Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Hospital de Viseu cancela consultas externas a partir de segunda-feira

O conselho de administração do Centro Hospital Tondela-Viseu decidiu cancelar, a partir de segunda-feira, toda a atividade da Consulta Externa, devido à evolução da Covid-19.

Hospital de Viseu cancela consultas externas a partir de segunda-feira
Notícias ao Minuto

17:57 - 17/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Com efeitos a partir de 23 de março, próxima segunda-feira, toda a atividade da Consulta Externa está cancelada, salvo se for o hospital a entrar em contacto telefónico com o utente e convocá-lo", anuncia, em comunicado hoje divulgado.

Segundo o conselho de administração, tornou-se "necessário proceder a um novo reajuste da atividade em ambulatório do hospital, de forma a poder libertar recursos de cuidados não essenciais para dar resposta a quem precisa deles e ao aumento de casos suspeitos de Covid-19".

"Mesmo os utentes que tenham recebido o SMS de confirmação da consulta ou exame, a partir de 23 de março não deverão vir ao hospital, aguardando novo contacto de remarcação", esclarece.

O conselho de administração adianta que está a preparar "um sistema para consultas não presenciais, por telefone, para os casos de consultas de continuidade, doentes crónicos ou outros esclarecimentos adequados", sendo disponibilizado "o contacto telefónico por especialidade, e com horário disponível, no 'site' do hospital".

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Dos casos confirmados, 242 estão a recuperar em casa e 206 estão internados, 17 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 4.030 casos suspeitos até hoje, dos quais 323 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório