais detalhe AQUI

11h52 - Em Mumbai, a cidade mais popular da India, os seguranças dos hospitais e aeroportos estão a carimbar a mão esquerda daqueles que estão a ser aconselhados a manterem-se em quarentena. O carimbo indica  a data até a qual estes devem ficar isolados em casa.

11h47 - Marcelo Rebelo de Sousa vai repetir o teste à Covid-19, esta terça-feira, dia em que termina o período de quarentena a que se submeteu no Palácio de Belém. Os dados serão revelados ainda hoje, noticia a TVI24.

11h39 - As autoridades de saúde alemãs subiram para "alto" o risco de Covid-19 para a população. O Instituto Robert Koch, entidade de saúde detida pelo governo alemão, sublinhou o grande dinamismo da pandemia e o forte aumento do número de casos como motivo.

11h24 - Os aeroportos "são propriedade nossa. O Estado não os pagou. Apenas integrou indiretamente uma sociedade para os ir pagando com as receitas da respetiva exploração". A afirmação é de Alberto João Jardim, que defende o encerramento das infraestruturas face à pandemia do Covid-19.

"Inadmissível é o aparecimento de alguns positivistas coloniais a classificar de 'inconstitucionais' as decisões de defesa da vida humana no presente momento, assumidas em relação aos aeroportos da região autónoma"11h05 - Miguel Albuquerque confirma o primeiro caso de Covid-19 no arquipélago da Madeira. O presidente do Governo Regional afirmou, em conferência de imprensa na manhã desta terça-feira, que se trata de uma turista holandesa, que "entrou no território no dia 11 de março". 

11h01 - Espanha registou 2 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O balanço foi divulgado, esta terça-feira, pelo Ministério da Saúde espanhol. Ao todo, há registo de 11.178 casos e 491 vítimas mortais.

10h46 - Aeródromo de Viseu encerra. A Câmara anunciou hoje que o Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato vai ficar encerrado ao tráfego aéreo, devido à Covid-19, abrindo-se, no entanto, algumas exceções.

10h36 - Já são conhecidos os últimos dados sobre a Covid-19. Segundo o novo balanço da Agência France-Presse (AFP) existem:

  • 180.090 pessoas infetadas em todo o mundo
  • 7.063 pessoas morreram.

10h31 - Cientistas australianos terão descoberto a forma como o sistema imunológico combate a Covid-19. Este pode ser um passo importante nos trabalhos feitos para criar uma vacina contra o vírus. A descoberta foi publicada na revista científica Nature Medicine. 

10h30 - O Hertha Berlim confirma que um jogador do plantel principal foi testado de forma positiva ao novo coronavírus. O clube da capital germânica não confirma a identidade do atleta, mas refere que "todos os jogadores, treinadores e funcionários vão cumprir os 14 dias de isolamento."

Ver esta publicação no Instagram

Ein Spieler der Profimannschaft ist positiv auf das #Coronavirus getestet worden. Mannschaft, Trainer- und Funktionsteam begeben sich nun in eine 14-tägige Quarantäne. Weitere Infos: https://herthab.sc/Trainingspause-1920 . . #berlin #hahohe #herthabsc

Uma publicação partilhada por Hertha BSC (@herthabsc) a 17 de Mar, 2020 às 3:04 PDT

10h26 - O Centro Cultural português e o Centro de Língua Portuguesa em Bissau, Guiné-Bissau, encerraram e suspenderam todas as atividades no âmbito da prevenção contra o novo coronavírus

10h20 - 41 Pousadas da Juventude estão disponíveis para acolher os profissionais de saúde e das forças de segurança. Em comunicado, o Ministério da Educação sublinha que estas pousadas localizadas de Norte a Sul do país correspondem a mais de 3.500 camas disponíveis. 

10h00 - O boletim de saúde diário do Luxemburgo avança com mais 13 casos de infeção nas últimas 24 horas, elevando o número total de casos de infeção para 94. O Grão-Ducado tem a lamentar apenas uma morte, que foi anunciada na passada sexta-feira, dia 13 de março.

09h53 - A Espanha é já o quarto país do mundo mais afetado pelo Covid-19. A Espanha superou a Coreia do Sul ao contabilizar mais de 9.900 casos positivos nas últimas 24 horas.

09h40 - Cerca de 40 portugueses retidos na Argentina, país que já fechou as fronteiras a estrangeiros e proibiu os voos para a Europa devido à Covid-19. Saiba mais aqui.

09h29 - Donald Trump referiu-se ao Covid-19 como "vírus chinês", numa mensagem difundida através da rede social Twitter.

A China disse hoje estar "fortemente indignada" com a referência do presidente norte-americano, acusando-o de criar um "estigma" contra o país.

09h09 - Nasceu o primeiro bebé de uma mulher infetada com Covid-19 no Porto. De acordo com a SIC, tanto a mãe como o bebé "estão bem" e vão agora ser feitos testes à criança para verificar se o vírus foi transmitido. 

09h08 - David Nabarro, encarregado da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Covid-19 na Europa, afirma que estamos apenas "no inicio" da pandemia, prevendo ainda um futuro cheio incertezas.

08h58 - O antigo ministro e antigo deputado socialista João Soares deixou uma "sugestão" ao primeiro-ministro, esta segunda-feira, para combater o surto do novo coronavírus, em Portugal. "Faço-te uma sugestão, simples e directa. Convida, já, para virem cá técnicos da China, e muito especialmente de Macau. Para avaliarem in loco a nossa situação", sugeriu a António Costa.

08h28 - Os portugueses que queiram sair de Timor devem fazê-lo "o mais rapidamente possível" para evitar problemas dadas as crescentes restrições em vários países, disse o embaixador em Díli"Essa partida de Timor-Leste é uma decisão pessoal e individual e depende do plano de cada um. Mas se a tomarem, o que aconselhamos é que partam o mais rapidamente possível antes que os trajetos para Portugal se compliquem ainda mais", salientou.

08h21 - Hong Kong vai impor uma quarentena a todos os visitantes que entrem na cidade. A medida entra em vigor na quinta-feira. 

08h19 - A Ordem dos Médicos denunciou hoje que há 20 dos profissionais infetados e alertou que a falta de equipamentos de proteção individual está a ser o calcanhar de Aquiles do combate ao novo coronavírus"Do número de casos de infeção pelo novo coronavírus conhecido até ao momento, pelo menos 20% são já em médicos", revela Miguel Guimarães.

08h08 - A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa voltou a suspender os concursos do Totobola, na sequência da interrupção por tempo indeterminado das 1.ª e 2.ª Ligas portuguesas de futebol.

07h00 - O jornal Público noticia, esta terça-feira, que Marcelo Rebelo de Sousa queria já ter declarado o estado de emergência, mas que terá sido António Costa a adiar esta decisão, por preferia usar este recurso mais tarde, sem pôr já em causa a suspensão de direitos, liberdades e garantias.

06h51 - A Coreia do Sul registou hoje 84 novos casos de coronavírus, mais dez do que na véspera, na sequência de um novo foco numa igreja nas proximidade de Seul.

06h43 - Teste de Jorge Jesus à Covid-19 volta a dar inconclusivo. Treinador português deverá fazer nova contra-análise esta terça-feira. "O Flamengo informa que a contraprova realizada pelo técnico Jorge Jesus trouxe resultado inconclusivo para o Covid-19. Por recomendação do laboratório responsável, o treinador fará nova coleta de materiais na manhã desta terça (17). O resultado sairá entre 24h e 48h", informa o clube brasileiro.

06h32 - Macau registou hoje um novo caso importado de infeção pelo novo coronavírus, o segundo em 24 horas, informaram as autoridades em comunicado. 

Neste mesmo país, os pais de seis menores portugueses dizem que as autoridades de Macau detiveram os filhos, residentes do território, e encaminharam-nos para uma quarentena obrigatória sem informar ou obter o consentimento dos progenitores. Esta notício foi entretanto desmentida pela coordenadora do Centro de Prevenção e Controlo da Doença dos Serviços de Saúde, que revelou que "telefonámos e entregámos uma declaração para assinatura, mas eles recusaram"

05h58 - A China registou hoje 21 novos casos de Covid-19, numa ligeira subida depois de vários dias consecutivos em que o número de novas infeções desceu e quando o país tem menos de nove mil pacientes ativos

05h55 - Pelo menos "uma centena de portugueses" está retida nas Filipinas, "aflitos" e "desesperados", sem conseguirem regressar a Portugal. Relatos que chegam do país, dão conta de que há pessoas a chorar por quererem voltar para Portugal.

02h56 - A Colômbia vai fechar todas as fronteiras a partir de hoje e até 30 de maio para combater a propagação do coronavírus.

02:12 - A Indonésia vai aplicar restrições temporárias a passageiros nas fronteiras aéreas e terrestres, incluindo na ilha de Timor, garantindo que o transporte de bens vai continuar com condições.

01:19 - O Presidente da Venezuela, Nicolás, Maduro ordenou, na segunda-feira, o alargamento da quarentena a todo o país, devido à pandemia de Covid-19, que no país tem 33 casos confirmados.

00h19 - Burkina Faso registou na segunda-feira cinco novos casos de coronavírus, o que elevo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório