Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Irão continua a violar limitações do acordo nuclear, diz Agência

Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) indicou hoje que o Irão continua a violar as limitações determinadas pelo acordo nuclear de 2015 com as grandes potências.

Irão continua a violar limitações do acordo nuclear, diz Agência
Notícias ao Minuto

17:21 - 30/08/19 por Lusa

Mundo Energia Atómica

Num relatório trimestral distribuído aos Estados membros, a AIEA, que fiscaliza a aplicação do acordo, refere que as reservas iranianas de urânio pouco enriquecido atingiam a 19 de agosto os 357 quilogramas, ou seja, 57 quilogramas acima do limite previsto no Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA na sigla inglesa da designação do acordo).

Adianta que o Irão continua a enriquecer urânio acima dos 3,67% graus, como estabelece o pacto, e que atualmente o nível de enriquecimento atinge os 4,5%.

Os incumprimentos foram anunciados pelo Irão e confirmados pela AIEA no mês passado e visam pressionar os signatários que se mantêm no acordo após a saída unilateral dos Estados Unidos a ajudarem o Irão a contornar as consequentes sanções norte-americanas.

Assinado entre o Irão e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China), mais a Alemanha, o acordo previa o levantamento de sanções internacionais em troca de limitações e maior vigilância do programa nuclear iraniano.

Em maio de 2018, Washington anunciou a retirada unilateral do acordo e o restabelecimento de sanções que têm devastado a economia iraniana, sem que os restantes signatários tenham conseguido ajudar Teerão a contornar tais obstáculos e a beneficiar do pacto como esperava.

Um ano após o anúncio da decisão norte-americana, o Irão declarou que não se sentia obrigado a continuar a respeitar dois dos seus compromissos no pacto, os limites das reservas de urânio pouco enriquecido e de água pesada, e em julho disse que deixaria de respeitar as restrições sobre o grau de enriquecimento de urânio.

Segundo o relatório da AIEA, o Irão tem continuado a permitir que os inspetores da agência da ONU fiscalizem as suas instalações nucleares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório