Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

João Soares apela a Costa: "Convida, já, para virem cá técnicos da China"

O antigo ministro da Cultura reiterou ainda a confiança "política e pessoal" no trabalho que tem sido desenvolvido pelo primeiro-ministro nesta "hora difícil".

João Soares apela a Costa: "Convida, já, para virem cá técnicos da China"
Notícias ao Minuto

08:58 - 17/03/20 por Mafalda Tello Silva

Política Covid-19

O antigo ministro e antigo deputado socialista João Soares deixou uma "sugestão" ao primeiro-ministro, esta segunda-feira, para combater o surto do novo coronavírus, em Portugal. 

"Faço-te uma sugestão, simples e directa. Convida, já, para virem cá técnicos da China, e muito especialmente de Macau. Para avaliarem in loco a nossa situação", começou por propor o ex-autarca de Lisboa. 

Para João Soares, as "sugestões de medidas a adoptar" que pudessem ser feitas por parte de especialistas estrangeiros com mais experiência do que Portugal na luta contra este vírus deviam depois ser adotadas imediatamente após as suas avaliações. 

"Se pudessem trazer também ventiladores, e outro equipamento de que viremos a precisar, era excelente. Sabes melhor do que eu da estima que têm por nós", acrescentou. 

O antigo ministro da Cultura de António Costa, entre 2015 e 2016, recordou ainda o chefe do Governo a "estima" que estes países têm por Portugal, "Macau muito em particular mas não só". 

"Conheces pessoalmente o Presidente Xi. É só uma chamada telefónica pessoal, já. Ainda são horas para atender a chamada lá em Macau e Pequim. Espero ler no Diário do Povo em português de amanhã que já partiu de Macau o 747 (ou equivalente chinês) com técnicos e equipamento para Portugal", argumentou. 

João Soares deixou ainda "um abraço amigo na hora difícil" ao primeiro-ministro e a "reafirmação clara" da sua "confiança politica e pessoal no trabalho" desenvolvido até agora pelo Executivo.

É de recordar que, na semana passada, uma equipa de especialistas que trabalhou no combate ao novo vírus na China esteve em Itália. 

pandemia da Covid-19 já infetou, em todo o mundo, cerca de 170 mil pessoas e tirou a vida a 6.500 pessoas. Ainda assim, mais de 75 mil recuperaram da doença. Em Portugal, já foram detetados 331 casos, sendo que 18 se encontram nos cuidados intensivos. Três infetados já recuperaram e uma pessoa morreu.

A Itália com 1.809 mortos (em 24.747 casos), a Espanha com 297 mortos (8.794 casos) e a França com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afetados na Europa.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório