Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Hospital da Cruz Vermelha ao serviço do Estado a partir de hoje

O Hospital da Cruz Vermelha (Lisboa) passa, a partir de hoje, a funcionar ao serviço do Estado, no combate ao surto do novo coronavírus face "à necessidade de recursos nos serviços de saúde", foi anunciado.

Hospital da Cruz Vermelha ao serviço do Estado a partir de hoje
Notícias ao Minuto

16:39 - 17/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Informa-se que, face à necessidade de recursos nos serviços de saúde definidos para o Covid-19, o Hospital da Cruz Vermelha passa a partir de hoje, a funcionar ao serviço de Estado, no combate ao surto do novo Coronavírus Integrado na rede COVID", afirma a instituição em comunicado.

Segundo o comunicado, a Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha (CVP) encontra-se a iniciar o plano de formação aos técnicos do Hospital da Cruz Vermelha sobre procedimentos e proteção individual, preparando-os assim para a entrada em funcionamento desta nova resposta.

Até ao momento a Cruz Vermelha Portuguesa já realizou 170 transportes de doentes suspeitos da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), distribuídos pelas 11 ambulâncias que tem dedicadas para o efeito.

A CVP lembra que montou a unidade modular no Hospital Santa Maria (Lisboa) para contenção dos doentes suspeitos do novo coronavírus e que promoveu formação a cerca de 700 técnicos de emergência pré-hospitalar em toda a rede da Cruz Vermelha Portuguesa.

"Esta reestruturação conjuntural e a desejável articulação entre o Estado (SNS) e a Cruz Vermelha Portuguesa contribuirá para aumentar a capacidade de resposta à Epidemia", salienta no comunicado.

A Cruz Vermelha Portuguesa integra o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a maior rede humanitária do mundo, fundada por Henry Dunant em 1863 e que conta hoje com o apoio de milhões de voluntários.

A sua missão é aliviar o sofrimento humano, proteger a vida e a saúde e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências, como catástrofes naturais e acidentes

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório