Roberto Martínez divulgou, esta terça-feira, os 26 jogadores convocados para representar a seleção nacional no Euro'2024, que decorrerá na Alemanha já a partir de 14 de junho, com um dado que salta à vista: 18 deles são agenciados pela Gestifute, empresa de representação de Jorge Mendes. Falamos, por isso, de 69% de domínio do 'super agente' português.
A começar pela baliza, Rui Patrício, Diogo Costa e José Sá são do 'clube' de Jorge Mendes, ao passo que na defesa Gonçalo Inácio e Nuno Mendes não fazem parte da Gestifute, com a dupla a ser representada por Miguel Pinho, da Positionumber. Diogo Dalot, por seu turno, é agenciado pela Proeleven, de Carlos Gonçalves.
Ainda na defesa, nota para o caso de Rúben Dias, jogador que aparentemente terá findado a ligação com a Gestifute, uma vez que não se encontra no catálogo de jogadores disponível no site oficial da Polaris Sports, empresa do universo da Gestifute.
No meio-campo, Bruno Fernandes, Otávio e João Palhinha fogem à regra. O capitão do Manchester United é o terceiro jogador de Miguel Pinho nesta seleção, ao passo que Palhinha é representado pelo irmão Gonçalo Palhinha. Por seu turno, Otávio pertence à LiveSoccer Agency.
No ataque todos os jogadores são representados pela Gestifute à exceção de Francisco Conceição: Rafael Leão, Diogo Jota, João Félix, Pedro Neto, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo. O jovem extremo do FC Porto terá recentemente assinado, inclusive, a título definitivo com os dragões sem qualquer empresário envolvido no processo.
Jogadores agenciados por Jorge Mendes na convocatória para o Euro'2024:
- António Silva (Benfica)
- Bernardo Silva (Manchester City)
- Cristiano Ronaldo (Al Nassr)
- Danilo Pereira (PSG)
- Diogo Costa (FC Porto)
- Diogo Jota (Liverpool)
- Gonçalo Ramos (Benfica)
- João Cancelo (Barcelona/Manchester City)
- João Félix (Barcelona/Atlético de Madrid)
- João Neves (Benfica)
- José Sá (Wolverhampton)
- Nélson Semedo (Wolverhampton)
- Pedro Neto (Wolverhampton)
- Pepe (FC Porto)
- Vitinha (PSG)
- Rafael Leão (AC Milan)
- Rúben Neves (Al Hilal)
- Rui Patrício (AS Roma)
Jogadores fora do círculo Gestifute convocados para o Euro'2024:
- Bruno Fernandes (Manchester United) - MRP Positionnumber
- Gonçalo Inácio (Sporting) - MRP Positionnumber
- Nuno Mendes (PSG) - MRP Positionnumber
- João Palhinha (Fulham) - Representado pelo irmão Gonçalo Palhinha
- Otávio (Al Nassr) - LiveSoccer Agency
- Diogo Dalot (Manchester United) - Proeleven
- Francisco Conceição (FC Porto) - sem empresário
- Rúben Dias (Manchester City) - sem empresário
Valor de mercado supera os 1.000 milhões
Igualmente relevante é o valor de mercado composto pelos 26 jogadores convocados por Martínez. Segundo o Transfermarkt, portal especializado em dados estatísticos, Portugal terá um valor de 1.044 milhões de euros no Euro'2024.
Rafael Leão é o jogador com maior valor de mercado (90 milhões de euros), seguindo-se Rúben Dias e Bernardo Silva, dupla do Manchester City, que valem 80 milhões cada.
Na ponta oposta está Pepe, com 41 anos, cujo valor de mercado não chega a um milhão - 800 mil euros.
PSG é o clube mais representado
No que toca aos clubes, o PSG surge como o mais representado na equipas das quinas com quatro jogadores: Danilo, Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos. O FC Porto, com Diogo Costa, Pepe e Francisco Conceição, é o segundo clube mais 'presente' nesta convocatória.
Leia Também: "A convocatória do Europeu representa o trabalho dos últimos 18 meses"