Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Agentes de viagens e operadores pedem aplicação "flexível" de reembolsos

Os agentes de viagens e operadores turísticos europeus pediram hoje à Comissão Europeia uma "aplicação flexível das regras de reembolso" por causa dos cancelamentos no setor, devido ao surto de Covid-19, de acordo com um comunicado da ECTAA.

Agentes de viagens e operadores pedem aplicação "flexível" de reembolsos
Notícias ao Minuto

17:08 - 17/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

A Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), que integra a portuguesa APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) pediu a Bruxelas "que continue a dar um forte sinal à indústria europeia de viagens", segundo a mesma nota.

Segundo o presidente da ECTAA, Pawel Niewiadomski, citado no comunicado "os governos e a indústria estão a trabalhar em conjunto para encontrar soluções práticas tanto para os clientes como para as empresas de viagens, como fornecer aos clientes um 'voucher' para viajar após a crise em vez de reembolsos".

Segundo o mesmo responsável, é preciso "que a Comissão Europeia conceda esta flexibilidade excecional na aplicação da Diretiva 2015/2302 sobre viagens organizadas e acordos de viagem ligados", defendendo que "é do interesse de todos", incluindo clientes, empresas de viagens, fornecedores e governos".

Pawel Niewiadomski acrescentou que "os clientes não têm nada a ganhar, se as empresas de viagens estiverem falidas e não houver dinheiro para reembolsar".

A organização pede ainda à Comissão que convide "os Estados-membros a utilizarem as possibilidades previstas" na legislação europeia "com urgência, para apoiar financeiramente os operadores turísticos, os agentes de viagens, bem como toda a cadeia de valor das viagens (transportes, serviços de alojamento e outros prestadores de serviço)".

Segundo a entidade, "o cancelamento de viagens está atualmente a causar uma saída exorbitante de liquidez, o que pode levar à insolvência de milhares de empresas de viagens" em breve.

A Comissão Europeia garantiu hoje "flexibilidade", no âmbito das regras sobre ajudas estatais na União Europeia (UE), aos auxílios que os Estados-membros queiram dar ao setor da aviação, admitindo compensações às companhias aéreas afetadas pelo surto de Covid-19.

"Se queremos evitar o 'layoff' [suspensão temporária dos contratos de trabalho por iniciativa das empresas] permanente e os danos no setor da aviação europeu, é necessária uma ação urgente. A Comissão está pronta para trabalhar imediatamente com os Estados-membros para encontrar soluções viáveis que preservem esta parte importante da nossa economia, utilizando toda a flexibilidade prevista nas regras em matéria de auxílios estatais", vincou em comunicado a vice-presidente executiva da Comissão Europeia Margrethe Vestager.

Também hoje, Bruxelas propôs restringir, por 30 dias, as viagens não essenciais para a União Europeia, para tentar conter a propagação do novo coronavírus e evitar pressionar mais os sistemas de saúde no espaço comunitário.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório