Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19: Indonésia vai impor restrições temporárias nas fronteiras

A Indonésia vai aplicar restrições temporárias a passageiros nas fronteiras aéreas e terrestres, incluindo na ilha de Timor, garantindo que o transporte de bens vai continuar com condições, informou hoje a embaixada do país em Díli.

Covid-19: Indonésia vai impor restrições temporárias nas fronteiras
Notícias ao Minuto

02:12 - 17/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A representação diplomática afirmou que a resposta faz parte de um conjunto de medidas aprovadas pelo Presidente da Indonésia, Jojo Widodo, e aplicadas em todo o país, incluindo na província de Nusa Tenggara Timur, que inclui Timor Ocidental, de acordo com um comunicado.

"Vão ser impostas restrições temporárias ao trânsito de passageiros nas fronteiras de terra e ar", indicou a mesma nota, acrescentando que a data efetiva de aplicação ainda não foi decidida.

O assunto foi analisado num encontro em Kupang, capital de Timor Ocidental, liderado pelo governador da província.

"O movimento de bens vai continuar a realizar-se sob estrita supervisão dos motoristas das viaturas de transporte da carga", referiu.

Na segunda-feira, o embaixador da Indonésia em Díli, Sahat Sitorus, tinha afirmado que o fecho da fronteira teria que ser feito cuidadosamente, devido ao possível impacto no fornecimento de bens a Timor-Leste.

"Já disse que devem considerar cuidadosamente os possíveis impactos e riscos desta medida. Se decidirem fechar, deixamos de ter controlo na fronteira oficial, mas podemos ter muito mais gente a atravessar ilegalmente e isso é ainda pior", disse à Lusa.

"E temos que ter igualmente cuidado com o impacto no transporte de mercadorias. Mesmo que haja medidas de controlo de pessoas temos que garantir que o fornecimento de bens continua", afirmou.

Timor-Leste não tem ainda qualquer caso registado de Covid-19.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório