Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Associação de Gondomar disponibiliza-se como "taxi" de compras de idosos

A Associação Mutualista de Gondomar (AMUT), no distrito do Porto, está a contactar os associados reformados e com doenças de risco para lhes disponibilizar um serviço de compra e entrega de medicamentos, contou hoje à Lusa a presidente.

Associação de Gondomar disponibiliza-se como "taxi" de compras de idosos
Notícias ao Minuto

16:27 - 17/03/20 por Lusa

País Covid-19

De acordo com dados de 2015 que constam do diagnóstico da rede social de Gondomar, neste concelho existem cerca de 25.100 pessoas com mais de 65 anos, o que corresponde a 14% da população total, sendo que 54% desses habitantes residem sozinhos e 35% com pessoas de idade equivalente.

A pensar nessa realidade e devido à pandemia de Covid-19, a AMUT - associação que nasceu da transformação da Caixa de Previdência dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Gondomar e Serviços Municipalizados - decidiu contactar os seus associados mais vulneráveis e pedir-lhes que fiquem casa e deem aos colaboradores da instituição a lista de compras alimentares e de medicação.

"Disponibilizamo-nos para ser o táxi dessas pessoas. No fundo, vamos fazer o que um familiar faria, mas pode não ter oportunidade neste momento de emergência nacional de fazer. Claro que os nossos colaboradores e voluntários só fazem este serviço se quiserem e sempre com todos os meios de proteção individual", disse à Lusa a presidente da AMUT, Ângela Pereira.

Além de pessoas idosas, esta iniciativa, que foi batizada de "Estamos juntos!", estende-se a pessoas com doenças crónicas, oncológicas e cardíacas, entre outras que constituam risco.

"Muitas destas pessoas ou estão sozinhas ou só têm o seu cuidador habitual - a esposa ou marido, um filho, um vizinho - e esse cuidador agora não pode sair de casa", frisou a responsável da associação.

A AMUT tem atualmente mais de 2.600 associados, sendo que "pelo menos 300 são pessoas com mais de 65 anos", razão pela qual estima "no mínimo chegar a 500 pessoas", uma vez que soma ao número inicial o agregado familiar do beneficiário.

Além de residentes em Gondomar, a AMUT tem residentes na Maia, Paredes, Felgueiras, Lousada, Matosinhos, entre outros concelhos da região.

A associação trabalha com duas viaturas e está a gerir as entregas por ordem geográfica ou de urgência.

O número de infetados pelo novo coronavírus subiu hoje para 448, mais 117 do que os contabilizados na segunda-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje às 12:00, há 4.030 casos suspeitos (mais 1.122), dos quais 323 (eram 374) aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há três casos recuperados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório