Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Suspensos voos de e para fora da UE a partir das 24h de quarta-feira

António Costa sublinhou que as exceções seriam países onde há comunidades significativas de portugueses e os países lusófonos.

Suspensos voos de e para fora da UE a partir das 24h de quarta-feira
Notícias ao Minuto

19:24 - 17/03/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Coronavírus

Os voos de e para fora da União Europeia vão ser suspensos a partir da meia-noite desta quinta-feira, anunciou António Costa numa conferência de imprensa após a reunião do Conselho Europeu desta terça-feira que aconteceu através de videoconferência. 

"A partir das 24 horas de amanhã estarão suspensos todos os voos de e para fora do espaço da União Europeia", declarou o primeiro-ministro.

No entanto, há exceções no caso de Portugal, como fez questão de referir o chefe do Governo. Essas exceções são as ligações aéreas para países com comunidades portuguesas com expressão significativa, como os Estados Unidos, o Canadá, a Venezuela e a África do Sul, e os países da CPLP

Relativamente aos países da CPLP, o primeiro-ministro revelou que as rotas para o Brasil vão ser restringidas, com exceção das rotas que ligam Lisboa ao Rio de Janeiro e a São Paulo. 

Apesar desta medida para suspender os voos de e para fora da União Europeia, António Costa destacou que durante a reunião os estados-membros da União Europeia reafirmaram "todos o princípio de liberdade de circulação" e acrescentou que "foi acordado que não seriam tomadas decisões unilaterais" relativamente ao controlo de fronteiras. 

Aliás, Costa referiu que "se deveria agir como Portugal e Espanha fizeram", estabelecendo um acordo bilateral de controlo de fronteiras. 

O primeiro-ministro também salientou que foi decidido nesta reunião do Conselho Europeu que vai haver "uma maior articulação entre todos relativamente ao repatriamento de cidadãos nacionais". 

Sobre o facto de ter sido decretado esta terça-feira o estado de calamidade em Ovar, António Costa frisou que serão adotadas "todas as restrições necessárias à medida que forem necessárias" e que o surto de Covid-19 em Ovar é diferente do que se tem verificado no resto do país. "O que aconteceu em Ovar foi o que a autoridade de saúde definiu como uma transmissão comunitária", ressalvou. 

Em Portugal foram registados até ao momento 448 casos da Covid-19. Uma pessoa morreu e três já recuperaram da doença. 

[Notícia atualizada às 20h19]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório