Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19. "Estamos na fase de aceleração do contágio" em Portugal

Secretário de Estado da Saúde e Diretora-Geral da Saúde deram conferência de imprensa ao final da manhã desta terça-feira.

Covid-19. "Estamos na fase de aceleração do contágio" em Portugal
Notícias ao Minuto

12:38 - 17/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

O secretário de Estado da Saúde referiu, em conferência de imprensa na manhã desta terça-feira que "estamos na fase de aceleração do contágio" em Portugal, o que obriga "ao reforço da responsabilidade individual e coletiva". 

"Estamos a reforçar o número de profissionais de saúde, respondendo a todas as necessidades das instituições do ministério da Saúde que têm agora autonomia para contratação com dispensa de quaisquer formalidades", acrescentou António Sales.

Há mais de 1800 médicos e mais de 1000 enfermeiros e outros profissionais de saúde disponíveis para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na resposta à epidemia. 

"O SNS24 está mais forte e capaz de responder melhor. Continua a ser o canal primordial de entrada de doentes com coronavírus no SNS", sendo que ontem "atendeu um número recorde de chamadas", 13 mil. 

António Sales salientou também que Portugal tem 1.142 ventiladores, dos quais 528 nos cuidados intensivos, 480 em blocos operatórios e ainda 134 como capacidade de expansão. A estes acrescem cerca de 250 ventiladores do setor privado.

Questionado pelos jornalistas, o secretário de Estado referiu que "existem cerca de 30 profissionais de saúde infetados", sendo que "18 são médicos". Já Graça Freitas, sobre a ausência de um caso da Covid-19 na Madeira, confirmado esta manhã por Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, afirmou: "Neste boletim, só temos casos completamente confirmados e que estejam no sistema. não faço mais nenhum comentário em relação a isso".

Quanto a materiais de proteção individual, António Sales clarificou que "estamos a gerir os meios da melhor forma possível": "Durante esta semana vão ser distribuídos mais de dois milhões de máscaras e à volta de 150 mil equipamentos de proteção individual"

Sobre a fábrica de Penafiel - que estava a produzir máscaras que estavam a ser encaminhadas para o estrangeiro -  o secretário de Estado disse terem sido dadas "indicações para que toda a produção que viesse a ser feita pudesse ficar em Portugal".

O caso da mulher grávida que deu à luz esta madrugada no Porto, levou a diretora-geral da Saúde a dizer que este "prova que o serviços estão organizados para dar as melhores respostas. [...] Tudo ocorreu de acordo com aquilo que estava programado, nas condições ideais de isolamento", assegurou Graça Freitas. 

Os doentes crónicos que necessitem de medicamentos que são disponibilizados pelos seus hospitais vão passar a receber os fármacos em casa, anunciou ainda.

Recorde-se que há um total de 448 casos confirmação de infeção pelo novo coronavírus no nosso país, - mais 117 do que no dia de ontem - com 206 internados e 17 em Unidades de Cuidados Intensivos. Conta-se ainda um óbito e três casos de recuperação.

[Notícia atualizada às 12h57]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório