Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Câmara de Lamego dá apoio psicossocial a população de risco

A Câmara Municipal de Lamego anunciou hoje que vai implementar um "programa especial de auxílio e proteção às pessoas mais vulneráveis" do concelho com entrega de bens e apoio psicológico.

Câmara de Lamego dá apoio psicossocial a população de risco
Notícias ao Minuto

18:14 - 17/03/20 por Lusa

País Covid-19

"A partir de agora, as equipas municipais do programa 'Lamego Ajuda' garantem a entrega ao domicílio de géneros alimentares de primeira necessidade e medicação. A juntar a isto, também passa a ser assegurado apoio psicológico através de atendimento telefónico especializado que orientará os munícipes e fará o despiste das suas principais necessidades", informa a autarquia.

No comunicado de imprensa, o presidente da Câmara de Lamego justifica que este "programa especial de auxílio e proteção às pessoas mais vulneráveis do concelho, em particular a população idosa", se deve à ameaça à saúde pública associada ao novo coronavírus e, por isso, "não substitui o trabalho efetuado por outras equipas multidisciplinares a operar neste território, nem o apoio social concedido regularmente pelas IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social]".

"Este reforço do apoio psicossocial em cenário de crise também abrange as pessoas em situação de isolamento social e sem retaguarda familiar, nomeadamente com patologias cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crónicas, hipertensão, oncológicas e outras situações de emergência", lê-se.

O principal objetivo "é restabelecer o equilíbrio emocional da população, identificar as suas principais necessidades e avançar com a sua resolução o mais breve possível".

Os cidadãos que necessitem deste apoio devem contactar a autarquia por telefone ou por 'email' e dar os seus dados de identificação. A linha de atendimento, 254 095 000, funcionará de segunda-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:00 e as 14:00 e as 16:00.

O documento adianta ainda que o presidente do município, Ângelo Moura, em articulação com a diretora do ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] Douro Sul e o conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, "manifestou a disponibilidade para prestar toda a colaboração, nomeadamente no que diz respeito ao apoio residencial a todos os profissionais de saúde".

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Dos casos confirmados, 242 estão a recuperar em casa e 206 estão internados, 17 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 4.030 casos suspeitos até hoje, dos quais 323 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório