Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Tenda apoia profissionais do Serviço de Urgência Básica de Monção

Uma tenda de apoio a profissionais de saúde foi montada junto ao Serviço de Urgência Básica (SUB) de Monção, no distrito de Viana do Castelo, por causa da pandemia de Covid-19, informou hoje a Câmara local.

Tenda apoia profissionais do Serviço de Urgência Básica de Monção
Notícias ao Minuto

19:57 - 17/03/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, a autarquia daquele concelho, que regista dois casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, adiantou que a estrutura foi disponibilizada pelo Subzone - Clube Subaquático de Monção.

A tenda foi instalada junto à SUB, no Centro de Saúde de Monção, para servir de apoio aos profissionais de saúde.

Na nota, a autarquia, presidida por António Barbosa, que é também responsável pela proteção civil municipal, destaca a "manutenção dos dois casos confirmados, de 25 pessoas em quarentena, bem como 20, em isolamento profilático".

Na segunda-feira, o município confirmou o segundo caso de infeção no concelho pelo novo coronavírus, uma mulher de 59 anos, irmã do primeiro infetado.

O homem de 64 anos, emigrante em França que regressou no dia 08 de março a Monção, tendo viajado em autocarro de França para a freguesia de Merufe, em Monção, no Alto Minho.

"Em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia de Monção, estamos a contactar as pessoas em situação de risco, no sentido de as alertar para as recomendações do município e da Direção Geral de Saúde. Com o Centro de Saúde de Monção, trabalha-se no esclarecimento da população local, divulgando informação necessária relacionada com consultas, renovação de receitas e baixas, saúde materna (grávidas) e saúde infantil", especifica a nota.

Além dos casos de Monção, há mais três pessoas infetadas, um casal e a filha do concelho de Arcos de Valdevez. No concelho de Viana do Castelo, no domingo, foi confirmado o primeiro caso, um professor de 60 anos da Escola Básica e Secundária de Barroselas.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Dos casos confirmados, 242 estão a recuperar em casa e 206 estão internados, 17 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 4.030 casos suspeitos até hoje, dos quais 323 aguardavam resultado laboratorial. Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião do Conselho de Estado para quarta-feira, para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência.

Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas desde segunda-feira e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório