Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 25º

Equaciona comprar um elétrico mas tem kms de dúvidas? Santogal elucida-o

Artigo patrocinado pela Santogal

Atualmente, serão muitos aqueles que ponderam ter um carro elétrico, acabando, porém, por pôr o pé no travão desta ideia pelos quilómetros de dúvidas que ainda persistem sobre o tema. É o seu caso? O novo serviço da Santogal permitirá esclarecer tudo o que precisa. E é gratuito. Acelere e venha daí.

Equaciona comprar um elétrico mas tem kms de dúvidas? Santogal elucida-o
Notícias ao Minuto

11:59 - 13/05/24 por Notícias ao Minuto

Auto Santogal

O segmento de carros elétricos já há muito deixou de ser uma promessa futura para passar a ser uma realidade bem presente. A aposta neste tipo de veículos é clara por parte das principais marcas automóveis, algumas das quais têm vindo, inclusive, a descontinuar a produção de modelos com combustão a gasóleo, por exemplo. Mas embora os elétricos cada vez mais ganhem terreno face a soluções dependentes de combustíveis fósseis, a verdade é que subsistem ainda muitas dúvidas em torno deste mercado. E fruto do desconhecimento nascem também alguns mitos associados que importa desfazer.

Nos dias que correm, por certo que na hora de comprar um veículo os elétricos entram na equação. Mas as incertezas instaladas - seja em relação à autonomia, aos carregamentos, ou às baterias, e isto só a título ilustrativo - podem acabar por demover potenciais compradores dessa opção, quando, na verdade, era aquela que mais sentido fazia no seu contexto particular. 

Ora, para ajudar a fazer uma escolha informada, a Santogal - cuja experiência na área está mais do que sedimentada - acaba de lançar um serviço em consultoria de mobilidade elétrica, assente num diagnóstico ao perfil dos clientes para aferir a sua adequação a este segmento de carros.

No âmbito deste serviço pioneiro, é prestado aconselhamento por consultores especializados em mobilidade elétrica, com mais de mil horas de formação, que esclarecerão todas as dúvidas que possam gravitar à volta do mercado de elétricos, ajudando assim os clientes a perceber se o estilo de vida que levam e perfil de condução que têm se coadunam com as características deste tipo de veículos e até que ponto podem usufruir do leque de vantagens que os mesmos têm para oferecer.

Trata-se de um serviço inteiramente gratuito que prevê ainda uma parceria com a CME, que se desloca a casa ou à empresa dos clientes com o intuito de avaliar a possibilidade de ali colocar Wall Boxes ou carregadores. No fundo, estudam a melhor solução para cada caso em concreto, apresentando depois um orçamento chave na mão, que inclui montagem e não só.

Os clientes que adiram a este inovador serviço providenciado pela Santogal, podem ainda usufruir do acesso a qualquer ponto de carregamento do país, decorrente das parcerias estratégicas celebradas também com o comercializador de energia para mobilidade elétrica (CEME), EVIO.

O serviço de consultoria em mobilidade elétrica está disponível em qualquer um dos 109 stands do Grupo Santogal na Área Metropolitana de Lisboa, bem como através dos canais de atendimento da empresa -  digitais ou telefónicos - seis dias por semana. 

Esta novidade vem reforçar o posicionamento estratégico do maior grupo de retalho automóvel da Grande Lisboa, juntando-se aos serviços de compra e venda de automóveis - novos e usados; manutenção e assistência; assistência em viagem; mediação de seguros; contratação de financiamento; recondicionamento; aconselhamento na gestão de frota, entre outros.

A Santogal, saliente-se ainda, representa mais de 30 marcas e soma um total de quase 21.700 viaturas eletrificadas vendidas desde 2017 até aos dias de hoje.

Por forma a esclarecer dúvidas que serão comuns à grande maioria das pessoas, a Santogal criou uma lista de perguntas e respostas muito útil que partilhamos abaixo. Se ainda assim persistirem algumas questões por elucidar, os clientes poderão preencher um formulário online com os seus dados e, nessa sequência, serão contactados por especialistas em mobilidade elétrica ao abrigo do novo serviço disponibilizado pela Santogal.

Perguntas e Respostas

  •  Qual a autonomia de um carro elétrico?

A autonomia depende da marca e do modelo, podendo variar atualmente entre 200 a 700 kms.

Deve ter em consideração as suas necessidades do dia a dia, pois não vale a pena ter um carro com muita autonomia (mais peso e mais consumo) se não necessitar.

  •  Quanto tempo demoro a carregar um carro elétrico?

Existem carregamentos lentos e rápidos. O tempo depende sempre da potência do posto de abastecimento e do carro. Nas autoestradas existem postos de carregamento rápidos que permitem carregar muitos kms (em média 80%) em pouco tempo.

  •  Qual a diferença entre a autonomia anunciada e a autonomia real?

Os carros elétricos indicam a autonomia com base no tipo de condução e de utilização. Se circular na cidade, a autonomia é próxima da anunciada, mas se fizer estrada e a alta velocidade a autonomia reduz consideravelmente, exatamente como sucede num carro a combustão.

  • Posso carregar um carro elétrico em casa? Quanto custa instalar uma wallbox e o que é necessário?

Sim pode, idealmente se tiver garagem ou moradia com possibilidade de instalar um Wallbox. Existem especialistas no mercado para o aconselhar na solução que melhor se adequa às suas necessidades. O preço varia em função do que necessite, da potência, etc. Temos uma parceria com a CME para o ajudar nesta situação.

  • Todos os postos de carregamento públicos são universais?

Sim. Em Portugal existe um sistema Mobi.e que permite a utilização universal dos postos, qualquer que seja o fornecedor de energia que contratou.

  • Como funcionam os cartões de carregamento ou posso pagar com multibanco?

Há cartões de carregamento que podem ser carregados com dinheiro via MB way, referência multibanco ou associar cartão de crédito. A fatura pode vir em nome de quem quiser ou da sua empresa. Existem vários cartões no mercado e todos eles podem ser utilizados nos postos de carregamento públicos.

  • Quanto custa em média carregar na rua?

Carregar na rua é um pouco mais caro do que em casa, mas sempre mais barato do que o combustível. Atenção que nos carros elétricos o custo tem várias parcelas e uma delas pode ser o tempo que o carro está ligado ao posto de carregamento, mesmo que já esteja 100% carregado. 

  • Qual a diferença mensal média, em euros, em comparação com um carro a diesel ou gasolina?

Varia com o tipo de carregamento (casa, rua, rápido ou lento), mas é sempre mais barato do que a gasolina ou o diesel. 

Varia com o preço de energia, que pode acompanhar em https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/ 

  • O que devo ter em conta na compra de um carro elétrico?

Ao comprar um carro elétrico deve assegurar a possibilidade de o carregar com facilidade em casa, no trabalho ou verificar a rede à volta das zonas onde circula. Para saber se pode carregar em casa, contacte-nos que enviamos um especialista do nosso parceiro CME para o ajudar.

  • A rede de postos de carregamento pública é suficiente?

Até final de 2024, estima-se que em Portugal venham a existir 10.000 postos de carregamento. O investimento nesta área tem vindo a acontecer e irá seguramente acompanhar o crescimento das viaturas elétricas.

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório